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Sobre a Eco Webdesign
Em 18/02/2025 às 17h14 - Atualizado em 21/02/2025 às 15h47
O Search Central Live Brasil é um evento do Google especificamente do produto Pesquisa, onde vários palestrantes do Google Mundial, vem ao o Brasil para compartilhar um pouco das novidades e visão de uso das ferramentas criadas dentro do universo de pesquisa do Google.
Para contextualizar o Google tem várias frentes, uma delas é o Google Ads, onde você pode pagar para aparecer nas primeiras posições de determinadas pesquisas, Youtube, plataforma focado em vídeos, Gemini, inteligência artificial, Google Cloud, serviço de processamento online focado em grandes aplicações, Gmail, solução de email profissional, entre outros.
Este ano o evento foi realizado hoje em São Paulo e será realizado no dia 20 em Recife. Este evento é destinado para desenvolvedores, profissionais de marketing e equipe de redação. Meses antes o Google abre a inscrição e duas semanas antes seleciona uma pequena quantidade de pessoas para participar. Pelo segundo ano a Eco Webdesign teve um representante, a primeira vez foi em 2023. Nestes dois anos a Eco Webdesign foi a única agência especializada no Google (SEO) de São José do Rio Preto a comparecer.
O grande objetivo deste evento é informar de forma mais próxima e íntima estas novidades com o objetivo de melhorar a qualidade das respostas das pesquisas.
O evento aconteceu na parte da manhã na sede do Google em São Paulo, localizado na Faria Lima. Daniel juntamente com Nathalia foram os hosts do evento, dois representantes do Google de peso. Nathalia é a head do Google Notícias no Brasil e Daniel um dos mais influentes colaboradores do Google Global, hoje atuando na ferramenta Search Console.
Bruno Possas, abriu as palestras com “O futuro da busca chegou”, Bruno líder de um dos escritório Google mais importante no Brasil, trabalha há mais de 20 anos no Google ajudando a desenvolver soluções para o produto Pesquisa. A palestra de Bruno destaca como o Google evolui continuamente a busca com inteligência artificial para atender às necessidades de informação dos usuários, através de ferramentas como o AI Overviews e Google Lens, enfatizando a importância de criar conteúdo relevante para as pessoas e não apenas para otimizar os resultados
A segunda apresentação foi da simpática Cherry Prommawin, trabalha com o Daniel no Search Console e é representante do Google Ásia, em sua apresentação “What’s news in Search”, Cherry detalha que o Google realiza cerca de 4.000 atualizações por ano para garantir resultados de alta qualidade. Ela também menciona que o Google prioriza a qualidade do conteúdo em vez de como ele foi criado (se por IA ou humanos). Cherry trabalhou com Daniel para montar uma forma de as pessoas trabalharem com os dados do Google Analytics e do Search Console.
Logo em seguida Hillel Moaz, gerente de engenharia do Search Console, explica como o Google usa o feedback dos usuários para desenvolver e aprimorar ferramentas dentro do Search Console, com foco nas recomendações personalizadas e na visão de dados de 24 horas, visando auxiliar os proprietários de sites a otimizar sua performance na busca
E para fechar a primeira parte do evento, Daniel Waisberg foca em como usar o Google Search Console e o Google Analytics em conjunto para tomar decisões mais bem informadas sobre a busca. O Google Analytics foca no que acontece depois que o usuário entra no site, enquanto o Search Console mostra o que acontece antes. Daniel explica que os números entre o Search Console e o Google Analytics quase nunca coincidem devido a diferenças nos sistemas e nas definições, e que o Search Console é a fonte mais fidedigna para dados de busca.
Na volta do coffee break, Omri Weisman, engenheiro de software do Google que trabalha no Google Trends mostrou como o Google Trends pode ser usado para o bem social, mostrando como a ferramenta pode ser aplicada em diversas áreas como SEO, jornalismo, saúde pública e economia global. Ele também alertou sobre a importância de entender os dados do Google Trends para evitar conclusões equivocadas
Logo depois Simon Rogers, jornalista relevante do Reino Unido, descreve o Google Trends como um banco de dados de intenções que revela as tendências de pesquisa dos usuários. Essa ferramenta mede aproximadamente um quinto de todas as pesquisas realizadas no Google. O Google Trends é valioso porque consegue capturar o que as pessoas estão pensando e sentindo. Ele oferece insights valiosos sobre o que as pessoas pesquisam antes mesmo de realizarem uma ação, como comprar uma casa ou solicitar benefícios. Simon explica que os dados do Google Trends são indexados e normalizados, permitindo comparações entre diferentes regiões e escalas. Ele também destaca a importância de entender o que é um "breakout" no Google Trends, que representa um aumento de mais de 5.000% no interesse de pesquisa por um determinado termo. Esses "breakouts" mostram os momentos e tópicos que capturam a atenção das pessoas em um determinado período, como foi usado para identificar os momentos mais importantes do ano no vídeo "Year in Search". Vídeo emocionante, recomendo.
Para finalizar o evento a Fabiana Zanni explica que o Google faz parcerias com a indústria de notícias para organizar informações de qualidade, beneficiando usuários, negócios do Google e produtores de conteúdo. Esse apoio se concretiza através de produtos como Pinpoint e Google Trends, programas de relacionamento que oferecem treinamentos e suporte técnico, e parcerias diretas com organizações como Comprova, Tornavoz e Jor, visando fortalecer o jornalismo e promover conteúdo de qualidade.
A participação da Eco Webdesign nestes eventos é parte da jornada de estudo e relacionamento com o Google, estamos estudando este ecossistema há mais de 15 anos, com a chegada da IA para o público geral, houve grandes mudanças no comportamento das pesquisas e também em sua ferramenta de busca, agora mais que nunca é importante se atualizar. A Eco Webdesign é uma empresa especializada no Google, prestamos consultoria e assessoria de SEO para grandes portais de notícias, indústrias, prestadores de serviços, franquias e lojas virtuais, temos muito orgulho de ser uma empresa no interior de São Paulo com conhecimento e experiência internacional.
Quais foram as principais mudanças na ferramenta de pesquisa do Google? Quais as melhores práticas para redatores e grandes portais? Estas respostas estavam neste evento
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· #institucional
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