Criação de Lojas Virtuais
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Em 03/10/2023 às 13h47 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53
O primeiro ponto que é importante entender é que a loja virtual é um tipo específico de website, ou seja, é um website com as funcionalidades de vendas. Então, além das especificidades da loja virtual, é necessário atender aos mesmos requisitos que um website.
Estar acessível ao Google: O ponto de partida é estar acessível ao Google, ou seja, estar publicado na internet com uma infraestrutura de qualidade.
Os sites que ficam fora do ar não são competitivos para o Google, por isso é importante que a escolha da hospedagem e nuvem seja feita com responsabilidade para garantir que o site seja estável e seguro. Hoje em dia nenhum site sem certificado de segurança (cadeado no navegador por usar HTTPS) está inapto para participar nos ranqueamentos.
Experiência de navegação: A experiência de navegação engloba todos os dispositivos (computador, celular, tablets, tvs) e de forma geral o visitante precisa navegar de forma simples e intuitiva. O Google possui uma métrica chamada Web Vitals, que consiste em avaliar a experiência do usuário de acordo com 3 princípios que podem ser resumidos e simplificados em: velocidade de carregamento, tempo de resposta aos eventos e o quanto o website "chacoalha" enquanto carrega ou navega.
O mais importante é o conteúdo: É muito importante entender que a parte técnica precisa atender a todos os requisitos, entretanto, o conteúdo é o mais importante. Ter um conteúdo interessante, original, exclusivo, e que gera visitas no website está acima da parte técnica e é o grande divisor de águas entre os sites que possuem a parte técnica ok.
Técnicas de SEO: O SEO (Search Engine Optimization) é o termo utilizado para as técnicas que buscam como objetivo aparecer mais e melhor nos mecanismos de busca, especificamente no Google. Novamente, em um ambiente de alta competitividade é preciso ter criatividade quanto ao conteúdo e aplicar técnicas que entregam melhor o site para o Google. Entre as diversas técnicas, podemos citar, por exemplo:
Envio do sitemap para o Google: Utilizar ferramentas como o Search Console do próprio Google para enviar o sitemap é fundamental para mostrar para o Google todos os links do seu website. O sitemap nada mais é do que um arquivo em formato XML.
Conhecer os termos de pesquisa: Saber como seus usuários estão pesquisando pelo que você oferece pode ser um grande divisor de águas. Por exemplo, as pessoas usam muito mais a palavra "distribuidora" do que "distribuidor", então quem usa "distribuidora" ficará na frente com o mesmo conteúdo só por adicionar um A ao final de uma palavra.
Compartilhar seu website e ter muitos links: A princípio, quanto mais links, melhor. É importante que os links conversem entre si, como se seu website fosse uma rede onde é sempre possível ir para vários lugares.Além dos links externos, receber visitas por links em redes sociais e aplicativos em geral (Facebook, X, Instagram, TikTok, Whatsapp, entre outros) é sempre favorável, pois mostra para o Google que as pessoas possuem interesse no link.
A loja virtual possui características específicas em seu conteúdo e saber trabalhá-lo pode gerar mais engajamento ao ter uma exibição privilegiada no Google. O principal item que faz uma loja virtual ser uma loja virtual é ter produtos.
Já que o que difere a loja virtual dos demais websites é o produto, é preciso avisar o Google quais são esses produtos obedecendo suas características e formato.
Afinal, o que faz um produto ser um produto?
O Google disponibiliza um serviço que se chama Mercant Center para o lojista entender como sua loja indexa no Google e também como configurar e aprimorar a loja segundo as especificações do gigante das buscas.
De acordo com o Merchant Center, é necessário que o produto tenha várias informações de forma obrigatória para ser classificado como um produto, os quais (conforme outubro de 2023):
Identificador ou ID: É o código que seu produto tem em sua loja virtual. Normalmente se usa como SKU.Título: O nome de seu produto, basicamente. O nome não pode ser muito extenso (ter mais de 150 caracteres).Descrição: A descrição é um texto de até 5000 caracteres e compreende na transcrição textual de como é o produto, seu material, especificações, características técnicas e mais.Link: Importantíssimo e é onde queremos que o visitante vá. O link é a URL do seu produto na loja virtual.Disponibilidade: O Google exibe que você especifique se o produto está disponível, esgotado ou somente para encomendas.Disponibilidade: É necessário informar se o produto está disponível (em estoque) ou não (sem estoque). Se seu produto é para encomenda, é obrigatório avisar quando ele estará disponível.
Condição: O produto é novo ou usado? Informar a condição também é essencial e ajuda indicar o produto para o público correto.Preço: Quanto o produto custa. É importante especificar o valor exato que o cliente vai pagar ao escolher uma forma de pagamento. Se o produto está com desconto, por exemplo, seu preço é menor que o normal.Marca: É obrigatório escrever o nome da marca, mesmo que você sejá o fabricante.GTIN e MPN: É importantíssimo adicionar estes valores para os produtos. Eles são identificadores do fabricante e seu uso, segundo o próprio Google, maximizam a indexação pois o item é padronizado em toda a web.Estado: Se o produto é novo ou não.Adulto: É preciso responder se o produto é ou não para maiores de 18 anos.Idade: Obrigatório para, principalmente, roupas. Ou seja, para qual idade é indicado a roupa.Cor: Também é obrigatório para roupas.Gênero: Obrigatório para roupas e outros produtos segmentados por gênero.
Há mais especificações, principalmente ao trabalhar com produtos de um tipo específico.
Bom, para cada produto é necessário passar para o Google as informações para garantir sua efetiva indexação. Como dito anteriormente, é necessário seguir o Merchant Center e garantir que tudo esteja funcionando usando o Google Search Console.
A partir do momento que o Google entende que seu website trabalha com produtos e começa a exibi-los, é desbloqueado no Google Search Console a aba Merchant Center para acompanhar a indexação dos produtos.
Quando tudo está correto, seus produtos são exibidos através das funcionalidades do Google, especialmente, como cards de produtos nas buscas.
Os produtos também são exibidos no Google Meu Negócio e aba do Google Shopping. Como o card possui imagem, nome, preço e avaliação do produto, sua apresentação é muito mais atrativa para o usuário do que um resultado convencional.
O Google possui sua própria rede de anúncios pagos e chamamos esse tipo de divulgação de campanhas do Google Ads. Em termos simples, é a inserção de créditos (como um celular pré-pago) para levar visitantes para seu website. Os créditos são gastos a cada visita.
É possível criar campanhas para produtos específicos de sua loja virtual por meio do Google Merchant Center e exibi-los massivamente em redes como o Google Shopping, porém, o mais importante é entender que o Google gosta dos sites que seguem suas diretrizes e possuem SEO avançado.
A lógica é simples, o Google já exibe websites naturalmente (ou organicamente) quando seu conteúdo e parte técnica são bons. Já, estes websites também pagarão menos ao fazer campanhas do Google Ads pois eles precisam aparecer menos vezes no Google para receber visitas. Ou seja, websites bons pagam menos em campanhas do Google Ads.
Há vários benefícios em se tornar um cliente do Google Ads ao fazer campanhas de divulgação. Os anunciantes podem ser mais detalhistas em relação aos termos que quer aparecer, configurar regiões, horários, dias, entre muitos outros. E não é apenas isso, também é possível ter relatórios e mais relatórios sobre as pesquisas e um controle detalhado do ROI, do inglês return of investment, é o cálculo do retorno do investimento para saber quais produtos compensam mais serem anunciados, uma vez que o Google Ads entende também seus produtos e valores.
A loja virtual que indexa no Google segue os mesmos padrões dos websites, os quais precisam atender os requisitos do WebVitals, Search Console de forma geral e ter um ótimo conteúdo. Além disso, as lojas virtuais precisam ficar atentas para seguir corretamente as questões técnicas sobre a entrega de produtos e todas as suas espeficações. Assim como o website convencional, a loja virtual também pode acompanhar seu desempenho nas buscas pelo Google Search Console.
Para potencializar a indexação no Google ou aparecer mais nas pesquisas, as lojas virtuais podem fazer campanhas do Google Ads, onde há mais configurações e dados detalhados sobre como, quando e quem está visitando sua loja.
Gostou do artigo? Quer saber mais? Entre em contato conosco para entender mais sobre indexação de lojas virtuais no Google e como vender mais. Obrigado pela leitura.
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