Criação de Lojas Virtuais
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Em 24/04/2024 às 16h14 - Atualizado em 14/08/2024 às 11h17
Tabela de conteúdo:
1. Introdução;2. Plataforma WooCommerce;3. Plataforma Shopify;4. Plataforma WIX;5. Plataforma Tray;6. Plataforma Nuvemshop;7. Plataforma Interago;
Bom, estamos em 2024, e o nosso artigo sobre o review de plataformas de Loja Virtual de 2023 ajudou muitas pessoas, agora chegou a hora de atualizarmos sobre as novidades de 2024. Demoramos um pouco, porém, antes tarde do que nunca!
Certo, levando em consideração a quantidade de pessoas que ajudamos com o review de plataformas do artigo de 2023, irei fazer este conteúdo seguindo a mesma linha, pois muitas pessoas entram em contato conosco com dúvidas sobre plataformas para criar uma Loja Virtual, e principalmente questionando se nossa equipe possui expertise para dar manutenção em sites que já estão no ar.
Como percebemos muita demanda sobre este assunto, eu irei escrever para vocês um novo review, para abordarmos sobre plataformas de lojas virtuais, tentando seguir um viés um pouco mais técnico porém didático, e espero conseguir sanar suas principais dúvidas!
O objetivo é que você saia com embasamento o suficiente para conseguir escolher a plataforma ideal para sua necessidade.
Relembrando que somos uma empresa com mais de 14 anos de experiência no mercado de Webdesign e alta performance nos resultados em plataformas de busca (SEO), sendo assim acreditamos ter experiência o suficiente para falar de Woocommerce, Shopify, Wix, Tray, Nuvemshop e entre outros.
Inclusive estas serão as plataformas que escolhemos para fazer um review detalhado, até porque são as mais populares do mercado em 2024, segundo a Builtwith trends.
De 2023 até hoje, 24 de abril de 2024, não houve uma movimentação muito brusca no mercado de plataformas. Como podemos analisar no Buildwith Trends, continuamos com a quantidade de lojas virtuais sendo majoritariamente nas plataformas que levantamos em 2023, então podemos continuar usufruindo de todas as pesquisas que já realizamos. A maior diferença que você verá neste artigo, será o Interago. Nossa plataforma agora ganhou um website próprio, então se você deseja conhecer um pouco mais sobre os recursos do Interago acesse o endereço do novo website e compare os recursos: https://www.interago.com.br/site/recursos
Nós também já temos alguns cases ganhando notoriedade nas vendas on-line dentro da nossa plataforma. Se você tiver curiosidade, acompanhe através dos links abaixo:
Bom, agora vamos continuar para a nossa avaliação de cada uma das 6 maiores plataformas de Lojas Virtuais no Brasil em 2024. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco! Estamos a disposição para ajudar.
Vamos começar falando do WordPress, que é uma plataforma que está constantemente sendo citada em nossa rotina.
O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo robusto e gratuito e será nossa primeira opção na lista de plataformas para criação de lojas virtuais em 2024.
No início, foi utilizado majoritariamente para a criação de websites institucionais e blogs, porém, como o sistema existe a mais de 19 anos, ele já foi adaptado para diversos fins, inclusive criação de lojas virtuais.
Ela foi construída com HTML, CSS, JavaScript e PHP e a essencia do WordPress é a colaboração, já que a plataforma recebe apoio de uma grande comunidade de programadores para mantê-la atualizada.
Muitas dificuldades para trabalhar na plataforma também já foram exploradas pela comunidade, então caso você se depare com um erro / dificuldade no WooCommerce, você provavelmente vai encontrar alguma solução no Stack Overflow.
É importante termos esta introdução sobre o WordPress, para entendermos que a plataforma é robusta e pode não servir para necessidades que demandam agilidade e simplicidade.Por exemplo, o WordPress é um sistema muito grande e que conta com tantas possibilidades, que acaba se tornando complexo para criar uma simples loja virtual.Imagine que uma Loja Virtual simples, precisa de um catálogo de produtos, um sistema de pagamentos e uma forma de armazenar os pedidos para que os mesmos sejam gerenciados pelo lojista. Parece simples, correto? Bom, quando tratamos de WordPress não.
Primeiro, você vai precisar encontrar um servidor que comporte toda a estrutura da plataforma. Depois, será necessário encontrar um template ou criar um design personalizado para seu site e para finalizar (explicando de forma bastante simplificada), você terá que adaptar todo o seu sistema para padrões brasileiros, procurando plugins de tradução, pagamento, frete e entre outros.Outro ponto importante é que o WordPress possui milhares de plugins disponíveis para potencializar sua Loja Virtual, porém, você precisa comprar plugins de fornecedores confiáveis, para que seu projeto não corra riscos de segurança, desempenho e inconsistencias de manutenção.O fato do WordPress ser uma plataforma de código aberto dá a oportunidade para que todos desenvolvam plugins, e isto pode abrir brechas para desenvolvedores inexperientes instalarem plugins maliciosos ou mal feitos, e isto compromete todo o projeto criado em WordPress.
Cinco vantagens e desvantagens de utilizar WooCommerce:
Vantagens:
Desvantagens:
Calma lá! Antes de continuar, vamos dar uma pequena pausa em nossa lista com as melhores plataformas para criar uma loja virtual em 2024, e dar uma olhadinha neste material onde mencionamos o Interago? Pois é! A pessoa que vos escreve esse artigo gravou este vídeo para você conhecer a nossa plataforma para criação de Lojas Virtuais. Clique para assistir abaixo e se surgir alguma curiosidade, nos envia uma mensagem, sem medo de ser feliz! 🙂.
Segundo a figura do Buildwith Trends, no Brasil, a Shopify é a plataforma responsável por 25% das Lojas Virtuais.
Esta porcentagem é bastante considerável, e não poderíamos deixá-la de fora da nossa lista.
A Shopify é uma plataforma Canadense para Criação de Loja Virtual e é a nossa segunda opção na lista de plataformas de lojas virtuais para 2024.
Foi lançada em 2004 (já tem um tempinho na estrada) e é uma plataforma de uma empresa privada, e este fato levanta diversas questões que precisamos ficar atentos.
Primeiramente, precisamos nos atentar nas políticas da empresa, já que ao criar sua conta para montar uma Loja Virtual, você estará hospedando suas informações em uma base de dados que você não terá controle e também estará utilizando recursos de uma infraestrutura fechada.
Sendo assim, se algum dia a Shopify resolver se vender, toda a sua carteira de clientes e informações estarão em posse de outros detentores.
Não estou dizendo que isto é ruim, mas você precisa ter a consciência de que você está comprando toda uma estrutura engessada, porém, viabilizada por profissionais para criação de Lojas Virtuais.
Bom, certo, você não vai editar servidor, não vai acessar bancos de dados e nem o código fonte do projeto, e isto é bom?
Sim! É muito bom, e o motivo é que você não precisa se preocupar com nada de infraestrutura, segurança, suporte e apenas focar em publicidade e estratégias para vender mais através da Internet.
A Shopify possui uma versão brasileira adaptada para a nossa dinâmica de vendas do Brasil, então ao criar sua conta, você poderá comprar um design pré-pronto, configurar métodos de pagamento e frete no padrão do usuário brasileiro.
A estrutura engessada da Shopify fornece a você edições no catálogo de produtos, em algumas partes do seu design, em pedidos, pagamentos, frete, descontos, promoções e relatórios de venda.
O fato da estrutura ser engessada também evita que configurações que podem prejudicar sua Loja Virtual sejam realizadas.
Certo, vamos a nossa lista de vantagens e desvantagens de utilizar a Shopify como plataforma de Loja Virtual.
O WIX é um CMS no qual seu principal objetivo é fornecer uma interface amigável para seus usuários conseguirem montar design de sites arrastando e soltando elementos.
Colocamos o WIX como a terceira opção de melhor plataforma para criar uma loja virtual em 2024.
A empresa é privada e foi fundada em 2006, é Israelence e teve seu capital aberto em 2007 e foi em 2011 que foram lançadas versões do WIX em outras línguas, o que acabou dando um boom de popularidade.
Tenho certeza que você recebeu alguma propaganda deles, mostrando o quão fácil seria criar um website dentro da plataforma.
Certo, o WIX serve para diversos objetivos, criar sites institucionais, publishers e também e-commerce, mas ele é otimizado para isto?
A resposta infelizmente é não. Ele é uma ótima solução para quem quer começar na internet, mas assim que você ficar um pouco mais robusto, e sentir a necessidade de entrar em marketplaces, por exemplo, vai ter problemas com o WIX.
Existe também uma limitação em questão de interface e customização. Apesar do drag'n drop que é prometido para pessoas leigas em relação a programação web, criar funcionalidades personalizadas para negócios mais complexos não será possível.
E tem também todos os pontos que nós levantamos na Shopify, sobre o fato de você estar contratando uma empresa privada, onde o foco dela é criação de sites intitucionais, e não Lojas Virtuais robustas, então eu diria que montar um WIX para ser uma Loja Virtual é uma solução temporária.
As vezes é até melhor começar a vender em marketplaces e redes sociais, como por exemplo Mercado Livre, Amazon, Magalu, Instagram, Facebook entre outros.
Bom, mas não queremos descartar totalmente o WIX, ele existe, é uma ferramenta bem feita e para quem deseja estudar e planejar corretamente a criação de uma Loja Virtual, pode sim se aventurar na plataforma para começar a vender on-line.
Agora vamos para as vantagens e desvantagens de utilizar WIX para criar uma Loja Virtual
A Tray E-commerce é uma plataforma de tecnologia criada por brasileiros, adquirida pela Locaweb e também é uma solução privada pra criação de Lojas Virtuais.
A Tray será nossa quarta opção como plataforma para criação de loja virtual em 2024.
Nos dados da Buildwith Trends, verificamos que 5% das Lojas Virtuais criadas no Brasil são na plataforma Tray, inclusive a Eco Webdesign já realizou algumas Lojas Virtuais dentro da plataforma.
Assim como falamos da Shopify e WIX, a Tray E-commerce segue alguns padrões em suas cobranças e também em sua interface de gerenciamento.
Na Tray, você vai ter acesso a uma lojinha de plugins, para comprar templates com design pré concebidos, vai conseguir integrar API's e funcionalidades desenvolvidas por empresas de terceiros.
Estes desenvolvedores que criam funcionalidades terceirizadas para a Tray, são auditados, então você vai utilizar ferramentas que são aprovados pelos profissionais da Tray.
Toda sua Loja Virtual será dentro de um ambiente engessado, sem acesso ao código fonte, porém, na interface da Tray, você vai poder fazer edições em CSS (cascate stylesheet), e isto é bastante interessante para lojistas que desejam personalizar o design de seu site, porém, não podemos esquecer que o ambiente é engessado, e dependendo do tema que você escolher, não será possível editar algumas diagramações.
Outro ponto importante é que a Tray oferece integração automática com diversos marketplaces, sendo possível fazer envio dos seus produtos, cadastrados na plataforma, para o Mercado Livre, Shopee, Amazon, entre outros grandes canais.
Não podemos afirmar que tudo vai funcionar, nossas experiências com a maior parte dos hubs de integrações foram frustradas, pelo fato de nada funcionar corretamente, sendo necessário muito suporte técnico.
Enviar os produtos para Marketplaces também merece um artigo só para tratar do assunto, porque nós temos muita experiência com o envio de produtos, e tudo precisa seguir diversas regras e individualidades para cada um dos marketplaces do mercado (enviar produtos para o Mercado Livre através da sua Loja Virtual, por exemplo, é muito difícil e se você não conhecer todas as políticas que o ML exige, seus produtos não serão disponibilizados dentro do catálogo do marketplace).
Bom, tudo bem, agora que entendemos um pouco da Tray, vamos para o mais importante, que são as vantagens e desvantagens de criar uma Loja Virtual dentro da Tray E-commerce.
8% da população brasileira que trabalha com Lojas Virtuais, em 2024, utiliza Nuvemshop. Este número determina que esta plataforma pode ser uma opção para criar sua Loja Virtual.
Nuvemshop é a nossa quinta opção de plataforma para criar Loja Virtual em 2024.
Bom, a Nuvemshop é uma plataforma brasileira, privada e muito popular na América Latina e promete oferecer um ambiente otimizado para usuários da própria América Latina. Esta proposta é muito interessante, já que cada país possui suas particularidades para realizar vendas on-line, então criar uma Loja Virtual otimizada para a sua área de atuação resolve metade de todos os seus problemas.
A plataforma existe desde 2011, e tem sua sede na Argentina e Brasil.
Uma característica que devemos pontuar na Nuvemshop é a promessa de conseguir integrar seus produtos com os maiores Marketplaces do mercado e também redes sociais, como facebook e instagram.
Porém, esteja sempre ciente de que estas integrações são complicadas, então você, como lojista, precisa estudar certinho cada política e taxa de marketplaces, para vender sem ter prejuízos!
Outra característica muito legal da Nuvemshop é o fato de disponibilizar uma opção para que você monte sua Loja Virtual gratuitamente. Então eles disponibilizam todo o seu ambiente, para você começar pequeno, com alguns produtos, e depois ir evoluindo conforme suas vendas forem crescendo.
Para pequenos lojistas, ou pessoas que desejam começar a vender produtos on-line, a Nuvemshop pode ser uma boa opção.
Eles também possuem uma loja de plugins, integrações, templates e mais. Estes itens nós já pontuamos na Shopify, Tray e WIX, então você provavelmente já entendeu que estas plataformas possuem funcionalidades semelhantes, apesar de possuírem paineis completamente distintos.
Sendo assim, vamos para os nossos pontos de vantagens e desvantagens, que é o que mais nos interessa!
Certo, passamos por toda esta lista, e fica a dúvida: qual plataforma a Eco Webdesign utiliza para criar Lojas Virtuais?
Então agora é o momento certo para citarmos a nossa sexta opção de plataforma para criar loja virtual em 2024.
Como citamos logo no início deste artigo, são 14 anos de experiência e já trabalhamos com todas as plataformas citadas neste review. Bom, por conta disto nós adquirimos autoridade o suficiente para desenvolver nossa própria plataforma, com liberdade para acrescentar todas as funcionalidades que sentimos falta em outras ferramentas.
O nome da plataforma é Interago e já conta com mais de 350 websites construídos e 3 milhões de páginas criadas. Neste ambiente conseguimos criar Lojas virtuais de pequeno, médio e grande porte.
Trabalhamos duro, durante 2 anos e meio, para construir uma plataforma de Loja Virtual que atendesse todas as nossas necessidades e também as necessidades de nossos clientes, com um ambiente seguro, com uma mensalidade competitiva e o mais importante, fornecendo uma forma de relacionamento humanizada para quem deseja vender on-line.
Se você está lendo este artigo, e chegou até aqui, tem uma dor muito simples: vender seus produtos através da internet, sem ter que se preocupar com problemas técnicos, e a nossa solução foi pensada exatamente para você.
Nosso time comercial vai entender sua necessidade, vai passar toda a experiência adquirida ao longo de 14 anos tratando com vendas na internet e vai munir você de toda a informação necessária para conseguir vender, sem vender sonhos ou ilusões, vamos falar com seriedade, pois o que mais existe na internet são promessas vagas e charlatanismo.
Bom, se você deseja trilhar este caminho conosco, entre em contato e fale com nosso time. Irei deixar também, links úteis para que você possa entender melhor sobre o Interago, as diferenças dele com as outras plataformas e também os valores que praticamos.
Nos envie uma mensagem, nós podemos ajudar você a ter sucesso com a internet!
E caso você tenha alguma dúvida sobre este artigo, fale direto comigo, enviando uma mensagem para suporte@ecowebdesign.com.br
Estaremos feliz em ajudar!
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