O que é um website amigável com SEO e por que isso importa? Veja 10 itens para fazer check de SEO

Entenda os princípios técnicos e de conteúdo para avaliar se um website é amigável com SEO ou não.

O que é um website amigável com SEO?

O website amigável com SEO é aquele que, de forma geral, segue os princípios técnicos do Google, possui um conteúdo com autoridade e boa navegabilidade. Ou seja, para conseguir ter êxito nesses 3 itens é necessário começar no princípio, desde a elaboração do website.


Quanto à parte técnica, não é uma linguagem específica ou plataforma que tornará o site melhor ou pior, mas sim itens essenciais como a velocidade de carregamento e se o site funciona bem tanto no celular quanto no computador.


Agora, sobre o conteúdo, o próprio Google afirma que ele é praticamente 80% de tudo que influencia no SERP (SERP é a sigla para search engine result page, ou seja, é a página de resultado do Google), então o conteúdo tem um papel fundamental para o SEO. Podemos afirmar que a parte técnica é como um palco e o conteúdo é o artista.


Por último, vale falar sobre a navegabilidade agradável e isso envolve organização. Websites desorganizados são piores para o SEO e também para os usuários. Websites com menus pouco intuitivos, genéricos ou com links difusos desagradam tanto o robô do Google quanto o visitante.


Abordaremos a fundo ao longo do texto o que o website precisa para ser amigável com SEO e quais os itens mais importantes para aumentar suas chances de ficar na frente nas pesquisas.

Quer ver um resumo dos 10 itens, acesse o web story deste artigo


Por que o SEO importa no design de websites?

Como falamos anteriormente, o SEO começa com os primeiros passos da criação do site (ou o design de website), passa pelo protótipo, codificação, publicação e o seu impacto está diretamente na quantidade de visitas que o website terá e se, ao ter visita, irá agradar seus visitantes.

Vamos pensar em um website de uma determinada empresa, com SEO, o website terá mais visitas e poderá ter mais contatos, leads e orçamentos. O mesmo para lojas virtuais, a chance de vender é maior.

Um website amigável com SEO tem chances maiores de cumprir seus objetivos, seja ele vender, receber leads ou outro.

O fato do SEO ser um tema totalmente relacionado à resultados (vendas, orçamentos, contatos e visitas) justifica sua necessidade, seja em novos websites ou em uma reestruturação.

Podemos considerar também que os websites amigáveis com SEO são mais organizados e alinhados às necessidades dos visitantes. É possível afirmar que o site fica na frente nas pesquisas do Google pelo simples fato de ser a melhor opção para o visitante tirar suas dúvidas, somente isso já faz muita diferença.


Elementos essenciais de um site amigável com SEO


Pensando na parte técnica, podemos dizer que a velocidade de carregamento é a principal questão. Há diversas pesquisas que justificam isso, por exemplo:

- Uma pesquisa da Akamai diz que 1 segundo de atraso pode reduzir as conversões (resultados) em 7%;

- Google/SOASTA Research: 40% dos usuários abandonam um site que demora mais de 3 segundos para carregar;

- Segundo o Think with Google, os dados acima são piores, o abandono pode passar dos 50% em casos de carregamento que demora mais do que 3 segundos;

Evidentemente, este é o primeiro ponto, o site amigável com SEO precisa carregar em menos de 1 segundo para ser ótimo e em menos de 3 segundos para não perder até metade de seus visitantes.

O site demorar para carregar está no topo dos problemas técnicos que mais incomoda os visitantes

Outro item técnico importante e vital é como o website funciona no celular. A palavra responsivo ou responsividade ganhou força quando os mesmos websites começaram a ser utilizados por celulares e computadores, ou seja, o website precisa entender a tela do computador e carregar de uma forma e ao mesmo tempo, se for aberto em um celular, precisa também ser ótimo. 

A web é mais usada nos celulares do que nos computadores na maioria dos segmentos, por exemplo, há portais de notícias onde mais de 90% dos acessos são via celular. Segundo o Think with Google, cerca de 65% dos acessos relacionados à turismo são via celular e no caso de lojas virtuais, 70% a 80% segundo Statista e Adobe. Com esses dados, é importante pensar no celular antes do computador (conceito chamado de Mobile First em inglês).

A grande maioria dos segmentos de websites são acessados mais por celulares do que computadores. Portais de notícias, por exemplo, chegam a ter 95% de seus acessos pelo celular.

Há outros itens como organização das URLS ou links de forma amigável, uso de HTTPS para passar segurança aos visitantes , uso de HTML nos padrões do Google e Dados estruturados que também podem ser considerados importantes, principalmente em cenários de maior competitividade ou concorrência.

Ao passar para o conteúdo, podemos dizer que o conceito elaborado pelo próprio Google e que se chama EEAT é o mais importante a ser seguido, além das diretrizes do Google Publisher Center para um bom conteúdo.

Resumidamente, veja o que significa cada letra do EEAT:

👉🏻 E de experiência: É a experiência direta do autor ou produtor de conteúdo. O conteúdo é mais confiável quando o Google entende que quem está escrevendo sabe sobre o assunto, participou ou vive o que está falando em algum nível.


👉🏻 E de Especialização: Este elemento é determinado pela quantidade de conhecimento do produtor de conteúdo sobre o tema que está escrevendo. Por exemplo, sites que criam conteúdos técnicos ou especializados, como a área da saúde, precisam ser feitos por um especialista. Podemos citar como outro exemplo a profundidade alcançada em um tópico ao analisar e pesquisar diversas fontes e adicionar um ponto de vista único.


👉🏻 A de autoridade: Provavelmente este é o item mais próximo de backlinks (sites que criam links para o seu). A autoridade é medida pelas referências, principalmente de sites respeitados no segmento. Quanto mais o conteúdo for reconhecido por outros, maior é sua autoridade.


👉🏻 T de Confiança: Do inglês trust, a confiança é medida pela veracidade e qualidade do conteúdo. Por exemplo, websites com muitos problemas de português ou que usam imagem e texto copiados de outros websites, ou até mesmo falta de transparência ou boa-fé que podem induzir o visitante a algo que não é bom, não são confiáveis.

Caso você tenha interesse em ver mais itens específicos sobre o EEAT, este artigo sobre como aparecer no Google em 2024 pode ajudá-lo.

Segundo a documentação da Central de Pesquisas Google, há uma série de perguntas que podem ser respondidas para você entender melhor seu conteúdo e saber se ele possui alta qualidade ou não, veja abaixo as três principais:

  1. Você confiaria nas informações apresentadas? - de forma geral, ao ver o conteúdo, imagens e ponto de vista apresentados você sente confiança ou ficaria com algum tipo de receio em algum ponto? Bom, os visitantes do seu website olhará isso e provavelmente de forma mais criteriosa.

  2. Este artigo oferece conteúdo original ou análise com autenticidade? - em meio a tanto conteúdo copiado, colado ou gerado por AI (copiado de algum lugar e processado por inteligência artificial), o Google sempre vai dar prioridade para os produtos originais ou que oferecem algo a mais nos conteúdos.

  3. O website é uma autoridade no assunto? - é importante que a marca seja reconhecida sobre o assunto. Por exemplo: um website de prefeitura ou jornal famoso passam mais credibilidade para assuntos da cidade, assim como o site da Ford, por exemplo, passa mais confiabilidade para campanhas promocionais dela. A autoridade é conquistada e o Google usa isso para privilegiar as autoridades dos assuntos.

Estes podem ser os elementos essenciais em 2024 para um site amigável com SEO. Para analisar e dar um check de SEO em seu website, veja abaixo 10 itens e se seu website cumpre estes itens.


10 itens para fazer um check se o SEO do seu site vai bem

Responda sim 👍🏻 ou não 👎🏻 para avaliar seu website:

1. ✔️ No celular, preferencialmente no 3G, você percebe que suas páginas carregam em menos de 2 segundos?

2. ✔️ No celular, você consegue ler, navegar e realizar todas as ações em seu website, seja ela enviar um contato, comprar um produto ou outras?

3. ✔️ Pense agora no menu de seu website e tente achar as informações. Quantos cliques e rolagem são necessários para achar um serviço, produto ou informação?
Se você demorar para conseguir achar, provavelmente a arquitetura de navegação do seu site é ruim.

4. ✔️ Seu conteúdo é dividido de forma que cada página aborda 1 assunto de forma clara ou possuem vários assuntos, todos na mesma página?

5. ✔️ Os links de seu website são fáceis de ler?
Por exemplo: www.ecowebdesign.com.br/234a/#f=q é ruim porque não faz sentido, enquanto www.ecowebdesign.com.br/depoimentos é amigável pois entende-se que a página trata de "depoimentos".

6. ✔️ O conteúdo do seu website é encontrado só nele ou em tem conteúdos bem semelhantes em outros?

7. ✔️ Seu site possui sitemaps XML? 

8. ✔️ Seu site possui Dados Estruturados?
Os dados estruturados avisam o Google sobre seu conteúdo, se é uma empresa, por exemplo, qual o telefone, horário de atendimento, preços, endereço, entre outros.

9. ✔️ Seu site possui artes e imagens próprias e exclusivas ou a maioria das imagens são genéricas da web?

10. ✔️ Ao entrar em seu website, você sente que passa confiança por ter um bom conteúdo e web design profissional? 


Para websites que possuem baixa concorrência, como por exemplo setores nichados de indústrias ou serviços, não há problema se algumas perguntas acima tenham sido respondidas como não. Agora para sites de alta performance como lojas virtuais e portais de notícias, é fundamental o check com sim em todas. Especificamente para blogs ou portais de notícias, há técnicas específicas que podem ser utilizadas, neste artigo colocamos 8 passos para melhorar o ranqueamento de blogs.

Se um website possui ao menos 8 destes 10 itens, há uma chance grande dele ser bom e cumprir seus objetivos. Websites com problemas de SEO não só aparecem menos no Google, mas também oferecem uma experiência mais pobre para os visitantes

Benefícios de investir em um site otimizado para SEO


Como vimos acima, os benefícios do site otimizado para SEO não estão relacionados somente aos resultados e bom posicionamento no Google, trata-se de um estudo complexo e profundo para o visitante gostar do conteúdo e achá-lo confiável a ponto de realizar a ação que você deseja.


Além do website, o conhecimento adquirido ao responder perguntas como: como seus clientes buscam por seu segmento? Como buscam por sua empresa? O que esperam encontrar como resposta? O que faz com que os clientes confiem em sua empresa? - Essas respostas são fundamentais para a parte estratégica da empresa e marketing, ajudando nas tomadas de decisão para aproximar a empresa de seus consumidores.

O trabalho de SEO é contínuo, por isso é importante entender que o tempo para começar as ver os resultados pode demorar um pouco, conforme explicamos melhor neste link: quanto tempo para começar a ver os resultados de SEO.

Esperamos que o conhecimento adquirido seja útil e caso queira uma auditoria mais completa de seu website, por favor, entre em contato conosco, estamos à disposição para ajudá-lo.


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