Criação de Lojas Virtuais
Crie sua Loja Virtual e comece a vender seus produtos on-line com uma ferramenta simples e fácil de usar.
Loja Virtual
Webdesign Profissional
Campanhas no Google
Mais
Portfólio da Eco Webdesign
Sobre a Eco Webdesign
Em 28/04/2024 às 02h50 - Atualizado em 17/05/2024 às 11h29
Índice
1. 🌳 O que é o conteúdo Evergreen
2. 🌱 Como criar conteúdo Evergreen
3. 🔗 Relação entre conteúdos - Topic Cluster
4. 🔍 Como encontrar Keywords
5. 🏆 Relação do conteúdo Evergreen e a autoridade do website
6. 🎯 Importância para o marketing e empresa
7. 🤖 Uso de AI e conteúdo Evergreen
8. Conclusão
Podemos traduzir evergreen como "sempre verde" em alusão à árvores que se mantêm verdes e folheadas por anos. Essa tradução corresponde perfeitamente ao significado deste termo, pois o conteúdo evergreen é aquele que possui relevância mesmo com o passar do tempo (também conhecido como conteúdo perene ou atemporal), ou seja, está sempre verde.
Estima-se, baseado em definições de AI sobre conteúdos de marketing (gemini.google.com) de foram geral, que cerca de 60% do conteúdo de websites de forma geral são evergreen e este número pode chegar a 20% para sites de notícias, onde há muito conteúdo baseado em acontecimentos, novidades e fatos. Mesmo que estes dados não sejam exatos, o importante é que o conteúdo evergreen está presente em todos os websites e é evidente que em vários, é a maior parte do conteúdo.
É importante entender que o conteúdo Evergreen tem foco em SEO (search engine optimization, otimização para mecanismos de busca em português). Então seu objetivo é fornecer ao visitante ou usuário um conteúdo pouco alterado de acordo com o tempo sobre determinado assunto para receber visitas pelas pesquisas por um período longo.
Assim como para as plantas e árvores é necessário nutrição, sol e chuva periódicamente, o conteúdo evergreen não pode ser sinônimo de um texto esquecido ou abandonado. Ao contrário, ele precisa ser atualizado com novidades ou mudanças sobre seu respectivo assunto.
Por exemplo, o texto "Como a corrida pode melhorar nossas vidas" é indiferente do tempo e pode ser atualizado esporadicamente com grandes intervalos de tempo com novidades de pesquisas e especialistas sobre o assunto - este é um exemplo de conteúdo evergreen.
Outro exemplo seria "Conheça a história do Parque da Independência de São Paulo". Como todo o conteúdo está no passado, ao menos que haja alguma descoberta sobre, não é necessário alterações - este é outro exemplo de conteúdo evergreen, entretanto, é necessário que seu autor seja criativo e adicione sua perspectiva de forma original para não ser apenas um conteúdo duplicado referente aos concorrentes.
Para diferenciar o conteúdo evergreen dos demais, podemos exemplificar com um evento televisivo específico, por exemplo um texto sobre "Davi ganha o BBB 24" falando sobre a final do programa é uma matéria hard news, ou seja, terá um pico de acessos nas últimas 48h e depois cai, enquanto que uma matéria "Veja os Campeões do BBB: Atual é o Davi do BBB 24" é uma matéria evergreen que possui volume de pesquisa o ano todo e que pode ter outros picos em outras épocas (por exemplo, no próximo ano o tema BBB aquece e as pessoas querem lembrar do ganhador anterior).
Por último, para exemplificar um conteúdo que precisa de atualização, podemos citar "Veja como fazer a revisão de seu carro antes de viajar". Há pequenas mudanças nos veículos de tempo em tempo, mas ultimamente os carros elétricos crescem em vendas, então é interessante atualizar esse conteúdo evergreen com as especificidades de cada veículo para garantir que todos os usuários serão bem atendidos pelo conteúdo.
O primeiro passo é entender que o conteúdo precisa ser atemporal e isso normalmente envolve listas, explicações de como fazer ou resolver um problema, dicas, avaliações e explicações.
Como falamos na introdução, o objetivo do conteúdo Evergreen tem foco nas buscas, por isso, temos que levar em consideração 2 perguntas:
Estas perguntas mostram que não é porque o conteúdo é evergreen que ele terá acesso sempre, ele pode ficar sempre sem acesso por ter baixo volume (baixa procura) ou ter palavras e termos diferentes de como as pessoas pesquisam.
O primeiro passo então é entender como as pessoas pesquisam pelo conteúdo, adicionando as keywords corretas como falaremos a seguir, enquanto o volume de pesquisas, segundo passo, pode ser encontrado em ferramentas como o Google Trends.
Outra característica importante do evergreen é evitar "superficialidade" ao descrever um assunto, então é comum que textos evergreen sejam grandes (como este), pois ele precisa ser profundo no que está sendo tratado.
Talvez este item seja óbvio ao ler, mas não acontece em diversas situações de redação, que é entender sobre o assunto e/ou ter o posicionamento de especialistas sobre. Por exemplo: Se você for falar sobre vulcões (e talvez essa não seja sua área) colete o ponto de vista de profissionais da área para adicionar autoridade em sua matéria, se você entende de vulcões, melhor ainda - adicione a opinião de outros profissionais e a sua.
A última dica para criar um conteúdo evergreen é não ficar preso somente em textos. Pense em imagens e fotos originais, caso você esteja explicando um esquema ou situação, use diagramas e artes. Não repita imagens e fotos desnecessariamente. Lembre-se que a melhor situação é ter vídeos, depois imagens e por último, textos.
Assim como uma floresta, o conteúdo Evergreen precisa ficar unido para ter o efeito esperado. Isso significa que precisam estar no que chamamos de Topic Cluster em inglês e que pode ser traduzido por aglomerado de tópicos, além de links internos que os ligam de forma coerente.
Para facilitar o entendimento de um topic cluster, é importante entender um componente web importante e clássico, o BreadCrumb. O Breadcrumb é um recurso de navegação que permite ao usuário entender onde ele está, como navegar entre as pastas de um computador. Veja o exemplo:
Inicial / Produtos / Eletrodomésticos · este é um exemplo de breadcrumb de uma loja virtual. Você está vendo eletrodomésticos, no caso, o terceiro e último item desta cadeia.
Pensar em breadcrumbs (ou pastas no computador) nos obriga a organizar o conteúdo e isso é muito importante, pois a organização classifica o que está contido onde e isso é fundamental para unir os conteúdos em tópicos.
Em um exemplo prático, vamos pensar em uma academia de musculação que oferece a própria musculação e aulas de corrida. Vamos pensar nessa primeira organização do website:
Inicial / musculaçãoInicial / aulas de corrida
Dessa forma, organizamos o conteúdo em 2 níveis e caso ela ofereça "dança" em breve, será fácil organizá-la. Focando nas aulas de corrida, vamos criar um ambiente para inserir o conteúdo evergreen, por exemplo:
Inicial / aulas de corrida / horários · página destinada para os horários de corridaInicial / aulas de corrida / planos · página destinada a mostrar os planos da academia para corridas
Se pensarmos que teremos artigos sobre corrida, a primeira reação seria criar uma cadeia como abaixo:
❌ Inicial / aulas de corrida / artigos / veja dicas de corrida
Entretanto, isso é péssimo, pois você está inserindo dicas no contexto de "aulas" e eles não estão relacionados diretamente. É importante frisar a importância dessa organização. O correto é pensar em outra estrutura que permite ser mais objetivo quanto aos assuntos, por exemplo:
Inicial / corrida / aulas / horários · para horários de corridaInicial / corrida / aulas / planos · para planos de corridaInicial / corrida / artigos · para ter a lista de todos os artigosInicial / corrida / artigos / dicas de corrida · para ter a listas evergreen específicas de dicasInicial / corrida / artigos / locais de corrida · para ter listas evergreen de locaisInicial / corrida / artigos / corrida hoje · para ter conteúdo hardnews sobre corrida
Essa organização é fundamental para que o conteúdo seja bem indexado e também seja fácil para o visitante navegar entre eles. Pense em um site com 100.000 artigos, não é nada bom se eles estiverem desorganizados.
Ainda sobre o exemplo acima, vamos pensar que em todos os artigos de "Corrida hoje" vamos falar sobre os locais onde acontece a corrida e faremos então sempre o link das matérias de "Corrida hoje" para "Locais de Corrida", unindo as matérias. A organização com os links internos chamamos de Topic Cluster, neste caso, aglomerados "Locais de Corrida" em uma página centralizadora e "Corridas hoje" em outra, criando 2 tópicos e unindo eles por links internos. Veja um exemplo mais prático:
Inicial / corrida · Topic Cluster de corrida com os conteúdos mais relevantes sobre aulas, dicas e locais;Inicial / corrida / aulas · cluster menor com informações relevantes sobre as aulas e links para mais detalhes;Inicial / corrida / artigos · cluster menor com listas de artigos sobre corrida;Inicial / corrida / artigos / locais de corrida · cluster menor com artigos evergreen sobre os locais onde são realizadas as corridas;Inicial / corrida / artigos / dicas de corrida · cluster menor com artigos evergreen para dicas em geral;Inicial / corrida / artigos / corridas hoje · cluster menor com atualizações diárias (hard news) sobre corrida;
E conectividade por links entre os artigos:
Vamos supor um artigo para uma corrida que acontecerá hoje:
Inicial / corrida / artigos / corridas hoje / 20 de setembro de 2024 · corrida de 2k na praia para adultos e crianças
Nele teremos os links internos, por exemplo:
Inicial / corrida / artigos / dicas de corrida · um link para a categoria de dicas;Inicial / corrida / artigos / locais de corrida / camboriú - praia central · um link para o local onde será realizada a corrida;Inicial / corrida / aulas / planos · um link de captação de leads com informações dos planos para fazer aulas;
Desta forma aumentamos a autoridade do cluster "corrida" ao unir de forma coerente todos os conteúdos pertinentes ao assunto com links internos.
Para encontrar boas palavras-chaves para seu conteúdo evergreen é necessário pensar em dois pontos, especificamente:
Para oferecer uma experiência agradável para seu público, você precisa conhecê-lo e assim dividí-lo de acordo com os termos usados para realizar pesquisas.
Pense em uma empresa que vende peças industriais para prensas, o exemplo abaixo aborda os níveis de conhecimento do público:
Público com conhecimento baixo: Fará pesquisas com "peças para máquinas", "peças de reposição", "peças de prensas" - as buscas são generalistas pois é necessário conteúdo informativo para avançar - nesta fase o público possui baixa qualificação técnica ou conhecimento sobre a área;
Público com conhecimento médio: Este público entende parcialmente as especificações de seu interesse de buscas e realiza pesquisas mais especificas, como: "peças para a máquina da marca A", "peças para prensas côncavas de bonés", cilindro para prensa cônica", "peças para prensa de giro da marca B" - caso você não seja do segmento (como eu), provavelmente já foi impactado com palavras que nunca ouviu falar - essas são exatamente as palavras que precisam ser encontradas para atingir esse público - a qualificação desse público já pode ser considerada nichada.
Público com conhecimento alto: Este público possui domínio sobre o assunto e as buscas são específicas, diretas e objetivas, por exemplo: "pino de guia A123B12 da prensa da marca A", B1234-12 marca B", "válvula de alívio da prensa C" - os códigos são fictícios, mas servem para exemplificar domínio da área para realizar pesquisas - este é o público mais qualificado e exigente - normalmente, há menos pesquisas neste formato do que as demais.
Suas intenções e objetivos precisam ser claros, qual é seu propósito? Informar, vender, conhecer pessoas, divulgar ou outro? Independente do qual, é importante trabalhar seu propósito em termos de cauda longa. Ainda seguindo o exemplo de prensas, veja exemplos:
O uso de prefixos "orçamento e cotação" deixam evidente que sua intenção é geração de leads para realizar a venda via atendimento:
"Orçamento para peças de prensas"
"Cotação para peças de prensas"
O uso de termos técnicos com caráter informativo deixam evidente que a intenção de seu conteúdo é para se aprofundar na área e provavelmente seu objetivo é gerar receita com mídias programáticas (propagandas)
"Entenda o diagrama de uma prensa côncava"
"Qual a diferença entre prensas A e prensas B"
"Novo modelo da prensa A da marca B - Saiba tudo"
Termos relativos à compra, desconto, condições de pagamento ou o nome técnico do produto remetem à e-commerce:
"Prensa A modelo B da marca C com dimensões DxExF e capacidade para G kilos"
"Melhor preço na prensa A da marca B - parcelamento em 12x"
"Comprar Prensa A - entrega em 15 dias - financiamento em 36x"
Como pode-se perceber, para encontrar as palavras-chaves evergreen é fundamental entender o público e sua proposta. Assim que você tiver essa base, pode utilizar ferramentas como a própria sugestão das pesquisas no Google, SemRush, aHrefs, SimilarWeb, Google Trends e similares para coletar sugestões e montar sua base.
O Google busca oferecer sempre o conteúdo com mais autoridade para seus visitantes por motivos óbvios: a chance do conteúdo ser bom é melhor. Por exemplo: é mais natural para você acreditar em um artigo publicado no UOL e G1 ou em blogs de menor proporção? Evidentemente os grandes portais têm (e precisam por sua evidência) ter um compromisso com a veracidade das informações por uma série de questões. Da mesma forma, grandes marcas como Nike e Adidas terão mais autoridade em artigos esportivos do que outras que estejam em estágios de menor escala.
Tem uma chance alta de você conhecer as marcas que mencionei sem precisar fazer pesquisas, entretanto, é por isso que elas possuem mais autoridade em termos de SEO? Não. Veja abaixo os motivos:
O Google possui uma diretriz para avaliadores das pesquisas (um dos responsáveis pelo ranqueamento) que se chama EEAT, do inglês Experience, Expertise, Authoritativeness and Trustworthiness, pode ser traduzido para Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiabilidade. Essa diretriz conta com esses 5 fatores, caso queira saber mais sobre EEAT, temos um post com mais detalhes. Aqui vamos focar em observação prática para a produção de autoridade em conteúdo evergreen e para entender melhor, dividiremos em 3 itens:
O conteúdo em si: O conteúdo precisa ser original e tirar as dúvidas do visitante. Isso significa que não pode ser copiado de outro lugar, superficial e repetitivo. Além da qualidade do conteúdo em si, o autor precisa de propriedade, seja a equipe técnica ou especialista da área.
Repercussão e quantidade de visitas: O Google avalia seu website em relação à toda a web, ou seja, a quantidade de links para seu website, comentários sobre na rede social, compartilhamentos, avaliações e acessos diretos. Pode parecer irônico, mas o Google adora visitas, normalmente sites com mais visitas tendem a receber ainda mais de acordo com os volumes de pesquisas e padrão de qualidade. É importante também frisar mais uma vez que o papel do autor nunca foi tão importante, seja uma pessoa ou a própria empresa, por exemplo: o conteúdo evergreen de um especialista em neurociência e doutor em ciências de dados (com links na web de sua formação, artigos e boas avaliações) terá mais autoridade que o mesmo artigo escrito por um entusiasta da área.
Qualidade técnica do site: Não adianta o conteúdo ser ótimo e o website demorar uns 10s para carregar em conexões 3G ou não ter certificado de segurança. Também não pode ser confuso para navegar e com o conteúdo "aparentemente quebrado". Para exaltar o conteúdo, o website precisa ser impecável e seguir à risca as recomendações do Google Search Console.
A relação entre estes 3 itens influenciam diretamente nas buscas, porém, exercer influência não está relacionado à ter melhor posição ou mais visitantes, por exemplo:
Vamos supor que há 2 artigos sobre o cérebro humano:
🩺 Artigo 1: Escrito por um neurocientista, publicado em uma revista científica e aborda hipóteses e análises de testes sobre como a mente funciona. Este artigo possui link em instituições e foi compartilhado por e-mail algumas vezes.
🤓 Artigo 2: Escrito por um curioso, fala sobre curiosidades sobre a mente. O artigo é altamente compartilhado nas redes sociais e contém um vídeo com muitas visualizações.
⚠️ No exemplo, assim como para qualquer artigo bem ranqueado no Google, vamos considerar que são bem escritos, sem falácias e originais.
A menos que você seja da área e busque pelo nome do doutor ou represente bom conhecimento, o Artigo 2 terá mais exibições no Google e consequentemente, visitas. Normalmente a quantidade de visitas não reflete em si a qualidade, mas sim a popularidade, ou seja, volume de pesquisas. A quantidade de visitas também não está relacionada diretamente ao sucesso do projeto, aproveitando o mesmo caso para exemplificar:
🩺 Artigo 1: Recebe 10 visitas mensais pelo Google. Um deles foi de uma instituição que contactou o doutor, ou seja, objetivo concluído.
🤓 Artigo 2: Acumulou 200.000 visitas pelo Google. O objetivo do site é gerar receita ao exibir propaganda, ou seja, objetivo concluído.
Se o website atinge seu objetivo recebendo apenas 1 visita, o objetivo dele foi atingido com sucesso. Se um website recebe 100.000 visitas, mas não atinge o objetivo, o site é um fracasso.
Finalizando sobre autoridade, é importante entender que o conteúdo evergreen, por sua característica atemporal, pode ser uma técnica excelente para aumentar a autoridade ao abordar conteúdos de forma completa e profunda. Um dos websites com mais autoridade na internet é a Wikipédia, a enciclopédia livre, e seu conteúdo é majoritariamente evergreen. Pense sempre em autoridade do website com o Google fazendo esta pergunta: Posso confiar nesse site para falar sobre este assunto?
Por sua característica de não estar vinculado a datas ou momentos e possuir uma validade de longo prazo, o conteúdo evergreen pode ser uma forma eficaz de garantir bom posicionamento nas buscas e autoridade por anos.
O custo-benefício do conteúdo, uma vez que não há necessidade de trabalho editorial recorrente para obter resultados consistente em resultados garantidos por um longo período.
Diferente das redes sociais ou portal de notícias onde é necessário um trabalho periódico de atualizações, o conteúdo evergreen pode ser bem trabalhado ao ser criado e dar frutos por um período longo de tempo. É importante também citar que o conteúdo evergreen normalmente tem característica de profundidade e aborda temas de forma mais completa e complexa, aumentando assim a autoridade do publicador ou marca.
Para o marketing, especificamente, o conteúdo evergreen colabora de diversas maneiras:
Enquanto isso, na empresa, temos o uso eficiente de recursos, organização da proposta da empresa e valorização de material. Além disso, como falamos de um conteúdo de longa data, os links bem posicionados no Google podem ser considerados um ativo da empresa, uma vez que há resultados, há valor agregado.
O conteúdo evergreen possui alta importância para empresas de diversos segmentos. É importante frisar que quando falamos deste tipo de conteúdo, não necessariamente falamos de artigos ou publicações, por exemplo, uma lista de produtos pode ser um conteúdo evergreen.
A inteligência artificial generativa pode ser um forte aliado na produção de conteúdo evergreen, uma vez que é possível adquirir insights rapidamente com ela, entretanto, a forma como a AI une e mescla o conteúdo para oferecer uma resposta "ainda" não possui um nivelamento adequado para performar nas pesquisas - lembrando que a ideia do conteúdo evergreen é continuar recebendo acessos do Google por muito tempo.
Os textos produzidos por AI possuem padrões identificáveis e normalmente não agradam o usuário como um bom texto escrito por uma pessoa apta e especialista sobre o assunto, então, é recomendado não usar textos de AI como produto final, mesmo que referenciado.
Como foi abordado mais acima, a vantagem do conteúdo evergreen é a garantia de resultados a longo prazo, ou seja, ele precisa ser produzido com afinco e dedicação para garantir que terá impressões e cliques no Google por anos. Não consigo ver (hoje) uma forma da inteligência artificial agregar de forma satisfatória criando conteúdos realizados por humanos. Aliás, este é mais um item importante, a saber:
Todo artigo é escrito por um autor, então pressupõe que o autor escreveu o material. Se o redator gerou o texto por AI ou copiou de algum lugar sem menção ou dissertar sobre, ele está "trapaceando" e isso só tem efeitos negativos. O mesmo serve para uma empresa ou organização, não se pode copiar material de terceiros ou gerados por AI (ou mesmo outros softwares) e atribuir sua criação à outra fonte, no caso, a própria empresa.
O conteúdo evergreen 🌳 é sinônimo de acessos consistentes e autoridade por um longo período. Este tipo de conteúdo pode ser informativo em formato de artigos, textos institucionais, material de divulgação, entre outros. Mesmo que aplicável em vários tipos e formatos, o uso mais comum é na produção de artigos.
Ele faz parte do SEO, ou seja, criar conteúdo evergreen diz respeito a receber visitantes da pesquisa pelo Google. Para criá-lo, é importante entender como as pessoas pesquisam o que você oferece. Além disso, depende do volume de pesquisas, ou seja, quantas pessoas estão pesquisando por isso.
As páginas com conteúdo evergreen são acessadas por links internos ou por uma página que une-os, no caso, um Topic Cluster. O uso correto do Topic Cluster para unir evergreens e outros tipos de conteúdo afetam diretamente a autoridade do website.
Seu uso é fundamental no marketing de conteúdo, SEO e impacta diretamente as empresas. É importante que o conteúdo seja criado por pessoas, use AI somente como ferramenta para insights, legendas, entre outros.
Acredito que o mais importante para finalizar é deixar esta mensagem: a qualidade do conteúdo e a experiência do visitante ao consumir e interagir com ele são a chave. Crie conteúdo evergreen relevante, original e que agrega valor ao usuário que as chances de sucesso são multiplicadas.
Entenda o que é essa narrativa visual e como ela pode ser uma opção para produção de conteúdo de qualidade que gera resultados.
Em 01/08/2024 às 09h51 - Atualizado em 01/08/2024 às 09h53
Leonardo Negrão
· #webparaempresas
A AI já afeta diversas áreas de nossas vidas, não será diferente com a forma como buscamos e recebemos resultados.
Em 14/06/2024 às 08h57 - Atualizado em 14/06/2024 às 16h22
Veja 6 dicas importantes para contratar uma agência que fará o e-commerce da sua empresa elevá-la a um próximo patamar
Em 26/05/2024 às 23h27 - Atualizado em 26/05/2024 às 23h29
O conteúdo evergreen ou perene é sinônimo de acessos consistentes por um logo período de tempo e autoridade para o website. Entenda seu papel no marketing e benefícios para a empresa.
Veja 10 itens fundamentais de SEO para o site ranquear no Google e gerar Tráfego Orgânico. Aprofunde-se no assunto de uma forma leve e fácil leitura.
Em 09/04/2024 às 22h45 - Atualizado em 09/04/2024 às 22h47
De coleta de e-mails à testes A/B e disparos. Entenda mais sobre o mundo do e-mail marketing e como usá-la para gerar engajamento e resultados
Em 14/03/2024 às 08h44 - Atualizado em 16/03/2024 às 09h36
Por que algumas lojas virtuais recebem mais visitas do gigante de buscas e outras não? Saiba mais sobre como estar entre os que aparecem mais!
Em 03/10/2023 às 13h47 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53
O Core Web Vitals do Google é a principal métrica de desempenho dos sites para a classificação nas suas pesquisas, ele está mudando, entenda.
Em 16/05/2023 às 08h54 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53
Jonathan Andrade Marckert
Thiago Nigro, o Primo Rico com Flávio Augusto falam da importância de se ter um site na estratégia para conseguir novos clientes.
Em 11/11/2022 às 09h24 - Atualizado em 13/11/2023 às 10h22
A internet pode ajudar sua empresa a crescer em vários sentidos. Veja um resumo de nosso e-book
Em 21/04/2022 às 06h06 - Atualizado em 20/08/2024 às 21h02
Como a web pode transformar sua empresa
Veja uma abordagem geral da web e oportunidades para empresas de todos os tamanhos.
Apresentação institucional da Eco Webdesign
Veja nossa apresentação atualizada com cases e os principais serviços Edição 6 de 2024