Criação de Lojas Virtuais
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Em 28/12/2024 às 14h21 - Atualizado em 14/01/2025 às 15h19
Tabela de conteúdo:
1. Introdução; 2. Plataforma Interago; 3. Plataforma WooCommerce; 4. Plataforma Shopify; 5. Plataforma WIX; 6. Plataforma Tray; 7. Plataforma Nuvemshop; 8. Plataforma Loja Integrada; 9. Plataforma Yampi;
2025 chegou, e o nosso artigo sobre o review de plataformas de Loja Virtual de 2023 e 2024 fez aniversário, agora já temos um bebê de 2 anos de idade, hehehe.
Desde 2023, quando criamos o nosso primeiro artigo, aparecemos 300 mil vezes no Google e recebemos mais de 1500 usuários, então até que já ajudamos bastante gente a se resolver com criação de loja virtual. E agora chegou a hora de atualizarmos sobre as novidades de 2025.
Como percebemos muita demanda sobre este assunto, eu irei escrever para vocês esse novo review, para abordarmos sobre plataformas de lojas virtuais, tentando seguir um viés um pouco mais técnico porém didático, e espero conseguir sanar suas principais dúvidas!
O objetivo é que você saia com embasamento o suficiente para conseguir escolher a plataforma ideal para sua necessidade.
Relembrando que somos uma empresa com mais de 15 anos de experiência no mercado de Webdesign e alta performance nos resultados de plataformas de busca (SEO), sendo assim acreditamos ter experiência o suficiente para falar de Woocommerce, Shopify, Wix, Tray, Nuvemshop e entre outros.
Inclusive estas serão as plataformas que escolhemos para fazer um review detalhado, até porque são as mais populares do mercado em 2025, segundo a Builtwith trends.
De 2023 até hoje, 02 de janeiro de 2025, não houve uma movimentação muito brusca no mercado de plataformas. Como podemos analisar no Buildwith trends, continuamos com a quantidade de lojas virtuais sendo majoritariamente nas plataformas que levantamos em 2023 e 2024, então podemos continuar usufruindo de todas as pesquisas que já realizamos.
Isso também nos mostra uma maturidade do mercado em relação a consolidação das plataformas, então é interessante olhar para trás e analisar que o E-commerce explodiu na pandemia, mas ele já vinha tendo adesão aos poucos desde o surgimento da internet. E por que estamos falando isso?
Bom, se você nunca experenciou ter um software para gerenciar o seu negócio, eu vou lhe contar uma das maiores complicações que existe resumindo com uma palavra: migração de big data.
Uma vez que o seu negócio conquistou espaço na internet e está estabilizado com a tecnologia que você escolheu, é complicado migrar, pois cada ambiente tem sua própria arquitetura, então os custos acabam ficando muito grandes e é melhor evitar esse tipo de dor de cabeça, apenas migrando se as condições forem extraordinárias.
Enfim, entendendo isso, podemos já imaginar o motivo de nosso gráfico de uso de E-commerce mudar tão pouco e isso é até bom, pois sabemos o que é melhor ou não nas plataformas e o principal, teremos uma estabilidade de longo prazo para trabalhar por anos sem maiores complicações.
Novidades no artigo: Vamos falar de 2 plataformas novas, a Yampi e a Loja Integrada. Além disso, traremos informações mais consistentes sobre o Interago, a nova plataforma para criação de E-commerce que construímos.
O Interago ganhou um website próprio, então se você deseja conhecer um pouco mais sobre os preços da nossa plataforma, acesse o endereço: https://www.interago.com.br/site/planos-e-precos
Nós também já temos alguns cases ganhando notoriedade nas vendas on-line dentro da nossa plataforma. Se você tiver curiosidade, acompanhe através dos links abaixo:
Bom, agora vamos continuar para a nossa avaliação de cada uma das 8 maiores plataformas para criação de Lojas Virtuais no Brasil em 2025. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco! Estamos a disposição para ajudar.
Nossa primeira opção é o Interago, plataforma nova e profissional para realizar vendas on-line.
O Interago é a nossa plataforma, e isso nos dá a capacidade de personalização das funcionalidades de acordo com a necessidade de cada cliente, independente da escala. Sendo assim, se for necessária a integração com um ERP, conseguimos realizar, ou precisa de comunicações personalizadas com uma API específica? Também conseguimos realizar.
Muitas Lojas Físicas possuem sistemas muito antigos de controle de estoque, e todo o seu acervo que comporta anos de trabalho está armazenado nessa base de dados e isso não é um problema para nossa equipe de engenharia, onde podemos criar uma comunicação personalizada e profissional para que seja possível iniciar as vendas dentro de marketplaces.
Uma outra novidade interessante é que hoje a nossa equipe se integrou e agora faz parte de um grupo de soluções digitais: https://www.prolifera.group/
O Grupo Prolifera Soluções Digitais veio com um arsenal de evolução em tecnologias que abrange diversos segmentos digitais, e isso tornou possível um escopo de atuação maior para o Interago, principalmente para que fosse possível oferecer soluções de venda em Marketplaces (mercado livre, shopee, shein, magalu) e Redes Sociais (instagram ou facebook).
Além dessas condições, o Interago possui uma equipe de suporte humanizada e oferece planos e preços bastante competitivos, começando por R$90,00 para 100 produtos cadastrados e oferecendo descontos de acordo com o seu crescimento.
Bom, esses foram apenas alguns detalhes da plataforma. Agora vamos para uma lista completa de vantagens para que você conheça cada recurso do Interago!
Vantagens de utilizar o Interago para criar sua loja virtual:
Bom, e isso são apenas algumas das características. Se você pretende conhecer mais sobre o Interago, pode entrar em contato com a nossa equipe.
Nosso time comercial vai entender sua necessidade, vai passar toda a experiência adquirida ao longo de 15 anos tratando com vendas na internet e vai munir você de todas as informações necessárias para conseguir vender, sem vender sonhos ou ilusões, vamos falar com seriedade, pois o que mais existe na internet são promessas vagas e charlatanismo.
Bom, se você deseja trilhar este caminho conosco, entre em contato e fale com nosso time. Irei deixar também, links úteis para que você possa entender melhor sobre o Interago, as diferenças dele com as outras plataformas e também os valores que praticamos.
Agora, vamos continuar nossa lista e a próxima plataforma é a famosa WooCommerce!
O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo robusto e gratuito e será nossa primeira opção na lista de plataformas para criação de lojas virtuais em 2025.
No início, foi utilizado majoritariamente para a criação de websites institucionais e blogs, porém, como o sistema existe a mais de 20 anos, ele já foi adaptado para diversos fins, inclusive criação de lojas virtuais.
Ela foi construída com HTML, CSS, JavaScript e PHP e a essencia do WordPress é a colaboração, já que a plataforma recebe apoio de uma grande comunidade de programadores para mantê-la atualizada.
Muitas dificuldades para trabalhar na plataforma também já foram exploradas pela comunidade, então caso você se depare com um erro / dificuldade no WooCommerce, você provavelmente vai encontrar alguma solução no Stack Overflow.
É importante termos esta introdução sobre o WordPress, para entendermos que a plataforma é robusta e pode não servir para necessidades que demandam agilidade e simplicidade.Por exemplo, o WordPress é um sistema muito grande e que conta com tantas possibilidades, que acaba se tornando complexo para criar uma simples loja virtual.Imagine que uma Loja Virtual simples, precisa de um catálogo de produtos, um sistema de pagamentos e uma forma de armazenar os pedidos para que os mesmos sejam gerenciados pelo lojista. Parece simples, correto? Bom, quando tratamos de WordPress não.
Primeiro, você vai precisar encontrar um servidor que comporte toda a estrutura da plataforma. Depois, será necessário encontrar um template ou criar um design personalizado para seu site e para finalizar (explicando de forma bastante simplificada), você terá que adaptar todo o seu sistema para padrões brasileiros, procurando plugins de tradução, pagamento, frete e entre outros.Outro ponto importante é que o WordPress possui milhares de plugins disponíveis para potencializar sua Loja Virtual, porém, você precisa comprar plugins de fornecedores confiáveis, para que seu projeto não corra riscos de segurança, desempenho e inconsistencias de manutenção.O fato do WordPress ser uma plataforma de código aberto dá a oportunidade para que todos desenvolvam plugins, e isto pode abrir brechas para desenvolvedores inexperientes instalarem plugins maliciosos ou mal feitos, e isto compromete todo o projeto criado em WordPress.
Cinco vantagens e desvantagens de utilizar WooCommerce:
Vantagens:
Desvantagens:
Calma lá! Antes de continuar, vamos dar uma pequena pausa em nossa lista com as melhores plataformas para criar uma loja virtual em 2025, e dar uma olhadinha neste material onde mencionamos o Interago? Pois é! A pessoa que vos escreve esse artigo gravou este vídeo para você conhecer a nossa plataforma para criação de Lojas Virtuais. Clique para assistir abaixo e se surgir alguma curiosidade, nos envia uma mensagem, sem medo de ser feliz! 🙂.
Segundo a figura do Buildwith Trends, no Brasil, a Shopify é a plataforma responsável por 20% das Lojas Virtuais.
Esta porcentagem é bastante considerável, e não poderíamos deixá-la de fora da nossa lista.
A Shopify é uma plataforma Canadense para Criação de Loja Virtual e é a nossa segunda opção na lista de plataformas de lojas virtuais para 2025.
Foi lançada em 2004 (já tem um tempinho na estrada), é uma plataforma de uma empresa privada e este fato levanta diversas questões que precisamos ficar atentos.
Primeiramente, precisamos nos atentar nas políticas da empresa, já que ao criar sua conta para montar uma Loja Virtual, você estará hospedando suas informações em uma base de dados que você não terá controle e também estará utilizando recursos de uma infraestrutura fechada.
Sendo assim, se algum dia a Shopify resolver se vender, toda a sua carteira de clientes e informações estarão em posse de outros detentores.
Não estou dizendo que isto é ruim, mas você precisa ter a consciência de que você está comprando toda uma estrutura engessada, porém, viabilizada por profissionais para criação de Lojas Virtuais.
Bom, certo, você não vai editar servidor, não vai acessar bancos de dados e nem o código fonte do projeto, e isto é bom?
Sim! É muito bom, e o motivo é que você não precisa se preocupar com nada de infraestrutura, segurança, suporte e apenas focar em publicidade e estratégias para vender mais através da Internet.
A Shopify possui uma versão brasileira adaptada para a nossa dinâmica de vendas do Brasil, então ao criar sua conta, você poderá comprar um design pré-pronto, configurar métodos de pagamento e frete no padrão do usuário brasileiro.
A estrutura engessada da Shopify fornece a você edições no catálogo de produtos, em algumas partes do seu design, em pedidos, pagamentos, frete, descontos, promoções e relatórios de venda.
O fato da estrutura ser engessada também evita que configurações que podem prejudicar sua Loja Virtual sejam realizadas.
Certo, vamos a nossa lista de vantagens e desvantagens de utilizar a Shopify como plataforma de Loja Virtual.
O WIX é um CMS no qual seu principal objetivo é fornecer uma interface amigável para seus usuários conseguirem montar design de sites arrastando e soltando elementos.
Colocamos o WIX como a terceira opção de melhor plataforma para criar uma loja virtual em 2025.
A empresa é privada e foi fundada em 2006, é Israelence e teve seu capital aberto em 2007 e foi em 2011 que foram lançadas versões do WIX em outras línguas, o que acabou dando um boom de popularidade.
Tenho certeza que você recebeu alguma propaganda deles, mostrando o quão fácil seria criar um website dentro da plataforma.
Certo, o WIX serve para diversos objetivos, criar sites institucionais, publishers e também e-commerce, mas ele é otimizado para isto?
A resposta infelizmente é não. Ele é uma ótima solução para quem quer começar na internet, mas assim que você ficar um pouco mais robusto, e sentir a necessidade de entrar em marketplaces, por exemplo, vai ter problemas com o WIX.
Existe também uma limitação em questão de interface e customização. Apesar do drag'n drop que é prometido para pessoas leigas em relação a programação web, criar funcionalidades personalizadas para negócios mais complexos não será possível.
E tem também todos os pontos que nós levantamos na Shopify, sobre o fato de você estar contratando uma empresa privada, onde o foco dela é criação de sites intitucionais, e não Lojas Virtuais robustas, então eu diria que montar um WIX para ser uma Loja Virtual é uma solução temporária.
As vezes é até melhor começar a vender em marketplaces e redes sociais, como por exemplo Mercado Livre, Amazon, Magalu, Instagram, Facebook entre outros.
Bom, mas não queremos descartar totalmente o WIX, ele existe, é uma ferramenta bem feita e para quem deseja estudar e planejar corretamente a criação de uma Loja Virtual, pode sim se aventurar na plataforma para começar a vender on-line.
Agora vamos para as vantagens e desvantagens de utilizar WIX para criar uma Loja Virtual
A Tray E-commerce é uma plataforma de tecnologia criada por brasileiros, adquirida pela Locaweb e também é uma solução privada pra criação de Lojas Virtuais.
A Tray será nossa quarta opção como plataforma para criação de loja virtual em 2025.
Nos dados da Buildwith Trends, verificamos que 5% das Lojas Virtuais criadas no Brasil são na plataforma Tray, inclusive a Eco Webdesign já realizou algumas Lojas Virtuais dentro da plataforma.
Assim como falamos da Shopify e WIX, a Tray E-commerce segue alguns padrões em suas cobranças e também em sua interface de gerenciamento.
Na Tray, você vai ter acesso a uma lojinha de plugins, para comprar templates com design pré concebidos, vai conseguir integrar API's e funcionalidades desenvolvidas por empresas de terceiros.
Estes desenvolvedores que criam funcionalidades terceirizadas para a Tray, são auditados, então você vai utilizar ferramentas que são aprovados pelos profissionais da Tray.
Toda sua Loja Virtual será dentro de um ambiente engessado, sem acesso ao código fonte, porém, na interface da Tray, você vai poder fazer edições em CSS (cascate stylesheet), e isto é bastante interessante para lojistas que desejam personalizar o design de seu site, porém, não podemos esquecer que o ambiente é engessado, e dependendo do tema que você escolher, não será possível editar algumas diagramações.
Outro ponto importante é que a Tray oferece integração automática com diversos marketplaces, sendo possível fazer envio dos seus produtos, cadastrados na plataforma, para o Mercado Livre, Shopee, Amazon, entre outros grandes canais.
Não podemos afirmar que tudo vai funcionar, nossas experiências com a maior parte dos hubs de integrações foram frustradas, pelo fato de nada funcionar corretamente, sendo necessário muito suporte técnico.
Enviar os produtos para Marketplaces também merece um artigo só para tratar do assunto, porque nós temos muita experiência com o envio de produtos, e tudo precisa seguir diversas regras e individualidades para cada um dos marketplaces do mercado (enviar produtos para o Mercado Livre através da sua Loja Virtual, por exemplo, é muito difícil e se você não conhecer todas as políticas que o ML exige, seus produtos não serão disponibilizados dentro do catálogo do marketplace).
Bom, tudo bem, agora que entendemos um pouco da Tray, vamos para o mais importante, que são as vantagens e desvantagens de criar uma Loja Virtual dentro da Tray E-commerce.
8% da população brasileira que trabalha com Lojas Virtuais, em 2024, utilizou Nuvemshop.
Agora em 2025, 10% das empresas optaram pela Nuvemshop, subindo 2% de 2024 para 2025 e este número determina que esta plataforma vem crescendo e pode ser uma opção para criar sua Loja Virtual.
Sendo assim, a Nuvemshop é a nossa quinta opção de plataforma para criar Loja Virtual em 2025.
Bom, a Nuvemshop é uma plataforma brasileira, privada e muito popular na América Latina e promete oferecer um ambiente otimizado para usuários da própria América Latina. Esta proposta é muito interessante, já que cada país possui suas particularidades para realizar vendas on-line, então criar uma Loja Virtual otimizada para a sua área de atuação resolve metade de todos os seus problemas.
A plataforma existe desde 2011, e tem sua sede na Argentina e Brasil.
Uma característica que devemos pontuar na Nuvemshop é a promessa de conseguir integrar seus produtos com os maiores Marketplaces do mercado e também redes sociais, como facebook e instagram.
Porém, esteja sempre ciente de que estas integrações são complicadas, então você, como lojista, precisa estudar certinho cada política e taxa de marketplaces, para vender sem ter prejuízos!
Outra característica muito legal da Nuvemshop é o fato de disponibilizar uma opção para que você monte sua Loja Virtual gratuitamente. Então eles disponibilizam todo o seu ambiente, para você começar pequeno, com alguns produtos, e depois ir evoluindo conforme suas vendas forem crescendo.
Para pequenos lojistas, ou pessoas que desejam começar a vender produtos on-line, a Nuvemshop pode ser uma boa opção.
Eles também possuem uma loja de plugins, integrações, templates e mais. Estes itens nós já pontuamos na Shopify, Tray e WIX, então você provavelmente já entendeu que estas plataformas possuem funcionalidades semelhantes, apesar de possuírem paineis completamente distintos.
Sendo assim, vamos para os nossos pontos de vantagens e desvantagens, que é o que mais nos interessa!
A Loja Integrada é uma nova plataforma da nossa lista. Em 2024 7% dos e-commerces no Brasil foram criados na plataforma e agora em 2025, segundo o Build With Trends, 8% utilizam a Loja Integrada, contabilizando um aumento de 1%, o que no cenário conta como milhares de lojas.
A plataforma foi criada em 2013, é brasileira e tem como principal missão atender pequenos e médios empreendedores que desejam iniciar de forma simples.
A Loja Integrada promete ser acessível financeiramente e fácil de usar. Outro dado interessante é que no ano de 2013 mesmo a plataforma foi adquirida pela VTEX, uma outra empresa grande e com destaque nas soluções enterprise para lojas virtuais com volumes de transações enormes.
Bom, a semelhança da plataforma com a Nuvemshop ou a Tray é muito grande, até seu objetivo final tem muito em comum, então todos os detalhes que já mencionamos anteriormente podem servir para a Loja Integrada e eu acredito que é necessário estudar a fundo as taxas, pois essas sim irão fazer diferença no fluxo de caixa do seu negócio.
Sabe quando vamos escolher um banco? Muitos tem as mesmas operações e o fator determinante será o atendimento, taxas e investimentos que eles irão oferecer, sendo assim, vale a pena um estudo de mercado, criando conta em todas as plataformas, já que elas oferecem um período trial, e realizar os devidos testes.
Um outro detalhe é que todas prometem que é possível criar todo o ambiente sozinho, e na Loja Integrada não é diferente, você vai montar sua conta, a plataforma vai fornecer alguns temas já prontos e depois será necessário configurar contas de bancos e entre outros detalhes que sem uma consultoria você pode encontrar dificuldades para evoluir. Até para conseguir colocar a loja virtual on-line pode ser difícil.
E essas dificuldades são um pouco generalizadas, lojistas de primeira viagem necessitam de muito apoio no início da jornada e nem sempre você vai ter o atendimento / suporte necessário dessas plataformas, sendo necessário gastar muito e ter custos acima do que se foi previsto.
Certo, mas nem tudo são espinhos, existem as rosas também! A Loja Integrada possui um ambiente intuitivo para quem já possui experiência em vendas on-line, possuindo uma Loja de Aplicativos, que se assemelha aos plugins de integrações, onde você pode escolher diferentes meios de pagamento, ferramentas de marketing, soluções de logística e integrações com ERPS.
Na plataforma as funções básicas de um E-commerce também existem, então você gerencia seu catálogo, pedidos, formas de envio, pagamentos e entre outros.
Ok, já tivemos uma introdução à Loja Integrada, agora vamos para a nossa lista de vantagens e desvantagens, que é o que mais nos interessa, não é mesmo?
Nosso novo e último item da lista para 2025 é a Yampi, outra plataforma brasileira que veio para democratizar o ambiente.
No gráfico que apresentamos, 13% das lojas virtuais estão utilizando a "nova" plataforma.
E por que dizemos nova? Bom, por ser ligeiramente desconhecida no segmento de desenvolvimento web desde 2019 e nós, como webmasters experientes, conhecíamos nomes como Wordpress, Magento, Shopify ou lojas Tray.
Bom, como podemos observar no próprio website da Yampi, eles contam que em 2019 a marca sofreu uma grande reformulação e alterou seu nome de BUBB para Yampi, foi nessa época que o nome começou a ser trabalhado e muitas informações interessantes sobre o e-commerce foram sendo identificadas como positivas pelo mercado, principalmente se tratando de solução em checkout.
A Yampi explica que o Checkout deles é otimizado e pode aumentar em muito as conversões dos consumidores, e isso é feito a partir de uma experiência de compra simples e intuitiva, diminuindo muito o abandono de carrinhos também.
Abaixo iremos colocar também, um gráfico que mostra o interesse das pessoas sobre a marca nos últimos 5 anos com a ajuda do Google Trends.
Bom, podemos ver então, em azul, que a Yampi subiu muito no interesse do mercado e foi escolhida por muitos brasileiros que desejavam iniciar suas vendas on-line.
Certo, entendemos então que a Yampi possui um checkout otimizado, mas só isso fez com que a plataforma tivesse esse pulo grande no mercado? Não, não, temos as vantagens e desvantagens do uso da plataforma e iremos destrinchar agora mesmo! Vamos lá.
Então concluindo, essa é a nossa nova lista de 2025 e conseguimos abranger muitas plataformas de E-commerce, inclusive o Interago, que é a nossa própria plataforma.
Gostaríamos de deixar aqui o nosso e-mail, pois é nossa missão ajudar a comunidade e conseguir oferecer informações para que todos consigam se beneficiar com a internet, então teve alguma dúvida ou gostaria de sugerir pautas? Fale conosco, enviando um e-mail para suporte@ecowebdesign.com.br.Nós respondemos todos! Então entre em contato com a nossa equipe e vamos agendar um meeting para tirar todas as suas dúvidas sobre criação de uma Loja Virtual para vender em 2025!
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