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Em 09/04/2024 às 22h45 - Atualizado em 09/04/2024 às 22h47
O SEO é uma sigla que vem do inglês "Search Engine Optimization" e sua tradução pode ser "Otimização para mecanismos de buscas", como o próprio nome diz, tudo que diz respeito à ações de otimização para um website aparecer mais e melhor no Google (pensando no Brasil, onde mais de 95% de todos os usuários usam o gigante das buscas) é SEO.
Podemos dizer que um site que aparece nas primeiras posições do Google e é interessante o suficiente para fazer o visitante acessá-lo é um site otimizado em SEO. Assim como também podemos afirmar que um website que não aparece, mesmo que se busque por palavras que estão em seu conteúdo ou dizem respeito a ele, não é otimizado para as buscas e consequentemente não tem chance de receber estes acessos.
Podemos afirmar que o trabalho de SEO envolve principalmente dois assuntos sobre o website: o conteúdo e a parte técnica. O conteúdo é a mensagem e envolve os textos, imagens, fotos e vídeos utilizados. Já a parte técnica envolve o código, navegabilidade e estrutura do website.
O SEO é importante porque aumenta a quantidade de visitas do site. Vamos supor que você possui uma indústria que vende produtos de limpeza para todo o Brasil. Segundo o Google Trends, há seguramente um mínimo de 100.000 pesquisas para "produtos de limpeza", mas este número pode chegar a 1 milhão. A importância do SEO está em levar as pessoas que fazem essa pesquisa para seu site, uma vez no website elas podem entrar em contato, fazer cotações, comprar, entre outras ações que resumem no fato de ter mais vendas e clientes.
Na maioria das vezes, o Google é o principal agente para tornar um site viável, pois ele fará que pessoas que ainda não conhecem o site comecem a conhecê-lo ao pesquisarem por seu conteúdo. Então, um site para empresas, por exemplo, sem SEO é normalmente um produto inviável.
O Google tenta colocar sempre os melhores sites (com as melhores respostas para seus visitantes) nas melhores posições. Esse processo de classificação gera o que chamaos de ranqueamento e para isso o Google analisa diversos e diversos fatores.
O Google utiliza realmente muitos fatores para determinar o ranqueamento dos websites, entretanto, podemos simplificar em alguns pontos que são conhecidos por todos, como abaixo:
📱 Qualidade do website nos celulares: O Google hoje analisa profundamente como o site é nos celulares, sim, diferentemente do que pensamos, a versão priorizada para o Google é a que aparece nos celulares e o primeiro item é: O site carrega rápido? - No cenário móvel, normalmente as pessoas usam conexões mais lentas como o 3G, então o site precisa carregar rápido nestas condições.
✍🏼 Qualidade, originalidade e exclusividade do conteúdo: O conteúdo do seu website precisa agregar valor para seus visitantes de uma forma única. Pense que o Google conhece, além de seu website, todos os seus concorrentes, então conteúdo plageado ou que não tem originalidade, não tem espaço. Isso vale para os textos, imagens, fotos e vídeos.
🔗 Quem tem links para seu website: Este é um dos primeiros fatores de ranqueamento já criados e é importante até os dias atuais. Um site com bom conteúdo possui outros sites com links para ele. Isso é chamado de backlink. Normalmente os websites maiores aumentam a credibilidade dos menores ao criar links para eles e isso pode acontecer em diversos cenários, por exemplo, as redes sociais são sites com muita autoridade e ter os links de seu website lá agregam valor.
Quer ver um pouco mais sobre ranqueamento de websites? Acompanhe essa série de vídeos no canal oficial do Google Search Console para conhecer um pouco mais sobre. Veja abaixo um dos vídeos da série "Como a Busca Funciona" (é possível colocar legendas em português).
A palavra otimização é muito usada no SEO e isso tem uma explicação. O trabalho que é realizado em termos de SEO não é uma receita ou exato. Não há uma verdade absoluta sobre, somente recomendações para serem usadas e testadas afim de otimizar (e não corrigir) o conteúdo.
Todas as ações realizadas em termos de SEO precisam ser testadas de acordo com o que chamamos de KPIs (key performance indicator, traduzido para indicadores de performance) para entender se as ações alteraram o site positiva ou negativamente. Por exemplo, podemos utilizar a métrica "quantidade de páginas vistas por um usuário" para medir o desempenho de uma ação de mudança de links de navegação de um website, onde se o usuário vê mais páginas, podemos considerar essa ação como positiva.
É muito comum que esse trabalho seja feita por uma empresa especializa em SEO com experiência em diversos cenários para indicar quais ações é indicada para seu website. Além disso, o cenário do SEO está em constante evolução, então algumas ações que funcionavam muito podem não funcionar mais depois de alguns updates do Google, por isso é extremamente importante estar sempre atualizado com as novidades do segmento. Quer ver por exemplo como aparecer no Google em 2024, veja este artigo atualizado de nossa empresa.
Separamos 10 itens que são fundamentais entre ações no website, além do website e ferramentas de acompanhamento, veja abaixo:
1) Palavras-chaves: As palavras-chaves são as palavras que as pessoas digitam no campo de busca. Podem ser termos curtos, como por exemplo "comprar sapato" ou longos como "comprar sapato de couro feminino direto da fábrica". Nós chamamos as sentenças com mais palavras de termos de calda longa e eles são mais fáceis de ranquear, a princípio.
2) Títulos: É importante saber que uma página pode ter muitos títulos e todos são importantes. Por exemplo: O título da página (tag <title> no código) é visto no navegador e é muito importante para o SEO, enquanto que o título social é usado quando a matéria é compartilhada nas redes sociais (tag og:title no código) e o H1 é o título de um artigo com cunho jornalístico para o Google News. É importante ter essa noção para compreender a complexidade do trabalho.
3) Conteúdo: O conteúdo é o coração do website. O visiante acessar o website para consumir o conteúdo, o demais é somente um suporte para ele. Por isso o conteúdo merece toda a dedicação para ser original, exclusivo, de alta qualidade e autentico. Não há uma métrica precisa para o tamanho do conteúdo do website, então pense que ele precisa ser suficiente para ser bom.
4) Imagens e fotos: As imagens e fotos fazem parte do conteúdo, porém, estão separadas porque merecem uma atenção especial. Como falamos acima, o site precisa carregar rápido nos celulares e em conexões 3G, então as imagens precisam ser leves para o celular, porém com boa qualidade, assim como maiores e com melhor resolução para os computadores. É importante também que sejam usadas imagens e fotos contextualizadas com o assunto da página, com boas legendas e, prerefencialmente, exclusivas.
5) Links e navegação: Uma navegação clara e objetiva é fundamental para a experiência do usuário e também para o Google entender seu conteúdo. Use urls amigáveis, onde a URL amigável é fácil para leitores, por exemplo: "meusite.com/compre-agora" é mais fácil de ler do que "meusite.com/123-compra?q=now&ok". É comum chamarmos a estrutura do website como mapa do site ou sitemap e é muito importante que seja pensado de forma coerente antes de começar a adicionar o conteúdo.
6) Backlinks: Os backlinks são links para seu website. Principalmente os links de sites maiores. Utilize websites de comunidades, redes sociais, compartilhamento de conteúdo, entre outros para criar links coerentes para seu website. Além de backlinks interessantes, podem ser uma origem de tráfego interessante.
7) Mídias sociais: É fundamental ter presença nas redes sociais. Assim como os backlinks, as redes sociais podem gerar engajamento e complementar seu conteúdo dentro e fora de seu website. Por exemplo, adicionar os comentários do Facebook em sua página pode complementar seu conteúdo, assim como um conteúdo engajado no Facebook geram várias visitas para o website. Ambos agregam valor.
8) Uso do Google Search Console: O Google Search Console é a ferramenta oficial do Google para entender como seu site está desempenhando nas pesquisas. Seu uso abrange palavras-chaves, posição das páginas do Google, problemas técnicos e muito mais. É muito importante conhecer a ferramenta e saber de sua existência para o sucesso no SEO e para ranquear o website.
9) Uso do Google Analytics: Outra ferramenta oficial do Google, esta por sua vez oferece dados detalhados sobre acessos e compartamento do usuário, de forma geral. O uso do Google Analytics ou GA4 (a versão atual é a 4) é fundamental para medir a efetividade das ações e levantar os KPIs, como falamos anteriormente. É necessário acompanhar de perto os dados para estudar o que está acontecendo após cada ação.
10) Tenha ou contrate uma equipe profissional: O papel do profissional de SEO é fundamental para ajudar a melhor o ranqueamento do website e dependendo do tamanho do projeto, é importante ter uma equipe dedicada ao assunto ou contratar empresas especializadas para realizar consultoria e auditoria para transmitir sua impressão e tentar agregar valor. A quantidade de visitas que um website recebe pode mudar uma empresa, então os insights e observações podem ser muito valiosos. É importante ter em mente que pode ser necessário um trabalho profissional de auditoria para destravar o potencial de um projeto. A Eco Webdesign é uma dessas empresas, caso queira saber mais.
Agora que você chegou aqui sobre SEO para sites e como ranquear no Google, acho importante concluir frisando que o conteúdo é o coração do website. O conteúdo de qualidade que agrega ao usuário possui muito valor, então entregue seu conteúdo em um website bem feito e rápido. Este pode ser o resumo ideal de tudo que falamos. Bom ranqueamento e conte conosco caso precise de ajuda.
Entenda o que é essa narrativa visual e como ela pode ser uma opção para produção de conteúdo de qualidade que gera resultados.
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