5 Dicas de como colocar seu site no Google

Veja em 5 dicas como colocar seu site no Google para aumentar a visibilidade de sua empresa na internet

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail
Imagem como_aparecer_google

A posição que seu site vai aparecer no Google pode influenciar diretamente no sucesso do seu negócio, pois não aparecer significa que possíveis clientes estão conhecendo seus concorrentes ao invés de você.


Estamos falando de pessoas que ainda não conhecem sua empresa e vão buscar por sua necessidade e não pelo nome de sua empresa, apesar de que um site mal posicionado pode abrir espaço para a concorrência mesmo quando a busca é exatamente pelo nome da sua empresa.


Veja então 5 dicas de como colocar o site no Google (4 gratuitas e 1 paga) para que novas pessoas possam comprar seus produtos ou serviços:

1. Pense nos textos de seu website para que sejam originais e contenham o que as pessoas precisam

Imagem escrita

É muito importante que todo o conteúdo de seu site seja original.

Falamos de imagens, textos e vídeos, principalmente. Enfatizando no texto, tente entender como seus clientes buscam por sua empresa e use essas palavras nos textos, assim como as respostas para essas dores.

Por exemplo: Se seu carro ficou sem bateria à noite, você busca no Google algo semelhante à "Empresa que troca bateria 24h em (nome da sua cidade)", é comum que empresas que possuem essas palavras dentro do site tenham mais destaque, visto que é exatamente como as pessoas buscam.


Ainda pensando nos textos, não seja sucinto a ponto de seus links terem poucas palavras (usar menos de 500 palavras por link, por exemplo). É importante dissertar sobre os assuntos para tirar as dúvidas dos visitantes, isso sempre é o mais importante.

2. Use as redes sociais para promover seu site

Imagem social_share

Quando falamos de posição no Google, existe uma grande verdade: quanto mais acesso seu site já tem, mais ele terá. O Google quer oferecer o melhor para quem pesquisa nele e é comum que o melhor seja mais acessado.


Pensando nessa máxima, aproveite as redes sociais para gerar tráfego para seu site. Compartilhe os links de seu site, seja no celular ou computador. Ao aumentar os acessos vindos de redes sociais é comum que o posicionamento de seu site melhore e receba visitas também vindo das pesquisas.

3. Backlinks: O link de seu site em outros sites

Imagem backlinks

O Google considera os backlinks sinal de autoridade e relevância e isso é muito importante. Naturalmente, é comum que empresas sejam citadas em ou listadas em outros websites, principalmente quando têm notoriedade ou momentos de popularidade, porém, há como intensificar a quantidade de links ao gerar backlinks por conta própria. Veja 3 formas de gerar backlinks:

  1. Cadastrando seu website em classificados de negócios, serviços e sites de seu segmento;
  2. Postando seus links em sites de forma geral, seja em discussões, comentários ou outro motivo;
  3. Trocando matérias ou pedindo a citação de outros sites. Por exemplo: caso um projeto que sua empresa participa saia em algum site de notícia, solicite que o link para seu site;

É comum que sites nas primeiras posições das pesquisas tenham relevância e estejam também em outros sites, por isso é importante buscar e se dedicar a propagar seus links em outros domínios.

4. Use as ferramentas do Google como Perfil de Empresas e Search Console a seu favor

Imagem google_tools

O Google é o maior interessado em oferecer conteúdo de qualidade para seus visitantes e por isso possui diversos aplicativos e documentações para ajudar os sites a melhorarem seja em técnica como em conteúdo.


Vamos falar de duas principais que são mais que importantes. São fundamentais para colocar o site no Google. São elas:


Perfil da Empresa no Google: O perfil das empresas é o serviço que se chamava Google Meu Negócio. É um serviço dedicado a empresas com local físico e associa pesquisa, mapa, cálculo de rotas, avaliação e muito mais. O próprio Perfil de Empresas já tem uma posição privilegiada e tem botões de ação importantíssimos, os quais são: ligar para a empresa; ver website; ver rota. Não é possível imaginar uma empresa aproveitando o máximo das pesquisas sem o Perfil de Empresas.


Search Console: O nome pode ser traduzido para "Painel de Pesquisa" e é exatamente isso. Embora contenha dados mais técnicos (fundamentais para quem fez ou cuida de seu site), este painel é dedicado a ajudar seu website em todos os sentidos. Desde colocar seu site no Google à gráficos para ver como e quando seu site aparece. Quem segue todas as dicas do Search Console e é aprovado em seus critérios é sempre um fortíssimo candidato a estar lá nas primeiras posições.

5. Campanhas do Google Ads

Imagem google_ads

Última dica e única que envolve investimento direto na ferramenta. Fazer a campanha no Google Ads é uma forma de como colocar o site no Google, visto que os anúncios podem estar na frente, inclusive, dos melhores resultados gratuitos (também chamados de resultados orgânicos). 


É importante entender que o Google quer oferecer o melhor para seus visitantes, mesmo ao exibir anúncios, por isso é comum que websites com bom posicionamento pague menos em créditos nas Campanhas do Google Ads.


De forma simplificada o Google Ads funciona como um celular pré-pago, o cliente (no caso sua empresa) coloca créditos e os mesmos são gastos conforme os anúncios aparecem nas visitas e levam as pessoas para seu website. Ao terminar os créditos, os anúncios param de ser exibidos. Apesar das campanhas no Google Ads serem tão populares, exigem uma configuração minuciosa e especializada, por isso é necessário estudar muito ou contratar uma empresa para obter os resultados que a ferramenta pode oferecer.


Conclusão: É possível realizar ações de como colocar o seu site no Google grátis, basta planejar e agir.

Estar na frente recebendo mais visitas e consequentemente vendendo mais depende totalmente de como colocar o site no Google. É importante entender que trata-se de um assunto de concorrências e existem segmentos mais competitivos que outros, ou seja, seu site precisa ser melhor tecnicamente e em termos de conteúdo que seus concorrentes para se destacar. 


Ao criar conteúdos originais, compartilhar seus links em redes sociais e outros sites e seguir as regras do Search Console o website pode receber muitas visitas orgânicas e sem custo. Essa quantidade de visitas pode ser maior ainda adicionando créditos nas Campanhas de Google Ads (bons sites aproveitam melhor os créditos).


Para saber mais sobre um trabalho especializado de como colocar o site no Google, fale gratuitamente com nossa equipe para maiores informações. Estamos há mais de uma década no mercado ajudando empresas a terem mais resultados com a internet. Fique a vontade também para baixar nossos e-books e entender mais sobre essa área que pode ser uma verdadeira revolução no crescimento da empresa.


Essa publicação ajudou você?

Sim Não

Você também pode gostar de ler

Imagem principal do artigo Como o Publisher Bem Atualizado Net se beneficia com o CMS Interago como sua plataforma para sites de notícias

Como o Publisher Bem Atualizado Net se beneficia com o CMS Interago como sua plataforma para sites de notícias

O Interago como CMS pode gerar economia mesmo oferecendo funcionalidades fundamentais para o sucesso do Publisher

Em 05/11/2024 às 14h23 - Atualizado em 12/11/2024 às 10h22

Imagem principal do artigo Web Stories: O que são, características e como utilizá-los

Web Stories: O que são, características e como utilizá-los

Entenda o que é essa narrativa visual e como ela pode ser uma opção para produção de conteúdo de qualidade que gera resultados.

Em 01/08/2024 às 09h51 - Atualizado em 01/08/2024 às 09h53

Imagem principal do artigo AI no Google Brasil: O que esperar das mudanças e resultados (SERP)

AI no Google Brasil: O que esperar das mudanças e resultados (SERP)

A AI já afeta diversas áreas de nossas vidas, não será diferente com a forma como buscamos e recebemos resultados.

Em 14/06/2024 às 08h57 - Atualizado em 19/09/2024 às 11h02

Imagem principal do artigo Como escolher a melhor Agência para criação de loja Virtual em 2024

Como escolher a melhor Agência para criação de loja Virtual em 2024

Veja 6 dicas importantes para contratar uma agência que fará o e-commerce da sua empresa elevá-la a um próximo patamar

Em 26/05/2024 às 23h27 - Atualizado em 11/10/2024 às 17h18

Imagem principal do artigo Conteúdo Evergreen: O que é, como criar e importância para o marketing e empresas

Conteúdo Evergreen: O que é, como criar e importância para o marketing e empresas

O conteúdo evergreen ou perene é sinônimo de acessos consistentes por um logo período de tempo e autoridade para o website. Entenda seu papel no marketing e benefícios para a empresa.

Em 28/04/2024 às 02h50 - Atualizado em 17/05/2024 às 11h29

Imagem principal do artigo SEO para sites: como ranquear no Google

SEO para sites: como ranquear no Google

Veja 10 itens fundamentais de SEO para o site ranquear no Google e gerar Tráfego Orgânico. Aprofunde-se no assunto de uma forma leve e fácil leitura.

Em 09/04/2024 às 22h45 - Atualizado em 09/04/2024 às 22h47

Imagem principal do artigo E-mail Marketing: O que é e como funciona? Veja como começar

E-mail Marketing: O que é e como funciona? Veja como começar

De coleta de e-mails à testes A/B e disparos. Entenda mais sobre o mundo do e-mail marketing e como usá-la para gerar engajamento e resultados

Em 14/03/2024 às 08h44 - Atualizado em 16/03/2024 às 09h36

Imagem principal do artigo Entenda sobre a loja virtual que indexa no Google

Entenda sobre a loja virtual que indexa no Google

Por que algumas lojas virtuais recebem mais visitas do gigante de buscas e outras não? Saiba mais sobre como estar entre os que aparecem mais!

Em 03/10/2023 às 13h47 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Imagem principal do artigo Thiago Nigro, o Primo Rico fala da importância de se ter um site

Thiago Nigro, o Primo Rico fala da importância de se ter um site

Thiago Nigro, o Primo Rico com Flávio Augusto falam da importância de se ter um site na estratégia para conseguir novos clientes.

Em 11/11/2022 às 09h24 - Atualizado em 13/11/2023 às 10h22

Imagem principal do artigo E-book: Como a web pode transformar sua empresa

E-book: Como a web pode transformar sua empresa

A internet pode ajudar sua empresa a crescer em vários sentidos. Veja um resumo de nosso e-book

Em 21/04/2022 às 06h06 - Atualizado em 20/08/2024 às 21h02

E-books para baixar

imagem do e-book como a web pode transformar seu negócio

Como a web pode transformar sua empresa

Veja uma abordagem geral da web e oportunidades para empresas de todos os tamanhos.

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign
Imagem da apresentação da Eco Webdesign

Apresentação institucional da Eco Webdesign

Veja nossa apresentação atualizada com cases e os principais serviços Edição 6 de 2024

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign