6 Plataformas de E-commerce para Criar sua Loja Virtual 2024

Neste artigo abordaremos as 6 melhores plataformas para criar sua Loja Virtual em 2024. Vamos comparar tecnologias, funcionalidades, usabilidade e mais.

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Tabela de conteúdo:

1. Introdução;
2. Plataforma WooCommerce;
3. Plataforma Shopify;
4. Plataforma WIX;
5. Plataforma Tray;
6. Plataforma Nuvemshop;
7. Plataforma Interago;

1. Introdução

Bom, estamos em 2024, e o nosso artigo sobre o review de plataformas de Loja Virtual de 2023 ajudou muitas pessoas, agora chegou a hora de atualizarmos sobre as novidades de 2024. Demoramos um pouco, porém, antes tarde do que nunca!

Certo, levando em consideração a quantidade de pessoas que ajudamos com o review de plataformas do artigo de 2023, irei fazer este conteúdo seguindo a mesma linha, pois muitas pessoas entram em contato conosco com dúvidas sobre plataformas para criar uma Loja Virtual, e principalmente questionando se nossa equipe possui expertise para dar manutenção em sites que já estão no ar.

Como percebemos muita demanda sobre este assunto, eu irei escrever para vocês um novo review, para abordarmos sobre plataformas de lojas virtuais, tentando seguir um viés um pouco mais técnico porém didático, e espero conseguir sanar suas principais dúvidas!

O objetivo é que você saia com embasamento o suficiente para conseguir escolher a plataforma ideal para sua necessidade.

Relembrando que somos uma empresa com mais de 14 anos de experiência no mercado de Webdesign e alta performance nos resultados em plataformas de busca (SEO), sendo assim acreditamos ter experiência o suficiente para falar de Woocommerce, Shopify, Wix, Tray, Nuvemshop e entre outros.

Inclusive estas serão as plataformas que escolhemos para fazer um review detalhado, até porque são as mais populares do mercado em 2024, segundo a Builtwith trends.

Imagem plataformasEcommerceBuildWithTrends2024
Distribuição de plataformas de e-commerce utilizadas no Brasil - Fonte Buildwith Trends em 10 de Abril de 2024

De 2023 até hoje, 24 de abril de 2024, não houve uma movimentação muito brusca no mercado de plataformas. Como podemos analisar no Buildwith Trends, continuamos com a quantidade de lojas virtuais sendo majoritariamente nas plataformas que levantamos em 2023, então podemos continuar usufruindo de todas as pesquisas que já realizamos. A maior diferença que você verá neste artigo, será o Interago. Nossa plataforma agora ganhou um website próprio, então se você deseja conhecer um pouco mais sobre os recursos do Interago acesse o endereço do novo website e compare os recursos: https://www.interago.com.br/site/recursos

Nós também já temos alguns cases ganhando notoriedade nas vendas on-line dentro da nossa plataforma. Se você tiver curiosidade, acompanhe através dos links abaixo:

Bom, agora vamos continuar para a nossa avaliação de cada uma das 6 maiores plataformas de Lojas Virtuais no Brasil em 2024. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco! Estamos a disposição para ajudar.

2. Plataforma WooCommerce

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Imagem painel plataforma WordPress com Woocommerce

Vamos começar falando do WordPress, que é uma plataforma que está constantemente sendo citada em nossa rotina.

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo robusto e gratuito e será nossa primeira opção na lista de plataformas para criação de lojas virtuais em 2024.

No início, foi utilizado majoritariamente para a criação de websites institucionais e blogs, porém, como o sistema existe a mais de 19 anos, ele já foi adaptado para diversos fins, inclusive criação de lojas virtuais.

Ela foi construída com HTML, CSS, JavaScript e PHP e a essencia do WordPress é a colaboração, já que a plataforma recebe apoio de uma grande comunidade de programadores para mantê-la atualizada.

Muitas dificuldades para trabalhar na plataforma também já foram exploradas pela comunidade, então caso você se depare com um erro / dificuldade no WooCommerce, você provavelmente vai encontrar alguma solução no Stack Overflow.

É importante termos esta introdução sobre o WordPress, para entendermos que a plataforma é robusta e pode não servir para necessidades que demandam agilidade e simplicidade.

Por exemplo, o WordPress é um sistema muito grande e que conta com tantas possibilidades, que acaba se tornando complexo para criar uma simples loja virtual.

Imagine que uma Loja Virtual simples, precisa de um catálogo de produtos, um sistema de pagamentos e uma forma de armazenar os pedidos para que os mesmos sejam gerenciados pelo lojista. Parece simples, correto? Bom, quando tratamos de WordPress não.

Primeiro, você vai precisar encontrar um servidor que comporte toda a estrutura da plataforma. Depois, será necessário encontrar um template ou criar um design personalizado para seu site e para finalizar (explicando de forma bastante simplificada), você terá que adaptar todo o seu sistema para padrões brasileiros, procurando plugins de tradução, pagamento, frete e entre outros.

Outro ponto importante é que o WordPress possui milhares de plugins disponíveis para potencializar sua Loja Virtual, porém, você precisa comprar plugins de fornecedores confiáveis, para que seu projeto não corra riscos de segurança, desempenho e inconsistencias de manutenção.

O fato do WordPress ser uma plataforma de código aberto dá a oportunidade para que todos desenvolvam plugins, e isto pode abrir brechas para desenvolvedores inexperientes instalarem plugins maliciosos ou mal feitos, e isto compromete todo o projeto criado em WordPress.

Cinco vantagens e desvantagens de utilizar WooCommerce:

Vantagens:

  1. Interface fácil de usar:

    Um usuário com conhecimentos básicos sobre tecnologia pode facilmente entender a interface do WooCommerce e fazer o gerenciamento da sua loja virtual através do painel da plataforma.

  2. Plataforma customizável:

    Você pode deixar sua Loja Virtual nos padrões do usuário brasileiro, utilizando plugins para cálculo de frete, pagamentos e temas pré-prontos para compor seu design.

  3. WooCommerce é open source e gratuito:

    Você é um desenvolvedor experiente em WordPress? Utilize a plataforma gratuita para montar sua Loja Virtual e economize. Caso contrário, você vai ter custos para montar uma Loja Virtual, e sem experiência, o barato pode sair caro, então fique atento.

  4. O WooCommerce é uma plataforma desenvolvida com boas práticas nos padrões de segurança:

    Com a devida consultoria, você pode criar sua Loja Virtual e mantê-la segura. Mantenha as atualizações da plataforma em dia e utilize plugins confiáveis, assim você terá um ambiente protegido e seguro.

  5. É uma plataforma otimizada para os sistemas de busca (SEO):

    Ter seu site otimizado para as demandas dos sistemas de busca é muito importante, principalmente quando estamos tratando de Lojas Virtuais. Seus produtos precisam ser indexados com os devidos Rich Snippets para ganhar notoriedade e serem encontrados de forma orgânica, e o WooCommerce possui plugins que podem aprimorar estes resultados nas pesquisas.

Desvantagens:

  1. Em larga escala, a plataforma precisa ser manipulada com sabedoria:

    Você vai precisar contar com técnicos experientes, caso seu fluxo de compras e acessos sejam muito grandes. É importante que o seu time de desenvolvedores tenha conhecimento sobre infraestrutura e manipulação de big data, para que a solução continue atendendo as suas necessidades sem quedas ou infortúnios de velocidade. Estas questões sempre influenciam nas conversões de uma Loja Virtual.

  2. Custos com desenvolvedores experientes:

    Olha, montar sua Loja Virtual com WooCommerce vai, sem sombras de dúvida, demandar profissionais qualificados para criar e dar manutenção em sua plataforma, caso você não seja um desenvolvedor. Então esteja preparado para custos com mão de obra e infraestrutura.

  3. Custos com plugins:

    Conforme citamos acima, plugins profissionais e confiáveis custam dinheiro, então você terá custos para comprar bons módulos para deixar sua Loja Virtual nos padrões que o usuário brasileiro está acostumado.

  4. A plataforma ser difundida também tem seus pontos negativos:

    Como o WooCommerce é uma plataforma open source, muitas pessoas tem acesso ao código, e isto abre para que usuários maliciosos estudem as brechas para realizar fraudes e golpes. Por conta disto, esteja ciente de que esta realidade existe, e o suporte oficial não existe ou é limitado, na comunidade da plataforma.

  5. A plataforma é otimizada para ser utilizada fora do Brasil e principalmente em inglês:

    O WooCommerce é uma solução de fora do Brasil, então se você quer algo para o mercado nacional, pensar na alternativa de usar um WooCommerce ao invés de plataformas feitas para o padrão brasileiro deve ser feito com muito planejamento e sabedoria para não perder investimentos de forma displiscente.

Calma lá! Antes de continuar, vamos dar uma pequena pausa em nossa lista com as melhores plataformas para criar uma loja virtual em 2024, e dar uma olhadinha neste material onde mencionamos o Interago? Pois é! A pessoa que vos escreve esse artigo gravou este vídeo para você conhecer a nossa plataforma para criação de Lojas Virtuais. Clique para assistir abaixo e se surgir alguma curiosidade, nos envia uma mensagem, sem medo de ser feliz! 🙂.

3. Plataforma Shopify:

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Imagem Painel Plataforma Shopify

Segundo a figura do Buildwith Trends, no Brasil, a Shopify é a plataforma responsável por 25% das Lojas Virtuais.

Esta porcentagem é bastante considerável, e não poderíamos deixá-la de fora da nossa lista.

A Shopify é uma plataforma Canadense para Criação de Loja Virtual e é a nossa segunda opção na lista de plataformas de lojas virtuais para 2024.

Foi lançada em 2004 (já tem um tempinho na estrada) e é uma plataforma de uma empresa privada, e este fato levanta diversas questões que precisamos ficar atentos.

Primeiramente, precisamos nos atentar nas políticas da empresa, já que ao criar sua conta para montar uma Loja Virtual, você estará hospedando suas informações em uma base de dados que você não terá controle e também estará utilizando recursos de uma infraestrutura fechada.

Sendo assim, se algum dia a Shopify resolver se vender, toda a sua carteira de clientes e informações estarão em posse de outros detentores.

Não estou dizendo que isto é ruim, mas você precisa ter a consciência de que você está comprando toda uma estrutura engessada, porém, viabilizada por profissionais para criação de Lojas Virtuais.

Bom, certo, você não vai editar servidor, não vai acessar bancos de dados e nem o código fonte do projeto, e isto é bom?

Sim! É muito bom, e o motivo é que você não precisa se preocupar com nada de infraestrutura, segurança, suporte e apenas focar em publicidade e estratégias para vender mais através da Internet.

A Shopify possui uma versão brasileira adaptada para a nossa dinâmica de vendas do Brasil, então ao criar sua conta, você poderá comprar um design pré-pronto, configurar métodos de pagamento e frete no padrão do usuário brasileiro.

A estrutura engessada da Shopify fornece a você edições no catálogo de produtos, em algumas partes do seu design, em pedidos, pagamentos, frete, descontos, promoções e relatórios de venda.

O fato da estrutura ser engessada também evita que configurações que podem prejudicar sua Loja Virtual sejam realizadas.

Certo, vamos a nossa lista de vantagens e desvantagens de utilizar a Shopify como plataforma de Loja Virtual.

Vantagens:

  1. A plataforma é um CMS (content management system) com interface intuitiva:

    Contratando a Shopify, você vai ter acesso a um ambiente gerenciável, para controlar pedidos, pagamentos, estoque e retirar relatórios de vendas, então é fácil de usar.

  2. Você vai ter acesso a uma lojinha de plugins, para comprar temas, templates, API's e mais:

    Eles oferecem uma gama de templates e temas para que você possa criar o design que deseja para sua Loja Virtual, então se você não precisa realizar grandes adaptações, compre um tema, customize cores e alguns blocos para lançar sua Loja Virtual.

  3. Integração com plataformas de pagamento internacionais:

    Com a Shopify você vai poder configurar os métodos de pagamentos que desejar. Paypal, Amazon Pay, Stripe e outros métodos otimizados para o mercado nacional, como Mercado Pago.

  4. Como mencionamos antes, a Shopify já tem robustez o suficiente para oferecer módulos de parceiros terceirizados para instalar em sua Loja Virtual:

    A loja de plugins da Shopify é controlada, o que é muito bom para evitar que desenvolvedores inexperientes ou plugins inconsistentes estejam disponibilizados para os lojistas. Isto trás muito mais segurança e conforto na hora de escolher uma nova ferramenta para implementar em sua Loja Virtual.

  5. Otimizado para os sistemas de busca:

    Bom, o Shopify é uma plataforma para criar Loja Virtual, sendo assim, fica evidente que todo o ambiente será otimizado para o SEO, com rich snippets e rankeamento com dados estruturados para seus produtos.

Desvantagens:

  1. Pagameno mensal:

    Você estará contratando uma plataforma privada para criar sua Loja Virtual, então existem cobranças mensais que podem aumentar de acordo com o tamanho da sua escala.

  2. Taxas em cima de transações:

    Além dos pagamentos mensais, a Shopify vai cobrar em cima de cada uma das transações que sua Loja Virtual tiver, então esteja atento a estes custos na hora de colocar um preço em seus produtos, para ter uma margem de lucro viável para o seu negócio.

  3. Limitação na customização da sua Loja Virtual:

    Você vai ter acesso a alguns designs pré-prontos, e vai poder editar alguns blocos, porém, para um negócio que exige personalizações maiores, como por exemplo criação de landing pages para apresentar um determinado produto, ou apresentações robustas para um produtos que possua muitas características, não existem opções viáveis de código aberto, sendo assim, o engessamento pode limitar suas ideias.

  4. Limitações na criação de funcionalidades:

    Existem lojistas que precisam ter sua Loja Virtual conectada com ERPS e API's personalizadas, e com a Shopify você vai encontrar dificuldades para praticar tais integrações, já que a plataforma possui limitações técnicas. Se você precisa de algo que esteja fora da loja de plugin, é provável que a solução não vai funcionar para você.

  5. E por último, a Shopify tem controle sobre seus dados:

    Como mencionamos anteriormente, toda a sua estrutura vai estar dependente do ambiente da Shopify, sendo assim, se algum dia a empresa deixar de existir, ou algo ocorrer, como quedas, hackers e etc, seus dados estarão correndo perigo, então esteja ciente sobre esta questão ao contratar uma plataforma privada para criar sua Loja Virtual.

4. Plataforma WIX:

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Imagem do painel da plataforma WIX

O WIX é um CMS no qual seu principal objetivo é fornecer uma interface amigável para seus usuários conseguirem montar design de sites arrastando e soltando elementos.

Colocamos o WIX como a terceira opção de melhor plataforma para criar uma loja virtual em 2024.

A empresa é privada e foi fundada em 2006, é Israelence e teve seu capital aberto em 2007 e foi em 2011 que foram lançadas versões do WIX em outras línguas, o que acabou dando um boom de popularidade.

Tenho certeza que você recebeu alguma propaganda deles, mostrando o quão fácil seria criar um website dentro da plataforma.

Certo, o WIX serve para diversos objetivos, criar sites institucionais, publishers e também e-commerce, mas ele é otimizado para isto?

A resposta infelizmente é não. Ele é uma ótima solução para quem quer começar na internet, mas assim que você ficar um pouco mais robusto, e sentir a necessidade de entrar em marketplaces, por exemplo, vai ter problemas com o WIX.

Existe também uma limitação em questão de interface e customização. Apesar do drag'n drop que é prometido para pessoas leigas em relação a programação web, criar funcionalidades personalizadas para negócios mais complexos não será possível.

E tem também todos os pontos que nós levantamos na Shopify, sobre o fato de você estar contratando uma empresa privada, onde o foco dela é criação de sites intitucionais, e não Lojas Virtuais robustas, então eu diria que montar um WIX para ser uma Loja Virtual é uma solução temporária.

As vezes é até melhor começar a vender em marketplaces e redes sociais, como por exemplo Mercado Livre, Amazon, Magalu, Instagram, Facebook entre outros.

Bom, mas não queremos descartar totalmente o WIX, ele existe, é uma ferramenta bem feita e para quem deseja estudar e planejar corretamente a criação de uma Loja Virtual, pode sim se aventurar na plataforma para começar a vender on-line.

Agora vamos para as vantagens e desvantagens de utilizar WIX para criar uma Loja Virtual

Vantagens:

  1. A interface Drag'n Drop vai ajudar você com o seu design:

    O WIX é famoso por sua funcionalidade de edição e diagramação com arrasta e solta, então você vai conseguir realizar algumas modificações, sem ter a necessidade de contratar um design experiente para isto.

  2. Você pode se surpreender com os valores praticados pelo WIX:

    O WIX oferece planos gratuitos, mas para vender on-line você vai precisar pagar uma mensalidade, porém, esta mensalidade não é tão alta quanto outras plataformas de criação de Lojas Virtuais.

  3. Você pode montar sua Loja Virtual sem saber codificar:

    Faça sua conta, escolha um template, configure seus pagamentos e frete, cadastre seus produtos e você vai estar com um ambiente seguro para vender on-line. (Claro que nada é tão fácil assim, então apesar de você conseguir fazer tudo sem código, você vai precisar estudar para aprender como compor um design entre outros conhecimentos básicos de SEO e divulgação).

  4. Integrações com métodos de pagamento:

    O WIX tem integrações com Mercado Pago e PagSeguro, por exemplo. As entregas e fretes são calculados por correio, então você vai estar amparado por funcionalidades interessantes e adaptadas para o mercado brasileiro.

  5. Existe uma lojinha de plugins:

    É... você vai ter acesso a uma loja de plugins, com a possibilidade de instalar funcionalidades testadas e aprovadas pelo WIX, sendo seguro, porém, nem sempre gratuito, então sempre esteja atento para verificar a necessidade e o custo benefício de instalar novas funções em sua Loja Virtual.

Desvantagens:

  1. Se você procura escala, o WIX vai acabar limitando sua ideia:

    Imaginando que você já tem certa notoriedade em vendas on-line utilizando Mercado Livre e outros marketplaces e agora deseja migrar para seu próprio E-commerce, para vender livre de taxas. O WIX pode não oferecer o que você deseja, que seria um ambiente robusto e de código aberto para você colocar em prática as individualidades do seu negócio.

  2. Bom, o Drag'n Drop (arrasta e solta) pode ser uma virtude e um defeito:

    Você estará limitado a apenas fazer a diagramação que a plataforma lhe propõe e não terá acesso ao código fonte da página, para criar o que deseja.

  3. Customizações limitadas em relação a funcionalidades:

    Imagina que você recebeu uma ótima proposta de taxas de uma financeira para realizar as transações da sua Loja Virtual por ela. Bom, se esta financeira não tem integração com o WIX, você não vai conseguir utilizá-la, assim como outros pacotes com maquininhas e entre outros. O mesmo podemos citar para o frete. Se você tem transportadoras personalizadas, o WIX irá limitar você aos correios.

  4. Existem taxas de pagamento por transação:

    Bom, não terá como correr das taxas por venda. O WIX tem suas próprias taxas no topo da venda realizada, e você precisa estar ciente dos valores que estarão cobrando em suas vendas.

  5. O WIX não tem uma otimização de SEO para Lojas Virtuais:

    Os dados estruturados que já citamos neste artigo não são otimizados para Lojas Virtuais no WIX, o que pode limitar sua visibilidade nos motores de busca.

5. Plataforma Tray

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Imagem do painel da plataforma Tray

A Tray E-commerce é uma plataforma de tecnologia criada por brasileiros, adquirida pela Locaweb e também é uma solução privada pra criação de Lojas Virtuais.

A Tray será nossa quarta opção como plataforma para criação de loja virtual em 2024.

Nos dados da Buildwith Trends, verificamos que 5% das Lojas Virtuais criadas no Brasil são na plataforma Tray, inclusive a Eco Webdesign já realizou algumas Lojas Virtuais dentro da plataforma.

Assim como falamos da Shopify e WIX, a Tray E-commerce segue alguns padrões em suas cobranças e também em sua interface de gerenciamento.

Na Tray, você vai ter acesso a uma lojinha de plugins, para comprar templates com design pré concebidos, vai conseguir integrar API's e funcionalidades desenvolvidas por empresas de terceiros.

Estes desenvolvedores que criam funcionalidades terceirizadas para a Tray, são auditados, então você vai utilizar ferramentas que são aprovados pelos profissionais da Tray.

Toda sua Loja Virtual será dentro de um ambiente engessado, sem acesso ao código fonte, porém, na interface da Tray, você vai poder fazer edições em CSS (cascate stylesheet), e isto é bastante interessante para lojistas que desejam personalizar o design de seu site, porém, não podemos esquecer que o ambiente é engessado, e dependendo do tema que você escolher, não será possível editar algumas diagramações.

Outro ponto importante é que a Tray oferece integração automática com diversos marketplaces, sendo possível fazer envio dos seus produtos, cadastrados na plataforma, para o Mercado Livre, Shopee, Amazon, entre outros grandes canais.

Não podemos afirmar que tudo vai funcionar, nossas experiências com a maior parte dos hubs de integrações foram frustradas, pelo fato de nada funcionar corretamente, sendo necessário muito suporte técnico.

Enviar os produtos para Marketplaces também merece um artigo só para tratar do assunto, porque nós temos muita experiência com o envio de produtos, e tudo precisa seguir diversas regras e individualidades para cada um dos marketplaces do mercado (enviar produtos para o Mercado Livre através da sua Loja Virtual, por exemplo, é muito difícil e se você não conhecer todas as políticas que o ML exige, seus produtos não serão disponibilizados dentro do catálogo do marketplace).

Bom, tudo bem, agora que entendemos um pouco da Tray, vamos para o mais importante, que são as vantagens e desvantagens de criar uma Loja Virtual dentro da Tray E-commerce.

Vantagens:

  1. Você vai estar em um ambiente seguro e atualizado:

    A Tray E-commerce é uma plataforma para criação de Lojas Virtuais engessadas e de código fonte fechado. Seus dados estarão na base de dados da empresa, e você utilizará funcionalidades de checkout em um ambiente seguro proporcionado pela Tray.

  2. Loja de plugins confiáveis:

    Você vai conseguir ter acesso a loja de plugins de terceiros verificados e auditados para instalar em sua Loja Virtual. ERP's para controles de pedidos, templates e formas de pagamento.

  3. A Tray é adaptada para o mercado brasileiro:

    Você vai conseguir integrar com transportadoras personalizadas, vai ter um ambiente otimizado para usuários brasileiros e vai ter um ambiente de suporte técnico com profissionais.

  4. A Tray possui um programa de agencias parceiras:

    Um ponto bastante interessante é o programa de parceria da Tray, onde eles certificam outras empresasa para trabalharem dentro de sua plataforma. Você consegue encontrar estas empresas e contratar serviços de terceiros para ajudar você no gerenciamento de sua plataforma

  5. Boa solução para lojistas pequenos:

    A plataforma é intuitiva, você consegue fazer conta e realizar algumas configurações sozinho, então se você tem experiência com plataformas de gerenciamento de site, vai conseguir montar um ambiente pequeno para iniciar.


Desvantagens:

  1. Você estará dependente da Tray:

    O seu ambiente vai estar todo na infraestrutura da Tray, e você não terá acesso ao código fonte. Sendo assim, caso você queira ampliar seu negócio, e suas necessidades não estejam dentro do escopo oferecido pela Tray, provavelmente a solução não lhe atenderá.

  2. Mensalidade e taxas por transação:

    Conforme sua Loja Virtual cresca, você pagará taxas maiores para cadastrar mais produtos e ter mais acessos. No último plano da plataforma, você terá taxações em cima de cada transação realizada, então esteja ciente dos custos que a plataforma pode gerar ao seu negócio.

  3. Plataforma engessada para design:

    A Tray possui templates, e você vai conseguir instalar algum design pré-moldado, mas caso você queira criar novos blocos, novas diagramações ou outras funcionalidades fora o que eles liberam para você, a plataforma provavelmente não atenderá suas necessidades.

  4. O suporte pode deixar a desejar:

    A Tray possui muita demanda, e geralmente pequenos lojistas são atendidos através de chamados por e-mail. Dependendo da sua questão, podem-se passar semanas até que sua dúvida seja respondida. Caso seja grave, você pode acabar se frustrando.

  5. Apesar de intuitiva, para algumas operações você vai necessitar de um técnico experiente:

    A Tray oferece integrações com vários Marketplaces, e cada marketplace possui suas próprias polítcas de cadastro de produtos, então, nem todo lojista consegue adaptar seu ambiente para vender na Amazon ou Mercado Livre. E isto é apenas uma das funcionalidade de milhares que podem acabar retornando inconsistencia.

6. Plataforma Nuvemshop

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Imagem do painel da Nuvemshop

8% da população brasileira que trabalha com Lojas Virtuais, em 2024, utiliza Nuvemshop. Este número determina que esta plataforma pode ser uma opção para criar sua Loja Virtual.

Nuvemshop é a nossa quinta opção de plataforma para criar Loja Virtual em 2024.

Bom, a Nuvemshop é uma plataforma brasileira, privada e muito popular na América Latina e promete oferecer um ambiente otimizado para usuários da própria América Latina. Esta proposta é muito interessante, já que cada país possui suas particularidades para realizar vendas on-line, então criar uma Loja Virtual otimizada para a sua área de atuação resolve metade de todos os seus problemas.

A plataforma existe desde 2011, e tem sua sede na Argentina e Brasil.

Uma característica que devemos pontuar na Nuvemshop é a promessa de conseguir integrar seus produtos com os maiores Marketplaces do mercado e também redes sociais, como facebook e instagram.

Porém, esteja sempre ciente de que estas integrações são complicadas, então você, como lojista, precisa estudar certinho cada política e taxa de marketplaces, para vender sem ter prejuízos!

Outra característica muito legal da Nuvemshop é o fato de disponibilizar uma opção para que você monte sua Loja Virtual gratuitamente. Então eles disponibilizam todo o seu ambiente, para você começar pequeno, com alguns produtos, e depois ir evoluindo conforme suas vendas forem crescendo.

Para pequenos lojistas, ou pessoas que desejam começar a vender produtos on-line, a Nuvemshop pode ser uma boa opção.

Eles também possuem uma loja de plugins, integrações, templates e mais. Estes itens nós já pontuamos na Shopify, Tray e WIX, então você provavelmente já entendeu que estas plataformas possuem funcionalidades semelhantes, apesar de possuírem paineis completamente distintos.

Sendo assim, vamos para os nossos pontos de vantagens e desvantagens, que é o que mais nos interessa!

Vantagens:

  1. Nuvemshop é feita para o público da América Latina:

    Assim como a Tray, a Nuvemshop foi feita para atender brasileiros, com soluções de frete, pagamento e usabilidade integradas com ferramentas focadas no público latino americano.

  2. Promessa de facilidade para criar uma Loja Virtual através de uma Interface intuitiva:

    A Nuvemshop tem planos gratuitos e promete fornecer um ambiente fácil para que o lojista consiga abrir uma conta, configurar sua Loja Virtual e iniciar suas vendas. E outra característica legal, é que no plano Impulso, você tem acesso para editar HTML, CSS e JavaScript, o que ajuda na criação de designs diferenciados.

  3. Sua Loja Virtual em um ambiente protegido:

    Você vai conversar com técnicos que oferecem um suporte focado para o público latino americano e não vai ter que se preocupar com segurança, pois sua Loja Virtual estará dentrod a infraestrutura da Nuvemshop, atualizada por seus engenheiros.

  4. Venda em múltiplos marketplaces:

    Você pode cadastrar seus produtos e integrar eles em diferentes marketplaces e redes sociais para atingir a audiência destas outras plataformas.

  5. Loja de plugins:

    Assim como WIX, Shopify e Tray, a Nuvemshop tem sua loja com plugins terceirizados, passados por audição e desenvolvidos por parceiros certificados, então caso você queira personalizar seu ambiente com API's e ERPS pré-prontos, a Nuvemshop talvez atenda sua necessidade

Desvantagens:

  1. Limitação para ter escala:

    A Nuvemshop não fornece acesso ao código fonte do seu projeto, então pensando em casos onde você necessita de soluções personalizadas para o seu próprio negócio.

  2. Limitação na customização da sua Loja Virtual:

    Como você tem acesso para editar apenas alguns blocos de seu site, e todo o ambiente possui um engessamento em uma infraestrutura bloqueada, suas customizações estarão limitadas ao que a plataforma liberar.

  3. Mensalidade e taxas em cima de transações:

    Conforme sua Loja Virtual for ganhando escala, você vai precisar ir aumentando seu plano, para ter métodos de pagamento diferente, atendimento e relatórios.

  4. Limitações em questões de SEO:

    A plataforma da Nuvemshop fornece os dados estruturados básicos em relação ao SEO, mas se você precisa de um ambiente otimizado para os sistemas de busca e aberto para fazer suas próprias configurações, a Nuvemshop pode acabar lhe limitando.

  5. Limitação em integrações e plugins:

    Bom, você estará no ambienet da Nuvemshop e limitado a tudo o que eles liberam. Isto muitas vezes pode ser uma vantagem como também uma desvantagem, então tudo depende de seus estudos de viabilidade para crescer o seu negócio.


7. Interago - Plataforma da Eco Webdesign para Criar Loja Virtual

Certo, passamos por toda esta lista, e fica a dúvida: qual plataforma a Eco Webdesign utiliza para criar Lojas Virtuais?

Então agora é o momento certo para citarmos a nossa sexta opção de plataforma para criar loja virtual em 2024.

Como citamos logo no início deste artigo, são 14 anos de experiência e já trabalhamos com todas as plataformas citadas neste review. Bom, por conta disto nós adquirimos autoridade o suficiente para desenvolver nossa própria plataforma, com liberdade para acrescentar todas as funcionalidades que sentimos falta em outras ferramentas.

O nome da plataforma é Interago e já conta com mais de 350 websites construídos e 3 milhões de páginas criadas. Neste ambiente conseguimos criar Lojas virtuais de pequeno, médio e grande porte.

Trabalhamos duro, durante 2 anos e meio, para construir uma plataforma de Loja Virtual que atendesse todas as nossas necessidades e também as necessidades de nossos clientes, com um ambiente seguro, com uma mensalidade competitiva e o mais importante, fornecendo uma forma de relacionamento humanizada para quem deseja vender on-line.

Se você está lendo este artigo, e chegou até aqui, tem uma dor muito simples: vender seus produtos através da internet, sem ter que se preocupar com problemas técnicos, e a nossa solução foi pensada exatamente para você.

Nosso time comercial vai entender sua necessidade, vai passar toda a experiência adquirida ao longo de 14 anos tratando com vendas na internet e vai munir você de toda a informação necessária para conseguir vender, sem vender sonhos ou ilusões, vamos falar com seriedade, pois o que mais existe na internet são promessas vagas e charlatanismo.

Bom, se você deseja trilhar este caminho conosco, entre em contato e fale com nosso time. Irei deixar também, links úteis para que você possa entender melhor sobre o Interago, as diferenças dele com as outras plataformas e também os valores que praticamos.

Nos envie uma mensagem, nós podemos ajudar você a ter sucesso com a internet!

E caso você tenha alguma dúvida sobre este artigo, fale direto comigo, enviando uma mensagem para suporte@ecowebdesign.com.br

Estaremos feliz em ajudar!

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