Core Web Vitals em Sites
Veja um exemplo prático de impacto do Core Web Vitals em um website criado pela Eco Webdesign
O Google lançou o Core WebVitals com a primícia de melhorar a experiência do visitante no website e mostrar aos desenvolvedores de forma empírica o que o site precisa para ser bom.
Para saber mais e acompanhar matérias sobre Web Vitals veja os canais oficiais do Google (em inglês): https://web.dev/tags/web-vitals/
De forma resumida, são 3 os pilares do Core Web Vitals, os quais são:
LCP: Do inglês largest content paint, essa métrica mede o tempo da página em branco ao iniciar carregar até estar preenchida e útil. Essa métrica não considera o conteúdo fora da tela onde precisa rolar a página. Esse carregamento precisa acontecer em menos de 2,5 segundos.
FID: Do inglês first input delay, aqui mede-se o tempo de resposta ao interagir com a página, ou seja, se o website é reativo. Por exemplo: ao clicar em um botão, algo precisa acontecer. É muito comum que websites reprovados nesta métrica deixem o usuário na dúvida se realmente clicou corretamente ou se o site parou de responder (travou). O valor dessa métrica é 0,1 segundo, ou seja, após o clique é necessário uma resposta imediata como mensagem de carregamento, efeito no botão, entre outros.
CLS: Do inglês cumulative layout shift, o item avaliado é a estabilidade da tela ao carregar. Sites lentos que deslocam os itens enquanto carregam são reprovados neste item. De forma geral e na situação mais comum se uma imagem do website, ao carregar, derruba o conteúdo, o site é reprovado.
Os sites são avaliados diariamente e o Google considera aprovado o website que está dentro dos critérios acima para 75% dos visitantes nos últimos 28 dias.
Abaixo vamos mostrar o website da GEOMAQ (www.geomaq.com.br), onde após reformulação, foram aplicadas técnicas para estar dentro do Core Web Vitals.
Após o relançamento, que envolve também atualização de conteúdo, o website aumentou o recebimento de cliques pelas pesquisas do Google em 70˜100%. A quantidade de visitas praticamente dobrou. Além deste crescimento o website também aumentou a taxa de conversão em aproximadamente 25%, resultante da melhor experiência em página e dos elementos de CTA.
O site conta com praticamente 80 mil links e aproximadamente 90% das impressões são baseadas em URL's aprovadas, como mostra a imagem abaixo:
Entre as novidades, o website começou a ter impressões também na rede Discover do Google por meio de páginas com a tecnologia AMP.
O Core Web Vitals é um padrão moderno e necessário para garantir a competitividade dos websites. Caso precise de ajuda em relação ao Core Web Vitals você pode falar com nossa equipe de especialistas, estamos à disposição para ajudá-lo.