8 Plataformas de E-commerce para Criar sua Loja Virtual 2025

Neste artigo abordaremos as 8 melhores plataformas para criar sua Loja Virtual em 2025. Vamos comparar tecnologias, funcionalidades, usabilidade e mais.

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Tabela de conteúdo:

1. Introdução;
2. Plataforma Interago;
3. Plataforma WooCommerce;
4. Plataforma Shopify;
5. Plataforma WIX;
6. Plataforma Tray;
7. Plataforma Nuvemshop;
8. Plataforma Loja Integrada;
9. Plataforma Yampi;

1. Introdução

2025 chegou, e o nosso artigo sobre o review de plataformas de Loja Virtual de 2023 e 2024 fez aniversário, agora já temos um bebê de 2 anos de idade, hehehe.

Desde 2023, quando criamos o nosso primeiro artigo, aparecemos 300 mil vezes no Google e recebemos mais de 1500 usuários, então até que já ajudamos bastante gente a se resolver com criação de loja virtual. 

E agora chegou a hora de atualizarmos sobre as novidades de 2025.

Como percebemos muita demanda sobre este assunto, eu irei escrever para vocês esse novo review, para abordarmos sobre plataformas de lojas virtuais, tentando seguir um viés um pouco mais técnico porém didático, e espero conseguir sanar suas principais dúvidas!

O objetivo é que você saia com embasamento o suficiente para conseguir escolher a plataforma ideal para sua necessidade.

Relembrando que somos uma empresa com mais de 15 anos de experiência no mercado de Webdesign e alta performance nos resultados de plataformas de busca (SEO), sendo assim acreditamos ter experiência o suficiente para falar de Woocommerce, Shopify, Wix, Tray, Nuvemshop e entre outros.

Inclusive estas serão as plataformas que escolhemos para fazer um review detalhado, até porque são as mais populares do mercado em 2025, segundo a Builtwith trends.

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Distribuição de plataformas de e-commerce utilizadas no Brasil - Fonte Buildwith Trends em 02-01-2025

De 2023 até hoje, 02 de janeiro de 2025, não houve uma movimentação muito brusca no mercado de plataformas. Como podemos analisar no Buildwith trends, continuamos com a quantidade de lojas virtuais sendo majoritariamente nas plataformas que levantamos em 2023 e 2024, então podemos continuar usufruindo de todas as pesquisas que já realizamos.

Isso também nos mostra uma maturidade do mercado em relação a consolidação das plataformas, então é interessante olhar para trás e analisar que o E-commerce explodiu na pandemia, mas ele já vinha tendo adesão aos poucos desde o surgimento da internet. E por que estamos falando isso?

Bom, se você nunca experenciou ter um software para gerenciar o seu negócio, eu vou lhe contar uma das maiores complicações que existe resumindo com uma palavra: migração de big data.

Uma vez que o seu negócio conquistou espaço na internet e está estabilizado com a tecnologia que você escolheu, é complicado migrar, pois cada ambiente tem sua própria arquitetura, então os custos acabam ficando muito grandes e é melhor evitar esse tipo de dor de cabeça, apenas migrando se as condições forem extraordinárias.

Enfim, entendendo isso, podemos já imaginar o motivo de nosso gráfico de uso de E-commerce mudar tão pouco e isso é até bom, pois sabemos o que é melhor ou não nas plataformas e o principal, teremos uma estabilidade de longo prazo para trabalhar por anos sem maiores complicações.

Novidades no artigo: Vamos falar de 2 plataformas novas, a Yampi e a Loja Integrada. Além disso, traremos informações mais consistentes sobre o Interago, a nova plataforma para criação de E-commerce que construímos.

O Interago ganhou um website próprio, então se você deseja conhecer um pouco mais sobre os preços da nossa plataforma, acesse o endereço: https://www.interago.com.br/site/planos-e-precos

Nós também já temos alguns cases ganhando notoriedade nas vendas on-line dentro da nossa plataforma. Se você tiver curiosidade, acompanhe através dos links abaixo:

Bom, agora vamos continuar para a nossa avaliação de cada uma das 8 maiores plataformas para criação de Lojas Virtuais no Brasil em 2025. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco! Estamos a disposição para ajudar.


2. Interago - Plataforma para Criar Loja Virtual e Vender em Marketplaces

Nossa primeira opção é o Interago, plataforma nova e profissional para realizar vendas on-line.

O Interago é a nossa plataforma, e isso nos dá a capacidade de personalização das funcionalidades de acordo com a necessidade de cada cliente, independente da escala. Sendo assim, se for necessária a integração com um ERP, conseguimos realizar, ou precisa de comunicações personalizadas com uma API específica? Também conseguimos realizar.

Muitas Lojas Físicas possuem sistemas muito antigos de controle de estoque, e todo o seu acervo que comporta anos de trabalho está armazenado nessa base de dados e isso não é um problema para nossa equipe de engenharia, onde podemos criar uma comunicação personalizada e profissional para que seja possível iniciar as vendas dentro de marketplaces.

Uma outra novidade interessante é que hoje a nossa equipe se integrou e agora faz parte de um grupo de soluções digitais: https://www.prolifera.group/

O Grupo Prolifera Soluções Digitais veio com um arsenal de evolução em tecnologias que abrange diversos segmentos digitais, e isso tornou possível um escopo de atuação maior para o Interago, principalmente para que fosse possível oferecer soluções de venda em Marketplaces (mercado livre, shopee, shein, magalu) e Redes Sociais (instagram ou facebook).

Além dessas condições, o Interago possui uma equipe de suporte humanizada e oferece planos e preços bastante competitivos, começando por R$90,00 para 100 produtos cadastrados e oferecendo descontos de acordo com o seu crescimento.

Bom, esses foram apenas alguns detalhes da plataforma. Agora vamos para uma lista completa de vantagens para que você conheça cada recurso do Interago!

Vantagens de utilizar o Interago para criar sua loja virtual:

  1. Plataforma nova e adaptável para seu negócio:

    O Interago deseja atingir todos os tipos de negócios que possuem a capacidade de vender on-line e para isso a equipe de engenharia se especializou em solucionar qualquer tipo de percalço para que a comunicação do Interago e outros sistemas funcione corretamente.

  2. Plataforma com hub de integração com marketplaces nativo:

    Outra grande atualização realizada no Interago para 2025 é a integração com a iToolsHub, a integração nativa possibilita que lojistas vendam de forma automatizada dentro de grandes marketplaces como Mercado Livre, Shopee, Shein, Magalu, Americanas e entre outros.

  3. Suporte humanizado:

    Atendimento via WhatsApp e sem distinção para todos os clientes da plataforma. Tirar dúvidas, solicitar alterações entre outras questões é super fácil através do Interago.

  4. Painel intuitivo e responsivo:

    Alguns clientes gerenciam suas lojas virtuais apenas por celular e o nosso objetivo é tornar a plataforma cada vez mais otimizada para isso. Quer vender algo? Tira foto com seu celular, sobe no Interago, cria uma descrição e pronto, já está vendendo on-line! E o gerenciamento é bastante intuitivo, contando com uma documentação em vídeo didática para tirar todas as dúvidas.
  5. Frontend e checkout otimizado para o Brasil:
    Muitas plataformas que você instalar, vão necessitar de integrações com plugins de terceiros para que algumas funcionalidades básicas funcionem para os brasileiros, no Interago tudo é nativo e funciona perfeitamente. O Checkout por exemplo foi feito para que os consumidores consigam comprar com apenas 4 cliques dentro da sua loja, e toda a interface é nos padrões que os consumidores já estão acostumados, inclusive com uma navegação responsiva.
  6. Integrações com as ferramentas mais competitivas do mercado:

    Integrações de pagamento com Mercado Pago, Cielo, Pagar.me, Picpay e entre outras. Logística com a Frenet, o maior hub de sistemas de logística do Brasil. Login com Google e Facebook. Fácil para criação de campanhas de marketing com integração no Merchant Center ou Sacolinha do Instagram e finalizando com emissão de notas fiscais no Bling. Quer facilidade? No Interago você vai encontrar.

Bom, e isso são apenas algumas das características. Se você pretende conhecer mais sobre o Interago, pode entrar em contato com a nossa equipe.

Nosso time comercial vai entender sua necessidade, vai passar toda a experiência adquirida ao longo de 15 anos tratando com vendas na internet e vai munir você de todas as informações necessárias para conseguir vender, sem vender sonhos ou ilusões, vamos falar com seriedade, pois o que mais existe na internet são promessas vagas e charlatanismo.

Bom, se você deseja trilhar este caminho conosco, entre em contato e fale com nosso time. Irei deixar também, links úteis para que você possa entender melhor sobre o Interago, as diferenças dele com as outras plataformas e também os valores que praticamos.

Agora, vamos continuar nossa lista e a próxima plataforma é a famosa WooCommerce!

2. Plataforma WooCommerce

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O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo robusto e gratuito e será nossa primeira opção na lista de plataformas para criação de lojas virtuais em 2025.

No início, foi utilizado majoritariamente para a criação de websites institucionais e blogs, porém, como o sistema existe a mais de 20 anos, ele já foi adaptado para diversos fins, inclusive criação de lojas virtuais.

Ela foi construída com HTML, CSS, JavaScript e PHP e a essencia do WordPress é a colaboração, já que a plataforma recebe apoio de uma grande comunidade de programadores para mantê-la atualizada.

Muitas dificuldades para trabalhar na plataforma também já foram exploradas pela comunidade, então caso você se depare com um erro / dificuldade no WooCommerce, você provavelmente vai encontrar alguma solução no Stack Overflow.

É importante termos esta introdução sobre o WordPress, para entendermos que a plataforma é robusta e pode não servir para necessidades que demandam agilidade e simplicidade.

Por exemplo, o WordPress é um sistema muito grande e que conta com tantas possibilidades, que acaba se tornando complexo para criar uma simples loja virtual.

Imagine que uma Loja Virtual simples, precisa de um catálogo de produtos, um sistema de pagamentos e uma forma de armazenar os pedidos para que os mesmos sejam gerenciados pelo lojista. Parece simples, correto? Bom, quando tratamos de WordPress não.

Primeiro, você vai precisar encontrar um servidor que comporte toda a estrutura da plataforma. Depois, será necessário encontrar um template ou criar um design personalizado para seu site e para finalizar (explicando de forma bastante simplificada), você terá que adaptar todo o seu sistema para padrões brasileiros, procurando plugins de tradução, pagamento, frete e entre outros.

Outro ponto importante é que o WordPress possui milhares de plugins disponíveis para potencializar sua Loja Virtual, porém, você precisa comprar plugins de fornecedores confiáveis, para que seu projeto não corra riscos de segurança, desempenho e inconsistencias de manutenção.

O fato do WordPress ser uma plataforma de código aberto dá a oportunidade para que todos desenvolvam plugins, e isto pode abrir brechas para desenvolvedores inexperientes instalarem plugins maliciosos ou mal feitos, e isto compromete todo o projeto criado em WordPress.

Cinco vantagens e desvantagens de utilizar WooCommerce:

Vantagens:

  1. Interface fácil de usar:

    Um usuário com conhecimentos básicos sobre tecnologia pode facilmente entender a interface do WooCommerce e fazer o gerenciamento da sua loja virtual através do painel da plataforma.

  2. Plataforma customizável:

    Você pode deixar sua Loja Virtual nos padrões do usuário brasileiro, utilizando plugins para cálculo de frete, pagamentos e temas pré-prontos para compor seu design.

  3. WooCommerce é open source e gratuito:

    Você é um desenvolvedor experiente em WordPress? Utilize a plataforma gratuita para montar sua Loja Virtual e economize. Caso contrário, você vai ter custos para montar uma Loja Virtual, e sem experiência, o barato pode sair caro, então fique atento.

  4. O WooCommerce é uma plataforma desenvolvida com boas práticas nos padrões de segurança:

    Com a devida consultoria, você pode criar sua Loja Virtual e mantê-la segura. Mantenha as atualizações da plataforma em dia e utilize plugins confiáveis, assim você terá um ambiente protegido e seguro.

  5. É uma plataforma otimizada para os sistemas de busca (SEO):

    Ter seu site otimizado para as demandas dos sistemas de busca é muito importante, principalmente quando estamos tratando de Lojas Virtuais. Seus produtos precisam ser indexados com os devidos Rich Snippets para ganhar notoriedade e serem encontrados de forma orgânica, e o WooCommerce possui plugins que podem aprimorar estes resultados nas pesquisas.

Desvantagens:

  1. Em larga escala, a plataforma precisa ser manipulada com sabedoria:

    Você vai precisar contar com técnicos experientes, caso seu fluxo de compras e acessos sejam muito grandes. É importante que o seu time de desenvolvedores tenha conhecimento sobre infraestrutura e manipulação de big data, para que a solução continue atendendo as suas necessidades sem quedas ou infortúnios de velocidade. Estas questões sempre influenciam nas conversões de uma Loja Virtual.

  2. Custos com desenvolvedores experientes:

    Olha, montar sua Loja Virtual com WooCommerce vai, sem sombras de dúvida, demandar profissionais qualificados para criar e dar manutenção em sua plataforma, caso você não seja um desenvolvedor. Então esteja preparado para custos com mão de obra e infraestrutura.

  3. Custos com plugins:

    Conforme citamos acima, plugins profissionais e confiáveis custam dinheiro, então você terá custos para comprar bons módulos para deixar sua Loja Virtual nos padrões que o usuário brasileiro está acostumado.

  4. A plataforma ser difundida também tem seus pontos negativos:

    Como o WooCommerce é uma plataforma open source, muitas pessoas tem acesso ao código, e isto abre para que usuários maliciosos estudem as brechas para realizar fraudes e golpes. Por conta disto, esteja ciente de que esta realidade existe, e o suporte oficial não existe ou é limitado, na comunidade da plataforma.

  5. A plataforma é otimizada para ser utilizada fora do Brasil e principalmente em inglês:

    O WooCommerce é uma solução de fora do Brasil, então se você quer algo para o mercado nacional, pensar na alternativa de usar um WooCommerce ao invés de plataformas feitas para o padrão brasileiro deve ser feito com muito planejamento e sabedoria para não perder investimentos de forma displiscente.

Calma lá! Antes de continuar, vamos dar uma pequena pausa em nossa lista com as melhores plataformas para criar uma loja virtual em 2025, e dar uma olhadinha neste material onde mencionamos o Interago? Pois é! A pessoa que vos escreve esse artigo gravou este vídeo para você conhecer a nossa plataforma para criação de Lojas Virtuais. Clique para assistir abaixo e se surgir alguma curiosidade, nos envia uma mensagem, sem medo de ser feliz! 🙂.

3. Plataforma Shopify:

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Segundo a figura do Buildwith Trends, no Brasil, a Shopify é a plataforma responsável por 20% das Lojas Virtuais.

Esta porcentagem é bastante considerável, e não poderíamos deixá-la de fora da nossa lista.

A Shopify é uma plataforma Canadense para Criação de Loja Virtual e é a nossa segunda opção na lista de plataformas de lojas virtuais para 2025.

Foi lançada em 2004 (já tem um tempinho na estrada), é uma plataforma de uma empresa privada e este fato levanta diversas questões que precisamos ficar atentos.

Primeiramente, precisamos nos atentar nas políticas da empresa, já que ao criar sua conta para montar uma Loja Virtual, você estará hospedando suas informações em uma base de dados que você não terá controle e também estará utilizando recursos de uma infraestrutura fechada.

Sendo assim, se algum dia a Shopify resolver se vender, toda a sua carteira de clientes e informações estarão em posse de outros detentores.

Não estou dizendo que isto é ruim, mas você precisa ter a consciência de que você está comprando toda uma estrutura engessada, porém, viabilizada por profissionais para criação de Lojas Virtuais.

Bom, certo, você não vai editar servidor, não vai acessar bancos de dados e nem o código fonte do projeto, e isto é bom?

Sim! É muito bom, e o motivo é que você não precisa se preocupar com nada de infraestrutura, segurança, suporte e apenas focar em publicidade e estratégias para vender mais através da Internet.

A Shopify possui uma versão brasileira adaptada para a nossa dinâmica de vendas do Brasil, então ao criar sua conta, você poderá comprar um design pré-pronto, configurar métodos de pagamento e frete no padrão do usuário brasileiro.

A estrutura engessada da Shopify fornece a você edições no catálogo de produtos, em algumas partes do seu design, em pedidos, pagamentos, frete, descontos, promoções e relatórios de venda.

O fato da estrutura ser engessada também evita que configurações que podem prejudicar sua Loja Virtual sejam realizadas.

Certo, vamos a nossa lista de vantagens e desvantagens de utilizar a Shopify como plataforma de Loja Virtual.

Vantagens:

  1. A plataforma é um CMS (content management system) com interface intuitiva:

    Contratando a Shopify, você vai ter acesso a um ambiente gerenciável, para controlar pedidos, pagamentos, estoque e retirar relatórios de vendas, então é fácil de usar.

  2. Você vai ter acesso a uma lojinha de plugins, para comprar temas, templates, API's e mais:

    Eles oferecem uma gama de templates e temas para que você possa criar o design que deseja para sua Loja Virtual, então se você não precisa realizar grandes adaptações, compre um tema, customize cores e alguns blocos para lançar sua Loja Virtual.

  3. Integração com plataformas de pagamento internacionais:

    Com a Shopify você vai poder configurar os métodos de pagamentos que desejar. Paypal, Amazon Pay, Stripe e outros métodos otimizados para o mercado nacional, como Mercado Pago.

  4. Como mencionamos antes, a Shopify já tem robustez o suficiente para oferecer módulos de parceiros terceirizados para instalar em sua Loja Virtual:

    A loja de plugins da Shopify é controlada, o que é muito bom para evitar que desenvolvedores inexperientes ou plugins inconsistentes estejam disponibilizados para os lojistas. Isto trás muito mais segurança e conforto na hora de escolher uma nova ferramenta para implementar em sua Loja Virtual.

  5. Otimizado para os sistemas de busca:

    Bom, o Shopify é uma plataforma para criar Loja Virtual, sendo assim, fica evidente que todo o ambiente será otimizado para o SEO, com rich snippets e rankeamento com dados estruturados para seus produtos.

Desvantagens:

  1. Pagameno mensal:

    Você estará contratando uma plataforma privada para criar sua Loja Virtual, então existem cobranças mensais que podem aumentar de acordo com o tamanho da sua escala.

  2. Taxas em cima de transações:

    Além dos pagamentos mensais, a Shopify vai cobrar em cima de cada uma das transações que sua Loja Virtual tiver, então esteja atento a estes custos na hora de colocar um preço em seus produtos, para ter uma margem de lucro viável para o seu negócio.

  3. Limitação na customização da sua Loja Virtual:

    Você vai ter acesso a alguns designs pré-prontos, e vai poder editar alguns blocos, porém, para um negócio que exige personalizações maiores, como por exemplo criação de landing pages para apresentar um determinado produto, ou apresentações robustas para um produtos que possua muitas características, não existem opções viáveis de código aberto, sendo assim, o engessamento pode limitar suas ideias.

  4. Limitações na criação de funcionalidades:

    Existem lojistas que precisam ter sua Loja Virtual conectada com ERPS e API's personalizadas, e com a Shopify você vai encontrar dificuldades para praticar tais integrações, já que a plataforma possui limitações técnicas. Se você precisa de algo que esteja fora da loja de plugin, é provável que a solução não vai funcionar para você.

  5. E por último, a Shopify tem controle sobre seus dados:

    Como mencionamos anteriormente, toda a sua estrutura vai estar dependente do ambiente da Shopify, sendo assim, se algum dia a empresa deixar de existir, ou algo ocorrer, como quedas, hackers e etc, seus dados estarão correndo perigo, então esteja ciente sobre esta questão ao contratar uma plataforma privada para criar sua Loja Virtual.

4. Plataforma WIX:

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O WIX é um CMS no qual seu principal objetivo é fornecer uma interface amigável para seus usuários conseguirem montar design de sites arrastando e soltando elementos.

Colocamos o WIX como a terceira opção de melhor plataforma para criar uma loja virtual em 2025.

A empresa é privada e foi fundada em 2006, é Israelence e teve seu capital aberto em 2007 e foi em 2011 que foram lançadas versões do WIX em outras línguas, o que acabou dando um boom de popularidade.

Tenho certeza que você recebeu alguma propaganda deles, mostrando o quão fácil seria criar um website dentro da plataforma.

Certo, o WIX serve para diversos objetivos, criar sites institucionais, publishers e também e-commerce, mas ele é otimizado para isto?

A resposta infelizmente é não. Ele é uma ótima solução para quem quer começar na internet, mas assim que você ficar um pouco mais robusto, e sentir a necessidade de entrar em marketplaces, por exemplo, vai ter problemas com o WIX.

Existe também uma limitação em questão de interface e customização. Apesar do drag'n drop que é prometido para pessoas leigas em relação a programação web, criar funcionalidades personalizadas para negócios mais complexos não será possível.

E tem também todos os pontos que nós levantamos na Shopify, sobre o fato de você estar contratando uma empresa privada, onde o foco dela é criação de sites intitucionais, e não Lojas Virtuais robustas, então eu diria que montar um WIX para ser uma Loja Virtual é uma solução temporária.

As vezes é até melhor começar a vender em marketplaces e redes sociais, como por exemplo Mercado Livre, Amazon, Magalu, Instagram, Facebook entre outros.

Bom, mas não queremos descartar totalmente o WIX, ele existe, é uma ferramenta bem feita e para quem deseja estudar e planejar corretamente a criação de uma Loja Virtual, pode sim se aventurar na plataforma para começar a vender on-line.

Agora vamos para as vantagens e desvantagens de utilizar WIX para criar uma Loja Virtual

Vantagens:

  1. A interface Drag'n Drop vai ajudar você com o seu design:

    O WIX é famoso por sua funcionalidade de edição e diagramação com arrasta e solta, então você vai conseguir realizar algumas modificações, sem ter a necessidade de contratar um design experiente para isto.

  2. Você pode se surpreender com os valores praticados pelo WIX:

    O WIX oferece planos gratuitos, mas para vender on-line você vai precisar pagar uma mensalidade, porém, esta mensalidade não é tão alta quanto outras plataformas de criação de Lojas Virtuais.

  3. Você pode montar sua Loja Virtual sem saber codificar:

    Faça sua conta, escolha um template, configure seus pagamentos e frete, cadastre seus produtos e você vai estar com um ambiente seguro para vender on-line. (Claro que nada é tão fácil assim, então apesar de você conseguir fazer tudo sem código, você vai precisar estudar para aprender como compor um design entre outros conhecimentos básicos de SEO e divulgação).

  4. Integrações com métodos de pagamento:

    O WIX tem integrações com Mercado Pago e PagSeguro, por exemplo. As entregas e fretes são calculados por correio, então você vai estar amparado por funcionalidades interessantes e adaptadas para o mercado brasileiro.

  5. Existe uma lojinha de plugins:

    É... você vai ter acesso a uma loja de plugins, com a possibilidade de instalar funcionalidades testadas e aprovadas pelo WIX, sendo seguro, porém, nem sempre gratuito, então sempre esteja atento para verificar a necessidade e o custo benefício de instalar novas funções em sua Loja Virtual.

Desvantagens:

  1. Se você procura escala, o WIX vai acabar limitando sua ideia:

    Imaginando que você já tem certa notoriedade em vendas on-line utilizando Mercado Livre e outros marketplaces e agora deseja migrar para seu próprio E-commerce, para vender livre de taxas. O WIX pode não oferecer o que você deseja, que seria um ambiente robusto e de código aberto para você colocar em prática as individualidades do seu negócio.

  2. Bom, o Drag'n Drop (arrasta e solta) pode ser uma virtude e um defeito:

    Você estará limitado a apenas fazer a diagramação que a plataforma lhe propõe e não terá acesso ao código fonte da página, para criar o que deseja.

  3. Customizações limitadas em relação a funcionalidades:

    Imagina que você recebeu uma ótima proposta de taxas de uma financeira para realizar as transações da sua Loja Virtual por ela. Bom, se esta financeira não tem integração com o WIX, você não vai conseguir utilizá-la, assim como outros pacotes com maquininhas e entre outros. O mesmo podemos citar para o frete. Se você tem transportadoras personalizadas, o WIX irá limitar você aos correios.

  4. Existem taxas de pagamento por transação:

    Bom, não terá como correr das taxas por venda. O WIX tem suas próprias taxas no topo da venda realizada, e você precisa estar ciente dos valores que estarão cobrando em suas vendas.

  5. O WIX não tem uma otimização de SEO para Lojas Virtuais:

    Os dados estruturados que já citamos neste artigo não são otimizados para Lojas Virtuais no WIX, o que pode limitar sua visibilidade nos motores de busca.

5. Plataforma Tray

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A Tray E-commerce é uma plataforma de tecnologia criada por brasileiros, adquirida pela Locaweb e também é uma solução privada pra criação de Lojas Virtuais.

A Tray será nossa quarta opção como plataforma para criação de loja virtual em 2025.

Nos dados da Buildwith Trends, verificamos que 5% das Lojas Virtuais criadas no Brasil são na plataforma Tray, inclusive a Eco Webdesign já realizou algumas Lojas Virtuais dentro da plataforma.

Assim como falamos da Shopify e WIX, a Tray E-commerce segue alguns padrões em suas cobranças e também em sua interface de gerenciamento.

Na Tray, você vai ter acesso a uma lojinha de plugins, para comprar templates com design pré concebidos, vai conseguir integrar API's e funcionalidades desenvolvidas por empresas de terceiros.

Estes desenvolvedores que criam funcionalidades terceirizadas para a Tray, são auditados, então você vai utilizar ferramentas que são aprovados pelos profissionais da Tray.

Toda sua Loja Virtual será dentro de um ambiente engessado, sem acesso ao código fonte, porém, na interface da Tray, você vai poder fazer edições em CSS (cascate stylesheet), e isto é bastante interessante para lojistas que desejam personalizar o design de seu site, porém, não podemos esquecer que o ambiente é engessado, e dependendo do tema que você escolher, não será possível editar algumas diagramações.

Outro ponto importante é que a Tray oferece integração automática com diversos marketplaces, sendo possível fazer envio dos seus produtos, cadastrados na plataforma, para o Mercado Livre, Shopee, Amazon, entre outros grandes canais.

Não podemos afirmar que tudo vai funcionar, nossas experiências com a maior parte dos hubs de integrações foram frustradas, pelo fato de nada funcionar corretamente, sendo necessário muito suporte técnico.

Enviar os produtos para Marketplaces também merece um artigo só para tratar do assunto, porque nós temos muita experiência com o envio de produtos, e tudo precisa seguir diversas regras e individualidades para cada um dos marketplaces do mercado (enviar produtos para o Mercado Livre através da sua Loja Virtual, por exemplo, é muito difícil e se você não conhecer todas as políticas que o ML exige, seus produtos não serão disponibilizados dentro do catálogo do marketplace).

Bom, tudo bem, agora que entendemos um pouco da Tray, vamos para o mais importante, que são as vantagens e desvantagens de criar uma Loja Virtual dentro da Tray E-commerce.

Vantagens:

  1. Você vai estar em um ambiente seguro e atualizado:

    A Tray E-commerce é uma plataforma para criação de Lojas Virtuais engessadas e de código fonte fechado. Seus dados estarão na base de dados da empresa, e você utilizará funcionalidades de checkout em um ambiente seguro proporcionado pela Tray.

  2. Loja de plugins confiáveis:

    Você vai conseguir ter acesso a loja de plugins de terceiros verificados e auditados para instalar em sua Loja Virtual. ERP's para controles de pedidos, templates e formas de pagamento.

  3. A Tray é adaptada para o mercado brasileiro:

    Você vai conseguir integrar com transportadoras personalizadas, vai ter um ambiente otimizado para usuários brasileiros e vai ter um ambiente de suporte técnico com profissionais.

  4. A Tray possui um programa de agencias parceiras:

    Um ponto bastante interessante é o programa de parceria da Tray, onde eles certificam outras empresasa para trabalharem dentro de sua plataforma. Você consegue encontrar estas empresas e contratar serviços de terceiros para ajudar você no gerenciamento de sua plataforma

  5. Boa solução para lojistas pequenos:

    A plataforma é intuitiva, você consegue fazer conta e realizar algumas configurações sozinho, então se você tem experiência com plataformas de gerenciamento de site, vai conseguir montar um ambiente pequeno para iniciar.


Desvantagens:

  1. Você estará dependente da Tray:

    O seu ambiente vai estar todo na infraestrutura da Tray, e você não terá acesso ao código fonte. Sendo assim, caso você queira ampliar seu negócio, e suas necessidades não estejam dentro do escopo oferecido pela Tray, provavelmente a solução não lhe atenderá.

  2. Mensalidade e taxas por transação:

    Conforme sua Loja Virtual cresca, você pagará taxas maiores para cadastrar mais produtos e ter mais acessos. No último plano da plataforma, você terá taxações em cima de cada transação realizada, então esteja ciente dos custos que a plataforma pode gerar ao seu negócio.

  3. Plataforma engessada para design:

    A Tray possui templates, e você vai conseguir instalar algum design pré-moldado, mas caso você queira criar novos blocos, novas diagramações ou outras funcionalidades fora o que eles liberam para você, a plataforma provavelmente não atenderá suas necessidades.

  4. O suporte pode deixar a desejar:

    A Tray possui muita demanda, e geralmente pequenos lojistas são atendidos através de chamados por e-mail. Dependendo da sua questão, podem-se passar semanas até que sua dúvida seja respondida. Caso seja grave, você pode acabar se frustrando.

  5. Apesar de intuitiva, para algumas operações você vai necessitar de um técnico experiente:

    A Tray oferece integrações com vários Marketplaces, e cada marketplace possui suas próprias polítcas de cadastro de produtos, então, nem todo lojista consegue adaptar seu ambiente para vender na Amazon ou Mercado Livre. E isto é apenas uma das funcionalidade de milhares que podem acabar retornando inconsistencia.

6. Plataforma Nuvemshop

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8% da população brasileira que trabalha com Lojas Virtuais, em 2024, utilizou Nuvemshop.

Agora em 2025, 10% das empresas optaram pela Nuvemshop, subindo 2% de 2024 para 2025 e este número determina que esta plataforma vem crescendo e pode ser uma opção para criar sua Loja Virtual.

Sendo assim, a Nuvemshop é a nossa quinta opção de plataforma para criar Loja Virtual em 2025.

Bom, a Nuvemshop é uma plataforma brasileira, privada e muito popular na América Latina e promete oferecer um ambiente otimizado para usuários da própria América Latina. Esta proposta é muito interessante, já que cada país possui suas particularidades para realizar vendas on-line, então criar uma Loja Virtual otimizada para a sua área de atuação resolve metade de todos os seus problemas.

A plataforma existe desde 2011, e tem sua sede na Argentina e Brasil.

Uma característica que devemos pontuar na Nuvemshop é a promessa de conseguir integrar seus produtos com os maiores Marketplaces do mercado e também redes sociais, como facebook e instagram.

Porém, esteja sempre ciente de que estas integrações são complicadas, então você, como lojista, precisa estudar certinho cada política e taxa de marketplaces, para vender sem ter prejuízos!

Outra característica muito legal da Nuvemshop é o fato de disponibilizar uma opção para que você monte sua Loja Virtual gratuitamente. Então eles disponibilizam todo o seu ambiente, para você começar pequeno, com alguns produtos, e depois ir evoluindo conforme suas vendas forem crescendo.

Para pequenos lojistas, ou pessoas que desejam começar a vender produtos on-line, a Nuvemshop pode ser uma boa opção.

Eles também possuem uma loja de plugins, integrações, templates e mais. Estes itens nós já pontuamos na Shopify, Tray e WIX, então você provavelmente já entendeu que estas plataformas possuem funcionalidades semelhantes, apesar de possuírem paineis completamente distintos.

Sendo assim, vamos para os nossos pontos de vantagens e desvantagens, que é o que mais nos interessa!

Vantagens:

  1. Nuvemshop é feita para o público da América Latina:

    Assim como a Tray, a Nuvemshop foi feita para atender brasileiros, com soluções de frete, pagamento e usabilidade integradas com ferramentas focadas no público latino americano.

  2. Promessa de facilidade para criar uma Loja Virtual através de uma Interface intuitiva:

    A Nuvemshop tem planos gratuitos e promete fornecer um ambiente fácil para que o lojista consiga abrir uma conta, configurar sua Loja Virtual e iniciar suas vendas. E outra característica legal, é que no plano Impulso, você tem acesso para editar HTML, CSS e JavaScript, o que ajuda na criação de designs diferenciados.

  3. Sua Loja Virtual em um ambiente protegido:

    Você vai conversar com técnicos que oferecem um suporte focado para o público latino americano e não vai ter que se preocupar com segurança, pois sua Loja Virtual estará dentro da infraestrutura da Nuvemshop, atualizada por seus engenheiros.

  4. Venda em múltiplos marketplaces:

    Você pode cadastrar seus produtos e integrar eles em diferentes marketplaces e redes sociais para atingir a audiência destas outras plataformas.

  5. Loja de plugins:

    Assim como WIX, Shopify e Tray, a Nuvemshop tem sua loja com plugins terceirizados, passados por audição e desenvolvidos por parceiros certificados, então caso você queira personalizar seu ambiente com API's e ERPS pré-prontos, a Nuvemshop talvez atenda sua necessidade

Desvantagens:

  1. Limitação para ter escala:

    A Nuvemshop não fornece acesso ao código fonte do seu projeto, então pensando em casos onde você necessita de soluções personalizadas para o seu próprio negócio, não vai ser possível realizar a criação de comunicações diferente com outros sistemas.

  2. Limitação na customização da sua Loja Virtual:

    Como você tem acesso para editar apenas alguns blocos de seu site, e todo o ambiente possui um engessamento em uma infraestrutura bloqueada, suas customizações estarão limitadas ao que a plataforma liberar.

  3. Mensalidade e taxas em cima de transações:

    Conforme sua Loja Virtual for ganhando escala, você vai precisar ir aumentando seu plano, para ter métodos de pagamento diferente, atendimento e relatórios.

  4. Limitações em questões de SEO:

    A plataforma da Nuvemshop fornece os dados estruturados básicos em relação ao SEO, mas se você precisa de um ambiente otimizado para os sistemas de busca e aberto para fazer suas próprias configurações, a Nuvemshop pode acabar lhe limitando.

  5. Limitação em integrações e plugins:

    Bom, você estará no ambienet da Nuvemshop e limitado a tudo o que eles liberam. Isto muitas vezes pode ser uma vantagem como também uma desvantagem, então tudo depende de seus estudos de viabilidade para crescer o seu negócio.


7. Plataforma Loja Integrada

Imagem imagemLojaIntegrada

A Loja Integrada é uma nova plataforma da nossa lista. Em 2024 7% dos e-commerces no Brasil foram criados na plataforma e agora em 2025, segundo o Build With Trends, 8% utilizam a Loja Integrada, contabilizando um aumento de 1%, o que no cenário conta como milhares de lojas.

A plataforma foi criada em 2013, é brasileira e tem como principal missão atender pequenos e médios empreendedores que desejam iniciar de forma simples.

A Loja Integrada promete ser acessível financeiramente e fácil de usar. Outro dado interessante é que no ano de 2013 mesmo a plataforma foi adquirida pela VTEX, uma outra empresa grande e com destaque nas soluções enterprise para lojas virtuais com volumes de transações enormes.

Bom, a semelhança da plataforma com a Nuvemshop ou a Tray é muito grande, até seu objetivo final tem muito em comum, então todos os detalhes que já mencionamos anteriormente podem servir para a Loja Integrada e eu acredito que é necessário estudar a fundo as taxas, pois essas sim irão fazer diferença no fluxo de caixa do seu negócio.

Sabe quando vamos escolher um banco? Muitos tem as mesmas operações e o fator determinante será o atendimento, taxas e investimentos que eles irão oferecer, sendo assim, vale a pena um estudo de mercado, criando conta em todas as plataformas, já que elas oferecem um período trial, e realizar os devidos testes.

Um outro detalhe é que todas prometem que é possível criar todo o ambiente sozinho, e na Loja Integrada não é diferente, você vai montar sua conta, a plataforma vai fornecer alguns temas já prontos e depois será necessário configurar contas de bancos e entre outros detalhes que sem uma consultoria você pode encontrar dificuldades para evoluir. Até para conseguir colocar a loja virtual on-line pode ser difícil.

E essas dificuldades são um pouco generalizadas, lojistas de primeira viagem necessitam de muito apoio no início da jornada e nem sempre você vai ter o atendimento / suporte necessário dessas plataformas, sendo necessário gastar muito e ter custos acima do que se foi previsto.

Certo, mas nem tudo são espinhos, existem as rosas também! A Loja Integrada possui um ambiente intuitivo para quem já possui experiência em vendas on-line, possuindo uma Loja de Aplicativos, que se assemelha aos plugins de integrações, onde você pode escolher diferentes meios de pagamento, ferramentas de marketingsoluções de logística e integrações com ERPS.

Na plataforma as funções básicas de um E-commerce também existem, então você gerencia seu catálogo, pedidos, formas de envio, pagamentos e entre outros.

Ok, já tivemos uma introdução à Loja Integrada, agora vamos para a nossa lista de vantagens e desvantagens, que é o que mais nos interessa, não é mesmo?

Vantagens:

  1. A Loja Integrada é brasileira e feita para pequenos e médios empreendedores:

    Assim como a Nuvemshop e Tray, a Loja Integrada vem como uma solução de baixo custo para atender negócios de pequeno e médio porte. Além disso, é brasileira e adaptada para o público nacional, com soluções de pagamento, logística e checkout focada na experiência que os brasileiros estão acostumados.

  2.  Promessa de um ambiente intuitivo com fácil usabilidade:

    A Loja Integrada promete um ambiente para empreendedores iniciantes e que não possuem conhecimento técnico, sendo possível criar sua loja virtual sem ajuda de programadores e gratuitamente para até 50 produtos 5 mil visitas por mês.
  3. Ambiente protegido:

    A infraestrutura é da Loja Integrada, e isso é uma vantagem para que você não precise se preocupar com ataques de bots e entre outras ações maliciosas que você encontraria em uma infraestrutura própria.

  4. Loja de aplicativos (plugins):

    Na Loja de Aplicativos você vai encontrar ferramentas de personalização do visual da sua loja, integrações para meios de pagamentos, logística e marketing.

  5. Atualizações constantes:

    Como o ambiente é compartilhado, as atualizações que o mercado exigem são realizadas dentro da plataforma e todos os lojistas se beneficiam dessas melhorias, então além de seguro, você vai estar em um ambiente sempre atualizado com as últimas tendências da web.

Desvantagens:

  1. Limitações para escalabilidade:

    Assim como a Nuvemshop, Tray, Shopify, entre outras que citamos, a Loja Integrada não fornece acesso ao código fonte do projeto, então se você precisa de uma solução personalizada e que necessita arquitetar uma sistematização para comunicar com outros sistemas, você estará limitado. Por isso a solução é ideal para pequenos e médios negócios.

  2. Limitação na customização da Loja Virtual:

    Vamos supor que você deseja criar um carrossel com informações promocionais dentro da tela de pedido concluído, ou deseja alterar toda a interface de mensagens que são disparadas por e-mail. É, a Loja Integrada vai te dar um escopo engessado e com as funcionalidades essenciais operando corretamente, mas ideias de alterações como essas citadas e entre outras não serão possíveis.

  3. Dependencia de aplicativos externos:

    Algumas operações essenciais da Loja Virtual só estarão disponíveis na loja de aplicativos, então se você precisa de um cálculo de frete mais robusto ou emitir notas fiscais, vai precisar avaliar os custos para não sofrer impactos na saúde financeira do seu negócio.
  4. Taxa nas transações:

    Em planos maiores, existe uma taxa que é cobrada pela Loja Integrada em cada uma das transações, então estude e tire suas dúvidas com a equipe comercial antes de iniciar a evoluir sua estrutura de vendas on-line para fazer as contas da sua margem de lucro corretamente.
  5. Dependência da Plataforma:

    Você pode acabar precisando migrar caso seu negócio necessite de expansão, para uma plataforma que ofereca mais personalizações técnicas e lembre-se que os seus dados estarão hospedados na infraestrutura da Loja Integrada, então caso de um dia para o outro resolvam alterar suas políticas ou algo aconteça com a empresa, essa estrutura pode sofrer alterações.

8. Plataforma Yampi

Imagem telaLojaYampi

Nosso novo e último item da lista para 2025 é a Yampi, outra plataforma brasileira que veio para democratizar o ambiente.

No gráfico que apresentamos, 13% das lojas virtuais estão utilizando a "nova" plataforma.

E por que dizemos nova? Bom, por ser ligeiramente desconhecida no segmento de desenvolvimento web desde 2019 e nós, como webmasters experientes, conhecíamos nomes como Wordpress, Magento, Shopify ou lojas Tray.

Bom, como podemos observar no próprio website da Yampi, eles contam que em 2019 a marca sofreu uma grande reformulação e alterou seu nome de BUBB para Yampi, foi nessa época que o nome começou a ser trabalhado e muitas informações interessantes sobre o e-commerce foram sendo identificadas como positivas pelo mercado, principalmente se tratando de solução em checkout.

A Yampi explica que o Checkout deles é otimizado e pode aumentar em muito as conversões dos consumidores, e isso é feito a partir de uma experiência de compra simples e intuitiva, diminuindo muito o abandono de carrinhos também.

Abaixo iremos colocar também, um gráfico que mostra o interesse das pessoas sobre a marca nos últimos 5 anos com a ajuda do Google Trends.

Imagem graficoInteresseYampi
Interesse nos últimos 5 anos concorrência entre Yampi, Tray, Magento e Woocommerce.

Bom, podemos ver então, em azul, que a Yampi subiu muito no interesse do mercado e foi escolhida por muitos brasileiros que desejavam iniciar suas vendas on-line.

Certo, entendemos então que a Yampi possui um checkout otimizado, mas só isso fez com que a plataforma tivesse esse pulo grande no mercado? Não, não, temos as vantagens e desvantagens do uso da plataforma e iremos destrinchar agora mesmo! Vamos lá.

Vantagens:

  1. O Checkout é o grande diferencial:

    A Yampi oferece a solução de checkout transparente, então você não precisa necessariamente criar todo o seu ambiente de e-commerce dentro da Yampi para conseguir usar funcionalidades ingessadas. Se você tem uma loja virtual na Shopify, no Woocommerce ou só quer vender dentro de uma Landing Page, a Yampi consegue oferecer separadamente o módulo de Checkout. Isso é muito interessante e vantajoso, pois as situações que demandam vendas on-line não são apenas para produtos que estão em estoque e sim para cursos, e-books digitais e até mesmo assinaturas.

  2. A Yampi também é uma plataforma ingessada:

    Bom, montando a sua conta, você também pode criar a interface da sua Loja Virtual, então resumindo, também pode montar um site, semelhante ao que é possível fazer com a Tray, Nuvemshop e Loja Integrada. Como a gente já viu nessas plataformas, você pode entrar, gerenciar o ambiente, modificar sua loja e tudo através de uma interface intuitiva.

  3. Integrações com marketplaces:

    A Yampi promete integrações com Amazon e Mercado Livre de forma nativa, sendo possível enviar seus produtos direto para esses ambientes de maneira intuitiva e facilitada. Se você quer saber mais sobre vendas em marketplaces, acesse também o nosso novo artigo de 2025 que explicamos sobre vendas nos marketplaces e os melhores de acordo com o seu segmento.
  4. Plataforma brasileira:

    A plataforma é otimizada para o mercado brasileiro, então as integrações com métodos de pagamento, sistemas de logística e entre outros recursos que os brasileiros amam, estão disponíveis na Yampi.

  5. Ambiente seguro:

    A plataforma mantém sua infraestrutura atualizada de acordo com as tendências de mercado e o ambiente é compartilhado, então qualquer novidade que ocorrer, todos os lojistas terão acesso. Um ambiente compartilhado também é otimizado no quesito de segurança, então seus dados estarão seguros, desde que a saúde da plataforma esteja bem.

Desvantagens:

  1. Custos elevados:

    No plano inicial a Yampi já começa cobrando uma taxa para cada pedido pago através do checkout ou loja virtual deles e isso precisa da sua atenção na hora de criar um plano de negócio e alinhar suas margens de lucro.
  2. Poucos dados da comunidade:

    Por ser uma plataforma que existe desde 2011 mas teve ascensão em 2019, os 4 anos de existência ainda limita para encontrar certas informações sobre a plataforma. Então se você se deparar com algum erro ou problema e caçar pela web para conseguir resolver por conta própria, vai ser difícil para encontrar tutoriais ou informações no stackoverflow. E a Yampi promete oferecer um ambiente onde desenvolvedores podem isufruir e personalizar funcionalidades de complexidade avançada, então podemos estar sugeitos a cair em um void sem solução a não ser tentar contato com os técnicos da plataforma.
  3. Apesar de intuitiva, para algumas operações você vai necessitar de um técnico experiente:

    Como já aprendemos, promessas podem se distanciar bastante do cenário real, então a Yampi, apesar de prometer uma interface intuitiva, pode exigir que você tenha conhecimento técnico em algumas áreas, inclusive programação, para fazer integrações e deixar todo o ambiente operando da forma que você deseja, então resumindo, se você precisa usar o Checkout da Yampi e não conhece um pouco sobre desenvolvimento web, se prepare para ter custos com um desenvolvedor ou estudar através de documentações e vídeos que se encontram na web.

  4. Custos com integrações:

    Aqui temos a famosa lojinha de plugins, e dependendo da necessidade que você tiver, vai ser necessário ter custos para integrar com ferramentas de terceiros para resolver pagamentos, logística, notas fisicais e entre outras. Isso não é uma desvantagem em si, mas apenas um ponto que precisamos ficar atento para não gerar custos desnecessários.

  5. Dependência da plataforma:

    Assim como temos nos exemplos anteriores, na Yampi não é diferente já que ela se trata de um SaaS (Software as a service), então ela é uma aplicação que tem "dono" e não libera o código fonte para que você realize personalizações para suas necessidades exclusivas. Outra observação é que seus dados estão em um ambiente que não é seu, então caso aconteça algo com a empresa, algo também pode acontecer com os seus dados.

Então concluindo, essa é a nossa nova lista de 2025 e conseguimos abranger muitas plataformas de E-commerce, inclusive o Interago, que é a nossa própria plataforma.

Gostaríamos de deixar aqui o nosso e-mail, pois é nossa missão ajudar a comunidade e conseguir oferecer informações para que todos consigam se beneficiar com a internet, então teve alguma dúvida ou gostaria de sugerir pautas? Fale conosco, enviando um e-mail para suporte@ecowebdesign.com.br.

Nós respondemos todos! Então entre em contato com a nossa equipe e vamos agendar um meeting para tirar todas as suas dúvidas sobre criação de uma Loja Virtual para vender em 2025!

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