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Em 23/12/2024 às 17h53 - Atualizado em 18/01/2025 às 12h24
Vendas online é um assunto que só cresce a cada ano que passa e nesse artigo pretendemos trazer informações inéditas e essenciais para todos que procuram os melhores sites para vender produtos online. Hoje estamos em 2025, e todo o conteúdo será voltado para esse ano, mas manteremos essa lista atualizada durante os próximos anos, então pense que aqui você terá informações para consultar sempre que pensar em vender em marketplaces ou sua própria loja virtual.
Bom, antes de iniciarmos, confira dois artigos que também podem ajudar muito você na caminhada de construção de conhecimento para vender on-line:
Os artigos acima já ajudaram milhares de pessoas e pretendemos ajudar ainda mais com esse mesmo! Então vamos ao que interessa, a nossa lista de 2025, que irá compreender tudo o que aprendemos nesses mais de 15 anos de existência e experiência em vendas online.
Vamos para o queridinho dos Brasileiros e da maior parte dos usuários de E-commerce da América Latina, O Mercado Livre.
É óbvio que estamos presenciando um grande crescimento na utilização do Mercado Livre, principalmente por conta da sua evolução em logística.
Em 2024 a empresa investiu cerca de 23 bilhões de reais no Brasil para otimizar suas operações logísticas, então só por conta dessa movimentação já conseguimos perceber o quanto o mercado brasileiro é aquecido em relação ao uso do Mercado Livre para compras online.
Segundo a SnaqReview a quantidade de usuários no mercado livre dobrou desde 2020, saindo de 74 milhões para mais de 144 milhões em 2024, contabilizando 286 milhões de acessos por mês na plataforma.
Esses são indicadores de que não podemos perder a chance de impactar a audiência que procura seus produtos direto no Mercado Livre, então vamos ao que interessa, que é se nesse marketplace temos público para o que você deseja vender e traçar as vantagens e desvantagens do mesmo.
Para qual segmento é interessante estar no mercado livre?
O mercado livre trabalha diversas categorias de produtos e algumas são mais procuradas do que outras. Por exemplo, não faz sentido priorizar vendas de moda feminina no Mercado Livre sendo que existem marketplaces específicos e com o público alvo exato, como a Shein. Sendo assim, abaixo listaremos as categorias mais interessantes por segmento para participar do marketplace do Mercado Livre:
Primeiro que, para saber o que é mais vendido por categoria, você pode acessar informações públicas através do próprio mercado livre, nesse endereço: https://www.mercadolivre.com.br/mais-vendidos
Se você trabalha na venda de itens que se enquadram em algumas dessas categorias, então não perca tempo e já comece a estudar sua entrada no marketplace!
E para entender melhor se vai ser vantajoso e é o momento certo para isso, vamos passar por todas as vantagens e desvantagens, examinando taxas, dificuldades de integração, desafios da plataforma e etc.
Regras rígidas de qualidade:
É importante estudar os padrões do mercado, mas o que isso quer dizer? Bom, é muito comum que novos comerciantes iniciem suas vendas na internet sem seguir os padrões já estabelecidos, principalmente para aparecer de forma otimizada nos sistemas de busca (SEO), e ao entrar para anunciar no mercado livre, ele vai exigir que você estude e saiba o que serão todas as novas sopas de letrinhas como SKU, GTIN, MPN, EAN entre outros. Essas siglas são basicamente identificadores de produtos que padronizam as informações para que todos os sistemas consigam conversar entre si. Outra vantagem é que o Mercado Livre vai exigir que você categorize corretamente os seus produtos e coloque cada característica, então se você está vendendo um pneu, é importante colocar medidas e modelos.
Então, resumindo, anunciar no Mercado Livre é um passo importante para entender como os produtos são cadastrados de forma profissional para vender na internet.
Perfeito, mas existem desvantagens em estar dentro do Mercado Livre? Bom, eu não diria que são desvantagens em si, mas são características que devem ser levadas em consideração na hora de planejar a sua estratégia de negócio. Então logo abaixo iremos listar pontos que você deve ficar atento ao começar a anúnciar no Mercado Livre:
Agora que destrinchamos todas as características do Mercado Livre, você pode tomar sua decisão de participação na plataforma ou não. Em todo caso, recomendamos que você entre e teste por no mínimo 4 meses, até que criar uma consistência na plataforma, depois disso, reúna os dados e veja se está sendo vantajoso ou não e reformule suas estratégias, mas nunca tome decisões precipitadas ou sem embasamento em dados financeiros reais.
A Amazon é o maior marketplace do mundo e ele conta com mais de 4.8 bilhões de acesso por mês e de acordo com o Google Trends, a Amazon vem como a segunda maior tendência de procura por usuários no Brasil, perdendo apenas para o Mercado Livre.
A Amazon é conhecida por sua estrutura de logística extremamente otimizada e bem feita, entregando determinados itens dentro de um intervalo de apenas 1 dia.
Além disso, a Amazon possui também a Prime, que otimiza o relacionamento do streaming e as compras na plataforma, beneficiando muito os usuários que já são mensalistas da plataforma de streaming Amazon Prime, oferecendo frete grátis e etc.
Então vamos entender quantos usuários brasileiros estão acessando e comprando na plataforma, todos os meses:
De acordo com a Semrush, em 2024 a Amazon contou com mais de 260 milhões de visitas, indicador de que precisamos estar com nossos produtos dentro do marketplace e participar dessa grande vitrine.
Agora vamos entender quais segmentos de produtos são vendidos no marketplace e se atendem ao escopo de categorias de produtos que você está oferecendo (https://www.amazon.com.br/gp/bestsellers):
Você realiza a venda de itens que se enquadram em alguma das categorias acima? Então não perca tempo e comece a estudar sua entrada no marketplace.
Agora vamos para todas as vantagens e desvantagens de realizar vendas dentro da plataforma:
Certo, agora vamos entender as desvantagens de se trabalhar na Amazon, lembrando das mesmas observações do Mercado Livre, onde as desvantagens sejam apenas detalhes para se atentar antes de planejar suas estratégias.
As características são um pouco semelhantes para cada um dos Marketplaces, mas existem individualidades que estamos abordando para que você tire nota 10 na hora de iniciar suas operações!
Sendo assim, vamos para o terceiro maior no Brasil e que vem conquistando o coração de muitos brasileiros, Shopee.
A Shopee chegou no Brasil em 2019 (super recente né?) mas ela já conta com 13% dos interesses do mercado brasileiro segundo nossas estatísticas, que foram retiradas do Google Trends.
O que os usuários amam da Shopee são os preços praticados. Como sua sede é asiática, a logística para distribuição de produtos da China é otimizada e a empresa já cresceu mais de 19 vezes desde sua chegada ao Brasil.
Um outro dado bastante interessante é que o Brasil é o maior público da plataforma, então já conseguimos enxergar que o público amou os produtos da Shopee, por serem de utilidade do dia a dia e por serem muito baratos a ponto de conseguirem oferecer ofertas imperdíveis, inclusive na Black Friday.
Bom, agora vamos entender a quantidade de audiência que teremos ao participar do marketplace da Shopee? De acordo com o Semrush, são 151 milhões de usuários todos os meses dentro da plataforma, sendo uma vitrine para se aproximar ainda mais dos consumidores brasileiros.
Agora vamos identificar quais as categorias de produtos mais vendidos através da Shopee (mais informações nesse endereço: https://shopee.com.br/blog/mais-vendidos-shopee/).
Caso seus produtos se enquadrem em alguma das categorias acima, não perca a oportunidade e inicie os estudos para começar a vender produtos através do marketplace da Shopee.
Agora vamos entender sobre as vantagens e desvantagens de trabalhar dentro dos marketplaces da Shopee:
Como nem tudo são flores, vamos entender algumas características de podem ser consideradas desvantagens na Shopee.
Bom, essas foram as características da Shopee, o terceiro maior marketplace do Brasil. Agora vamos para o seu outro concorrente, apesar de trabalhar apenas com moda, a Shein, a queridinha de muitas pessoas que adoram montar looks novos!
A Shein chegou ao Brasil em 2022 e já ganhou o coração do público brasileiro que ama moda e ainda por cima se o preço for mega acessível como a Shein consegue fornecer.
O nome desse tipo de mercado de atuação da Shein é "fast fashion" e a todo momento estão renovando suas coleções.
O marketplace consegue oferecer também uma interface de sugestões muito otimizada através de inteligencias artificiais, englobando logística, interesses e preços para os consumidores, o que otimiza suas operações e faz com que o marketplace consiga oferecer sempre os melhores preços para seus consumidores.
A Shein é uma empresa chinesa e possui cerca de 336 fábricas no brasil, transformando a região um verdadeiro polo de produção global para moda feminina.
Certo, mas e os acessos? Quantas pessoas compram na Shein? Vou ter visibilidade?
Todas essas são as perguntas que devemos nos fazer ao entrar em um novo marketplace, e vamos começar a ter dados agora mesmo.
Na Semrush temos dados que no Brasil a Shein obteve mais de 69 milhões de usuários por mês em 2024, e o mais interessante, a audiência é nichada para moda!
Como temos um segmento tão nichado, acredito que não precisamos listar as categorias. Se você é um empreendedor da área de moda feminina ou masculina e pretende vender dentro de um marketplace, a Shein seria a primeira opção que eu estudaria.
Bom, e se você deseja verificar as roupas mais vendidas, por categorias, é só acessar o endereço da Shein: https://br.shein.com/hotsale/Best-Selling-Clothing-sc-00301507.html
Agora vamos entender algumas das vantagens e desvantagens de trabalhar dentro do marketplace e esclarecer os pontos essenciais para você iniciar suas vendas:
As vantagens da Shein são grandes para você lojista de moda, então novamente, considere participar, mas antes, vamos dar aquela passada para entender as pedras no meio do caminho ao entrar na Shein, né?
Bom, agora que já realizamos um pente fino na Shein, está pronto para começar na plataforma? Estude e operacionalize para começar a obter os benefícios da plataforma!
E agora, vamos para nosso próximo marketplace, que enfim é Brasileiro! A Magalu.
O Magalu é uma empresa brasileira e um dos maiores varejos da américa latina e olha, devemos nos orgulhar de conhecer o Magalu e o fato de ser uma empresa nacional, sabe por que? O Magalu é uma grande fomentadora de produtos digitais, o que contribui muito para a evolução tecnológica e formação de profissionais qualificados para concorrer com tantos outros grandes varejos que entram no Brasil.
Bom, primeiramente, o Magalu é da década de 50, então já são 70 anos de existência (uma vida inteira) e para se manter por tanto tempo no mercado e sem dúvidas é necessário se adaptar a todos os cenários e conseguir passar por todas as dificuldades e evoluções que o mercado demanda.
Diante dessa necessidade de adaptação, temos o posicionamento do Magalu como uma plataforma digital de varejo que ajuda outros pequenos negócios a entrarem no caminho de vendas on-line a partir do sistema de marketplace que hoje conta com mais de 350 mil lojistas.
Bom, quer saber mais detalhes sobre o Magalu? É só acessar o endereço oficial da história da empresa: https://ri.magazineluiza.com.br/show.aspx?idCanal=urUqu4hANldyCLgMRgOsTw==
Agora vamos aos dados de acessos, que é o que mais nos interessa! Hoje o site do Magalu é acessado por 85,4 milhões de visitas segundo dados da SemRush e apesar de ter apenas 4% dos interesses dos usuários em nosso gráfico, o Magalu é o maior website de varejo do Brasil em comparação com os outros varejos nacionais que iremos mencionar nesse artigo.
Sabendo da quantidade de audiência do Magalu, é hora de entender quais as categorias de produtos mais vendidos dentro do marketplace do Magalu:
Vende dentro de algumas das categorias acima? Então considere participar da Magalu! Você também pode visualizar os itens mais vendidos a partir desse endereço do próprio Magalu e se manter atualizado: https://www.magazineluiza.com.br/busca/mais+vendidos/
Agora vamos fazer a nossa famosa reza de vantagens e desvantagens? Tem muita coisa que podemos mapear sobre vender no Magalu e que pode ajudar você em sua tomada de decisão!
Esse foi o Magalu, e agora você pode entrar em contato com o comercial da empresa para iniciar suas vendas on-line.
E continuando a nossa lista de sites para vender produtos online, vamos falar da Casas Bahia, uma outra marca nacional e que vem crescendo no cenário digital.
A Casas Bahia é consolidada no Brasil, principalmente por sua grande capilarização e trabalho publicitário em comerciais de televisão. Quem não se lembra das propagandas que anunciavam "olhou, levou" ou "quer pagar quanto"', não é mesmo?
A Casas Bahia é uma empresa brasileira do segmento de varejo e foi fundada em 1952; hoje a Casas Bahia possui um grupo que constitui no Ponto Frio e lojas Extra, sendo por conta disso que ao entrar no marketplace da Casas Bahia você tem possibilidade de vender dentro da Pontofrio e do Extra também.Já são 74 anos de história e assim como a Magalu a Casas Bahia sentiu a necessidade de se inovar digitalmente, tanto que hoje, em todas as suas plataformas, eles acumulam cerca de 300 milhões de visualizações mensais, e segundo o nosso gráfico do Google Trends, as pessoas pesquisam mais sobre a marca nos mecanismos de busca.
Mas é importante a gente saber que mesmo prometendo 300 milhões de visualizações, o website da Casas Bahia não possui mais acessos do que a Magalu, se verificarmos no SemRush.
A Casas Bahia em comparação com a Magalu, possui uma diferença de 50 milhões de acessos, onde a quantidade exata de usuários que acessam a plataforma é de 29,2 milhões. É menor? Sim, porém, não podemos desconsiderar que são muitos usuários e uma audiência gigantesca que estarão visualizando os seus produtos todos os meses.
Ao acessar a página que trata dos detalhes do marketplace do grupo Casas Bahia, temos informações muito interessantes, como por exemplo a facilidade de se cadastrar e vender em todas as redes do grupo.
Se você deseja mais informações sobre o marketplace, pode acessar esse endereço e tirar suas dúvidas: https://marketplace.grupocasasbahia.com.br/
E não vamos nos esquecer que vender na Casas Bahia significa vender também atravé do Extra, que é menor mas também é acessado por uma quantidade significativa de usuários.
Bom, ok, sabemos que existe audiência, temos o endereço para nos cadastrar no marketplace mas como a gente faz para saber se vender na Casas Bahia vai ser interessante para o seu segmento de negócio?
Não se preocupe, aqui vem a nossa queria lista de segmentos mais vendidos dentro do site Casas Bahia:
Você também pode visualizar os itens que são mais vendidos na plataforma através desse endereço: https://www.casasbahia.com.br/c?filtro=d28605
E agora, vamos ao nosso resumo sobre vantagens e desvantagens de vender na plataforma da Casas Bahia:
Pode haver certa burocracia até conseguir fechar o contrato e vender:
Assim como na Magalu, existe uma burocracia de envio de documentos e comunicação com a equipe da Casas Bahia por e-mail até que vcoê consiga finalizar sua conta e ser aprovado para vender nos Marketplaces do grupo, então esteja ciente que o processo pode demorar alguns dias para ser concluído.
O nosso próximo da lista é a Americanas! Se você viu até aqui, continue acompanhando pois iremos lançar até o final de janeiro o artigo inteiro com as 12 plataformas prometidas. Não perca!
Quer vender online em 2025? Analisamos as 12 melhores plataformas de e-commerce e marketplaces, como Interago, Mercado Livre, Amazon e Shopee!
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