Landing page vs site completo: o que escolher?

A escolha certa entre um Site Completo e uma Landing Page é essencial para o sucesso do website. Mas qual escolher? Venha conosco para entender como tomar a melhor decisão

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Essa pergunta é muito frequente e também depende das tendências de mercado, por exemplo, há alguns anos era mais comum ver landing pages e hoje em 2025 os sites completos voltaram a ser maioria. Mas afinal, qual a diferença entre eles? Bom, podemos começar com os objetivos.


Objetivos e características de landing pages

✔ São compostas por apenas uma página

✔ Sua divisão é por blocos ou sessões, onde a navegação é via rolagem

✔ Os botões são para ações específicas, onde normalmente o objetivo é gerar leads.

✔ Ao rolar, o objetivo é convencer o visitante de algo

As landing pages podem ser traduzidas como “páginas de aterrissagem”, onde o visitante chega normalmente de campanhas do Google Ads, Meta Ads ou outras. Normalmente o visitante realiza uma ação importante na landing page e não vai para outras páginas.


Imagem ads_to_conversion
Exemplo de jornada tradicional dos visitantes: Campanha do Google Ads > Landing Page > Conversão

Objetivos e características de sites completos

✔ São compostos por muitas páginas

✔ Sua divisão é por sitemap, onde a navegação é via links

✔ As ações são relacionadas à função, seja gerar leads, baixar documentos, comprar produtos, entre outros.

✔ Ao navegar, o cliente adquire informações ou realiza transações.

Os sites completos possuem vantagem no ranqueamento do Google e também nas respostas de inteligência artificial, uma vez que o conteúdo é dividido de forma organizada. Por exemplo: este site que você está lendo é um site completo e essa página é dedicada exclusivamente para falar de lading pages e sites completos. Por ser maior, normalmente é um site com custo mais elevado.

Imagem multi_links
Exemplo de jornada do visitante pelas pesquisas: Dá um Google > Vários Links no Google > Link A, B, C ou D

Exemplos de situações para escolher entre uma landing page e site completo:

Precisa de um site para campanha de Google Ads?

A Landing Page pode ser o mais apropriado, pois ela pode ser criada para atender com exatidão seus anúncios.


Vai vender muitos produtos? 

Site Completo é mais indicado, pois cada produto terá um link e o ranqueamento no Google pode trazer visitas de tráfego orgânico.

Irá vender somente 1 produto?

A Landing Page é o mais apropriado, pois centraliza as informações realiza a venda na mesma página.


Precisa de uma página de cadastro via QR Code?

Uma Landing Page atende essa necessidade, pois somente 1 link é necessário.

Quer tráfego orgânico e aparecer no Google? Site Completo

Site Completo é melhor para os buscadores, pois seu conteúdo é dividido por assuntos para atender vários tipos de buscas com páginas específicas.


A mesma empresa pode ter vários Sites Completos e Landing Pages

O importante é atender as necessidades dos visitantes de forma correta, ou seja, não há limite para o uso de sites completos ou landing pages na mesma empresa.

Por exemplo: A mesma empresa pode ter seu site principal (Site Completo)várias Campanhas no Google com páginas de conversão (Landing Pages) e até mesmo outros websites para centralizar vendas de produtos, área de clientes e outras funções (Site Completo).


Imagem multi_page_landing_page
A mesma empresa, exemplo da Physicus, pode trabalhar com Sites Completos e Landing Pages de acordo com as necessidades do negócio

Conclusão


Mesmo que o custo para criar o site seja um fato importante dependente do porte da empresa ou valor destinado ao projeto, é importante ter em mente que o site que não funciona é o mair caro. Por exemplo, criar uma landing page para ter tráfego orgânico não funciona e não adianta criar uma somente porque é mais barato. A relação de custo-benefício depende do retorno do investimento por meio de resultados.

Essa publicação ajudou você?

Sim Não

Você também pode gostar de ler

Imagem principal do artigo Landing page vs site completo: o que escolher?

Landing page vs site completo: o que escolher?

A escolha certa entre um Site Completo e uma Landing Page é essencial para o sucesso do website. Mas qual escolher? Venha conosco para entender como tomar a melhor decisão

Em 15/04/2025 às 09h13

Imagem principal do artigo Site institucional: o que é e como fazer o seu | Passo a passo

Site institucional: o que é e como fazer o seu | Passo a passo

O Site Institucional pode ser muito interessante para as empresas ou organizações por vários motivos, entenda mais sobre neste artigo

Em 14/04/2025 às 11h52

Imagem principal do artigo Quanto custa um site profissional em 2025 | Entenda os preços e formatos

Quanto custa um site profissional em 2025 | Entenda os preços e formatos

O custo do website depende das funcionalidades e conteúdo, veja os principais tipos de websites e quais os preços médios para cada tipo

Em 07/04/2025 às 10h27 - Atualizado em 07/04/2025 às 10h29

Imagem principal do artigo Carrossel de imagens para as notícias e artigos

Carrossel de imagens para as notícias e artigos

Facilidade e agilidade para inserir diversas fotos em seus artigos direto do celular ou computador

Em 19/06/2023 às 10h28 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Imagem principal do artigo Design para Websites

Design para Websites

Aprenda o que é o design de um site, quanto custa, como fazer, qual o melhor programa, o que é o serviço e como escolher uma empresa de webdesign

Em 21/04/2023 às 10h57 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Imagem principal do artigo Cadastrando produto no Google Empresa para atrair mais clientes em 2023

Cadastrando produto no Google Empresa para atrair mais clientes em 2023

Veja como e qual a importância de cadastrar produtos no perfil de empresa do Google

Em 27/04/2023 às 13h42 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Imagem principal do artigo Cadastrando serviço no Google perfil de empresa em 2023

Cadastrando serviço no Google perfil de empresa em 2023

Acesse e veja como cadastrar seus serviços no Google Perfil de Empresa em 2023 para atrair mais clientes

Em 02/05/2023 às 15h13 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Imagem principal do artigo Eco Webdesign - Empresa de Web Design Profissional

Eco Webdesign - Empresa de Web Design Profissional

A Eco Webdesign é a empresa de web design profissional ideal para criar sites profissionais e impactantes para sua marca. Mais de 13 anos no mercado.

Em 14/04/2023 às 14h04 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Imagem principal do artigo Empresa de Web Design em Rio Preto

Empresa de Web Design em Rio Preto

Temos mais de 13 anos trabalhando com Web Design, neste texto iremos te mostrar o que web design faz, seus benefícios e valores.

Em 18/04/2023 às 10h54 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Imagem principal do artigo Criação de Sites em Rio Preto

Criação de Sites em Rio Preto

Mais de 13 anos trabalhando com Criação de Sites, estamos localizados em Rio Preto. Uma empresa séria e profissional de Criação de Sites em Rio Preto

Em 10/04/2023 às 14h58 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

E-books para baixar

imagem do e-book como a web pode transformar seu negócio

Como a web pode transformar sua empresa

Veja uma abordagem geral da web e oportunidades para empresas de todos os tamanhos.

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign
Imagem da apresentação da Eco Webdesign

Apresentação institucional da Eco Webdesign

Veja nossa apresentação atualizada com cases e os principais serviços Edição 6 de 2024

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign