Entenda sobre a loja virtual que indexa no Google

Por que algumas lojas virtuais recebem mais visitas do gigante de buscas e outras não? Saiba mais sobre como estar entre os que aparecem mais!

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail



Introdução

O primeiro ponto que é importante entender é que a loja virtual é um tipo específico de website, ou seja, é um website com as funcionalidades de vendas. Então, além das especificidades da loja virtual, é necessário atender aos mesmos requisitos que um website.


O que todo website que indexa no Google precisa?


Estar acessível ao Google: O ponto de partida é estar acessível ao Google, ou seja, estar publicado na internet com uma infraestrutura de qualidade. 


Os sites que ficam fora do ar não são competitivos para o Google, por isso é importante que a escolha da hospedagem e nuvem seja feita com responsabilidade para garantir que o site seja estável e seguro. Hoje em dia nenhum site sem certificado de segurança (cadeado no navegador por usar HTTPS) está inapto para participar nos ranqueamentos.

Imagem YouTube Thumbnail-min
Segurança em primeiro lugar! Hoje um website sem cadeado de segurança não tem chance nas buscas

Experiência de navegação: A experiência de navegação engloba todos os dispositivos (computador, celular, tablets, tvs) e de forma geral o visitante precisa navegar de forma simples e intuitiva. O Google possui uma métrica chamada Web Vitals, que consiste em avaliar a experiência do usuário de acordo com 3 princípios que podem ser resumidos e simplificados em: velocidade de carregamento, tempo de resposta aos eventos e o quanto o website "chacoalha" enquanto carrega ou navega.

Imagem webvitals-min
O Web Vitals é uma métrica do Google classificar os websites bons e ruins para os visitantes. É possível ver se o website está aprovado no Google Search Console. Fonte: web.dev


O mais importante é o conteúdo: É muito importante entender que a parte técnica precisa atender a todos os requisitos, entretanto, o conteúdo é o mais importante. Ter um conteúdo interessante, original, exclusivo, e que gera visitas no website está acima da parte técnica e é o grande divisor de águas entre os sites que possuem a parte técnica ok.

Imagem conteudo_qualidade-min
Mais do que ninguém, o Google gosta de visitas! Quanto mais interessante é seu conteúdo mais ele é compartilhado no Whatsapp, redes sociais e outros websites.


Técnicas de SEO: O SEO (Search Engine Optimization) é o termo utilizado para as técnicas que buscam como objetivo aparecer mais e melhor nos mecanismos de busca, especificamente no Google. Novamente, em um ambiente de alta competitividade é preciso ter criatividade quanto ao conteúdo e aplicar técnicas que entregam melhor o site para o Google. Entre as diversas técnicas, podemos citar, por exemplo:


Envio do sitemap para o Google: Utilizar ferramentas como o Search Console do próprio Google para enviar o sitemap é fundamental para mostrar para o Google todos os links do seu website. O sitemap nada mais é do que um arquivo em formato XML.

Imagem sitemap-min
O sitemap nada mais é do que uma planilha com todos os links do seu website. Você entrega essa tabela para o Google conhecer todos os seus links.

Conhecer os termos de pesquisa: Saber como seus usuários estão pesquisando pelo que você oferece pode ser um grande divisor de águas. Por exemplo, as pessoas usam muito mais a palavra "distribuidora" do que "distribuidor", então quem usa "distribuidora" ficará na frente com o mesmo conteúdo só por adicionar um A ao final de uma palavra.

Compartilhar seu website e ter muitos links: A princípio, quanto mais links, melhor. É importante que os links conversem entre si, como se seu website fosse uma rede onde é sempre possível ir para vários lugares.Além dos links externos, receber visitas por links em redes sociais e aplicativos em geral (Facebook, X, Instagram, TikTok, Whatsapp, entre outros) é sempre favorável, pois mostra para o Google que as pessoas possuem interesse no link.

Como mostrar para o Google que meu website é uma loja virtual?


A loja virtual possui características específicas em seu conteúdo e saber trabalhá-lo pode gerar mais engajamento ao ter uma exibição privilegiada no Google. O principal item que faz uma loja virtual ser uma loja virtual é ter produtos.


Já que o que difere a loja virtual dos demais websites é o produto, é preciso avisar o Google quais são esses produtos obedecendo suas características e formato.


Afinal, o que faz um produto ser um produto?

O Google disponibiliza um serviço que se chama Mercant Center para o lojista entender como sua loja indexa no Google e também como configurar e aprimorar a loja segundo as especificações do gigante das buscas.

Imagem merchantcenter-min
O Google Merchant Center é uma ferramenta para o lojista gerenciar os produtos de sua loja virtual no Google (pesquisas e campanhas). Fonte: Suporte do Google

De acordo com o Merchant Center, é necessário que o produto tenha várias informações de forma obrigatória para ser classificado como um produto, os quais (conforme outubro de 2023):


De acordo com o Merchant Center, é necessário que o produto tenha várias informações de forma obrigatória para ser classificado como um produto, os quais (conforme outubro de 2023):


Identificador ou ID: É o código que seu produto tem em sua loja virtual. Normalmente se usa como SKU.

Título: O nome de seu produto, basicamente. O nome não pode ser muito extenso (ter mais de 150 caracteres).

Descrição: A descrição é um texto de até 5000 caracteres e compreende na transcrição textual de como é o produto, seu material, especificações, características técnicas e mais.

Link: Importantíssimo e é onde queremos que o visitante vá. O link é a URL do seu produto na loja virtual.
Disponibilidade: O Google exibe que você especifique se o produto está disponível, esgotado ou somente para encomendas.

Disponibilidade: É necessário informar se o produto está disponível (em estoque) ou não (sem estoque). Se seu produto é para encomenda, é obrigatório avisar quando ele estará disponível.

Condição: O produto é novo ou usado? Informar a condição também é essencial e ajuda indicar o produto para o público correto.

Preço: Quanto o produto custa. É importante especificar o valor exato que o cliente vai pagar ao escolher uma forma de pagamento. Se o produto está com desconto, por exemplo, seu preço é menor que o normal.

Marca: É obrigatório escrever o nome da marca, mesmo que você sejá o fabricante.

GTIN e MPN: É importantíssimo adicionar estes valores para os produtos. Eles são identificadores do fabricante e seu uso, segundo o próprio Google, maximizam a indexação pois o item é padronizado em toda a web.
Estado: Se o produto é novo ou não.

Adulto: É preciso responder se o produto é ou não para maiores de 18 anos.

Idade: Obrigatório para, principalmente, roupas. Ou seja, para qual idade é indicado a roupa.

Cor: Também é obrigatório para roupas.

Gênero: Obrigatório para roupas e outros produtos segmentados por gênero.

Há mais especificações, principalmente ao trabalhar com produtos de um tipo específico.


Bom, para cada produto é necessário passar para o Google as informações para garantir sua efetiva indexação. Como dito anteriormente, é necessário seguir o Merchant Center e garantir que tudo esteja funcionando usando o Google Search Console. 


A partir do momento que o Google entende que seu website trabalha com produtos e começa a exibi-los, é desbloqueado no Google Search Console a aba Merchant Center para acompanhar a indexação dos produtos.


Quando tudo está correto, seus produtos são exibidos através das funcionalidades do Google, especialmente, como cards de produtos nas buscas.


Os produtos também são exibidos no Google Meu Negócio e aba do Google Shopping. Como o card possui imagem, nome, preço e avaliação do produto, sua apresentação é muito mais atrativa para o usuário do que um resultado convencional.

Imagem googleShopping-min
O Google Shopping é uma rede do Google para exibir produtos como resultados de pesquisas com imagem, nome, preço e avaliação. Fonte: Suporte do Google

Potencializando a loja virtual que indexa no Google com campanhas do Google Ads

O Google possui sua própria rede de anúncios pagos e chamamos esse tipo de divulgação de campanhas do Google Ads. Em termos simples, é a inserção de créditos (como um celular pré-pago) para levar visitantes para seu website. Os créditos são gastos a cada visita.


É possível criar campanhas para produtos específicos de sua loja virtual por meio do Google Merchant Center e exibi-los massivamente em redes como o Google Shopping, porém, o mais importante é entender que o Google gosta dos sites que seguem suas diretrizes e possuem SEO avançado. 

Imagem googleAds-min
Os websites com SEO pagam menos nas campanhas. Por isso é importante estar alinhado com as diretrizes do Google e ao mesmo tempo aproveitar para fazer campanhas otimizadas. Fonte: Ajuda do Google Ads


A lógica é simples, o Google já exibe websites naturalmente (ou organicamente) quando seu conteúdo e parte técnica são bons. Já, estes websites também pagarão menos ao fazer campanhas do Google Ads pois eles precisam aparecer menos vezes no Google para receber visitas. Ou seja, websites bons pagam menos em campanhas do Google Ads.


Há vários benefícios em se tornar um cliente do Google Ads ao fazer campanhas de divulgação. Os anunciantes podem ser mais detalhistas em relação aos termos que quer aparecer, configurar regiões, horários, dias, entre muitos outros. E não é apenas isso, também é possível ter relatórios e mais relatórios sobre as pesquisas e um controle detalhado do ROI, do inglês return of investment, é o cálculo do retorno do investimento para saber quais produtos compensam mais serem anunciados, uma vez que o Google Ads entende também seus produtos e valores.

Conclusão


A loja virtual que indexa no Google segue os mesmos padrões dos websites, os quais precisam atender os requisitos do WebVitals, Search Console de forma geral e ter um ótimo conteúdo. Além disso, as lojas virtuais precisam ficar atentas para seguir corretamente as questões técnicas sobre a entrega de produtos e todas as suas espeficações. Assim como o website convencional, a loja virtual também pode acompanhar seu desempenho nas buscas pelo Google Search Console.


Para potencializar a indexação no Google ou aparecer mais nas pesquisas, as lojas virtuais podem fazer campanhas do Google Ads, onde há mais configurações e dados detalhados sobre como, quando e quem está visitando sua loja.


Gostou do artigo? Quer saber mais? Entre em contato conosco para entender mais sobre indexação de lojas virtuais no Google e como vender mais. Obrigado pela leitura.

Essa publicação ajudou você?

Sim Não

Você também pode gostar de ler

Imagem principal do artigo Como o Publisher Bem Atualizado Net se beneficia com o CMS Interago como sua plataforma para sites de notícias

Como o Publisher Bem Atualizado Net se beneficia com o CMS Interago como sua plataforma para sites de notícias

O Interago como CMS pode gerar economia mesmo oferecendo funcionalidades fundamentais para o sucesso do Publisher

Em 05/11/2024 às 14h23 - Atualizado em 12/11/2024 às 10h22

Imagem principal do artigo Web Stories: O que são, características e como utilizá-los

Web Stories: O que são, características e como utilizá-los

Entenda o que é essa narrativa visual e como ela pode ser uma opção para produção de conteúdo de qualidade que gera resultados.

Em 01/08/2024 às 09h51 - Atualizado em 01/08/2024 às 09h53

Imagem principal do artigo AI no Google Brasil: O que esperar das mudanças e resultados (SERP)

AI no Google Brasil: O que esperar das mudanças e resultados (SERP)

A AI já afeta diversas áreas de nossas vidas, não será diferente com a forma como buscamos e recebemos resultados.

Em 14/06/2024 às 08h57 - Atualizado em 19/09/2024 às 11h02

Imagem principal do artigo Como escolher a melhor Agência para criação de loja Virtual em 2024

Como escolher a melhor Agência para criação de loja Virtual em 2024

Veja 6 dicas importantes para contratar uma agência que fará o e-commerce da sua empresa elevá-la a um próximo patamar

Em 26/05/2024 às 23h27 - Atualizado em 11/10/2024 às 17h18

Imagem principal do artigo Conteúdo Evergreen: O que é, como criar e importância para o marketing e empresas

Conteúdo Evergreen: O que é, como criar e importância para o marketing e empresas

O conteúdo evergreen ou perene é sinônimo de acessos consistentes por um logo período de tempo e autoridade para o website. Entenda seu papel no marketing e benefícios para a empresa.

Em 28/04/2024 às 02h50 - Atualizado em 17/05/2024 às 11h29

Imagem principal do artigo SEO para sites: como ranquear no Google

SEO para sites: como ranquear no Google

Veja 10 itens fundamentais de SEO para o site ranquear no Google e gerar Tráfego Orgânico. Aprofunde-se no assunto de uma forma leve e fácil leitura.

Em 09/04/2024 às 22h45 - Atualizado em 09/04/2024 às 22h47

Imagem principal do artigo E-mail Marketing: O que é e como funciona? Veja como começar

E-mail Marketing: O que é e como funciona? Veja como começar

De coleta de e-mails à testes A/B e disparos. Entenda mais sobre o mundo do e-mail marketing e como usá-la para gerar engajamento e resultados

Em 14/03/2024 às 08h44 - Atualizado em 16/03/2024 às 09h36

Imagem principal do artigo Entenda sobre a loja virtual que indexa no Google

Entenda sobre a loja virtual que indexa no Google

Por que algumas lojas virtuais recebem mais visitas do gigante de buscas e outras não? Saiba mais sobre como estar entre os que aparecem mais!

Em 03/10/2023 às 13h47 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Imagem principal do artigo Thiago Nigro, o Primo Rico fala da importância de se ter um site

Thiago Nigro, o Primo Rico fala da importância de se ter um site

Thiago Nigro, o Primo Rico com Flávio Augusto falam da importância de se ter um site na estratégia para conseguir novos clientes.

Em 11/11/2022 às 09h24 - Atualizado em 13/11/2023 às 10h22

Imagem principal do artigo E-book: Como a web pode transformar sua empresa

E-book: Como a web pode transformar sua empresa

A internet pode ajudar sua empresa a crescer em vários sentidos. Veja um resumo de nosso e-book

Em 21/04/2022 às 06h06 - Atualizado em 20/08/2024 às 21h02

E-books para baixar

imagem do e-book como a web pode transformar seu negócio

Como a web pode transformar sua empresa

Veja uma abordagem geral da web e oportunidades para empresas de todos os tamanhos.

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign
Imagem da apresentação da Eco Webdesign

Apresentação institucional da Eco Webdesign

Veja nossa apresentação atualizada com cases e os principais serviços Edição 6 de 2024

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign