Quais as 5 melhores plataformas para criar um blog em 2023

Neste artigo, iremos comparar as 5 plataformas mais relevantes para criar um blog em 2023 de acordo com a nossa experiência e vivência.

Tabela de conteúdo:

1. Introdução;
2. Plataforma WordPress;
3. Plataforma Blogger;
4. Plataforma Joomla;
5. Plataforma WIX;
6. Plataforma Tumblr;
7. Interago;


1. INTRODUÇÃO

Pesquisando pela Web, percebemos que muitas pessoas procuram por listas e reviews para decidir qual ferramenta escolher na hora de criar seu website para divulgar sua empresa, produtos ou serviços.

Não é diferente quando tratamos de websites do segmento publisher (blogs para publicadores), pois existem tantas opções de plataformas no mercado que é inviável perder tempo testando tudo, e isto acaba confundindo a cabeça dos usuários na hora de criar seu site para colocar seu conteúdo de copywrite.

Além de confundir e faltar tempo, tudo demanda estudo, e é incrível como em pleno 2023 muitas plataformas continuam complexas para trabalhar. Não importa se você tem anos de experiência com Wordpress, Joomla ou até mesmo Wix, a próxima plataforma que você escolher para mexer por conta própria vai apresentar alguma novidade individual, misturando código com interfaces amigáveis, ou você vai encontrar bugs / hacks novos que você vai ter que se adaptar.  Sem contar que você vai precisar saber um mínimo de design para criar uma diagramação agradável para seus usuários. Bom, existem infinitos erros que ocorrem quando falamos de webdesign, e isto é normal, já que a internet está em constante evolução e nem todas as pessoas desejam se tornar webdesigners para conseguir criar um blog e escrever sobre os assuntos que dominam!

Enfim, após este pequeno preâmbulo sobre as dificuldades que encontramos na web em relação a plataformas, nós vamos listar abaixo a opinião de webdesigners experientes sobre as 5 plataformas de blog mais relevantes do mercado em 2023, para que você possa tirar suas próprias conclusões na hora de escolher uma ferramenta para criar seu blog.

Também acho válido ressaltar que ao longo de 10 anos de experiência, já testamos todas as plataformas que citaremos nesta lista e foi por conta de algumas frustrações que criamos o Interago, nossa própria plataforma voltada para o público publisher. Inclusive você está lendo este artigo que foi escrito nesta mesma plataforma.

2. PLATAFORMA WORDPRESS:

Imagem painel de gerenciamento do WordPress

O Wordpress é a plataforma de gerenciamento de conteúdo mais relevante no mercado. Ela é uma ferramenta de código aberto construída com HTML, CSS, JavaScript e PHP.

Ela está a anos sendo atualizada para diversos fins, como por exemplo, criação de sites institucionais, blogs, e-commerces, catálogos de produtos, entre outros.

O fato de ser uma plataforma com mais de 19 anos de existência também ajuda, porque muitas pessoas já cooperaram para criar funcionalidades e plugins que agregam na robustes do gerenciador, então se você precisa, por exemplo, acompanhar os resultados com Tag Manager e Google Analytics, existem integrações prontas para baixar no GitHub ou comprar na lojinha de plugins.

E muitas dificuldades para trabalhar na plataforma já foram exploradas pela comunidade, então caso você se depare com um erro / dificuldade no WordPress, você provavelmente vai encontrar alguma solução no Stack Overflow.

Tudo bem, mas e aí? Ela tem certa estabilidade no mercado, tem uma comunidade forte e muitos plugins disponíveis para atender qualquer necessidade, porém estas características acabam se transformando em grandes problemas ao utilizar WordPress.

Imagina que você só precisa de uma plataforma simples para escrever seus textos, publicar tudo on-line e divulgar nas redes sociais, e para fazer isto você contrata um profissional para instalar um Wordpress para você. Só o fato de precisar contratar uma hospedagem, instalar a plataforma, montar a diagramação de todo o site e ainda fazer um acompanhamento esporádico para instalar as atualizações da plataforma já mostra que você está contratando uma aeronave para suprir a necessidade de ir até a padaria.

O WordPress é extremamente robusto e isto deixa o dia a dia operacional muito complexo, entende?

É claro que a solução se adequa para vários portais grandes, e não estamos dizendo também que o WordPress não é uma boa ferramenta, mas dependendo do seu objetivo, é muito mais simples você comprar algo pronto para apenas sentar em seu computador, abrir seu painel e escrever em paz, evitando dores de cabeça com questões de segurança, updates, defasagem da plataforma, hospedagem e etc.

Sendo assim, veja a lista que montamos com as vantagens e desvantagens que nós encontramos na experiência de criação de sites com WordPress.

Vantagens:

  1. É uma plataforma difundida e com uma larga base de dados, então se você se deparar com um erro, dê um Google que você encontra alguém que já passou pelo mesmo e tem alguma solução;

  2. Tem uma grande quantidade de pessoas que contribuiram com o desenvolvimento de muitos plugins gratuitos e pagos, então você encontra temas prontos, add-ons de gestão, add-ons para SEO, acompanhamentos de resultados e etc;

  3. Possui uma interface amigável para fazer o gerenciamento do conteúdo, onde tem um editor de textos WYSIWYG (não sabe o que é esta sigla? Basicamente você escreve seus textos dentro de um editor parecido com o WORD, e a forma que você diagrama seu texto é exatamente como vai ficar no site) entre outros facilitadores dentro de um escopo gigantescos de mais de 55 mil plugins;

  4. Se você quer uma solução robusta, o Wordpress pode atender suas necessidades, pois é muito customizável.


Desvantagens:

  1. O Wordpress pode ter problemas de vulnerabilidade se você não manter a plataforma atualizada, assim como os plugins de terceiros.

  2. Como existem muitas pessoas desenvolvendo ferramentas para Wordpress, com as melhores das intenções, é fácil ser pego instalando um plugin que foi feito de forma incorreta, e isto pode acabar comprometendo a performance do seu site, deixando o mesmo lento, com erros de diagramação entre outros, e os motores de busca avaliarão todos estes quesitos na hora de ranquear seu projeto nas pesquisas;

  3. Como a plataforma é muito customizável, se você não tiver experiência em desenvolvimento, provavelmente vai precisar ter custos com um profissional experiente para fazer uma manutenção esporádica da sua plataforma;

  4. Se você precisa de recursos únicos e adaptados para sua empresa, então você pode encontrar problemas, pois criar funcionalidades dentro de um Wordpress pode ser bastante complexo e caro, e você vai precisar encontrar um profissional muito experiente para fazer este desenvolvimento de forma consistente;

  5.  E por último, uma das maiores ocorrências durante estes 10 anos que nós temos de experiência com Webdesign e que ainda ocorre. Pessoas chegam desesperadas para atualizar suas plataformas por conta de charlatanismo. Pois é, como o Wordpress é facinho de instalar e colocar um template, acaba sendo comum encontrar uma pessoa que se diz profissional para criar um Wordpress, e que depois vai acabar sumindo, sem prestar a devida manutenção para a plataforma. Sendo assim, é fácil você acabar perdendo um projeto inteiro, por conta de uma situação como esta.

Agora que tivemos um resumo sobre o WordPress, vamos para a próxima plataforma que pode ser sua opção para criar um blog em 2023.

3. PLATAFORMA BLOGGER

Imagem painel de gerenciamento do Blogger

Com certeza você já se pegou lendo um artigo onde a URL do site era "nomedosite.blogspot.com". Bom, você estava em um site onde o sistema de gerenciamento de conteúdo era o Blogger.

O Blogger é uma opção muito simples e fácil para os usuários, pois ele oferece um ambiente bastante engessado e limitado para uma equipe de redação, e não pense que um ambiente com estas características é ruim.

Quando estamos em um ambiente limitado, temos menos opções de "causar erros", garantindo que tenhamos um projeto de vida útil maior.

Certo, mas vamos falar um pouquinho da história do Blogger. 

A plataforma foi criada em 1999 e foi adquirida pela Google em 2003, desde então ela vem sendo atualizada pela mesma.

O fato do Blogger ser mantido pela Google é a maior diferença entre ele e o WordPress, pois o Blogger não é uma plataforma de código aberto, então você vai utilizar recursos pré-estipulados pelo Google e em caso de dúvidas poderá acessar a documentação atualizada.

E apesar do Blogger ser de uma empresa privada, ele é gratuito e tem a vantagem de vir com recursos nativos para utilizar o Google AdSense.

Outra característica importante que devemos ressaltar é que não existe mais o domínio blogspot.com, pois o mesmo foi alterado para "googleblog.com", então endereços de sites com este domínio você já pode deduzir que foi feito no Blogger.

As linguagens que compõem o sistema do Blogger nós não conseguimos saber com certeza, mas temos evidências de JavaScript, HTML5, Java e C++, que são as linguagens pré-aprovadas para serem utilizadas nos softwares da Google.

Agora vamos tratar das vantagens e desvantagens da plataforma:

Vantagens:

  1. O Blogger é uma plataforma gratuita e com uma interface muito amigável, então é fácil você iniciar tudo do zero e sozinho, com sua conta Google e sem gastar nenhum recurso além de tempo.

  2. O Blogger é engessado até no design, mas ele proporciona um leque interessante de templates, então você pode escolher algo pré-pronto feito por profissionais, como se fosse montar um powerpoint e depois, com mais experiência, pode ir editando cores, fontes e até mesmo criar uma folha de estilo (CSS) personalizada.

  3. Bom, tudo é mantenido pela Google, então você tem a garantia de que é seguro, vai estar em núvem e sempre no ar funcionando (temos um blog, o qual utilizávamos para escrever posts para amigos, ele tem mais de 10 anos e continua funcionando).

  4. O Blogger também possui um editor otimizado, igual ao WORD, o que torna fácil e intuitivo escrever suas postagens.

  5. Você tem um ambiente amigável para ver as estatísticas de desempenho de suas postagens, poderá gerenciar os comentários dos usuários e ver os ganhos do Google Adsense.

  6. Em caso de dúvida, é fácil encontrar soluções, já que a plataforma é antiga e por consequencia possui uma grande base de dados para consultar e também uma documentação oficial mantida pela Google.

Desvantagens:

  1. Para negócios que demandam finalidades além de simples páginas com posts, o Blogger pode deixar a desejar;

  2. O engessamento de layout da ferramenta acaba limitando seus usuários, então caso você queira fazer uma customização mais profunda, como por exemplo, alterar o cabeçalho de seu site, alterar o rodapé, criar um CTA, criar uma landing page com um design diferente, entre outros recursos, você não conseguirá;

  3. Ainda em relação ao engessamento, o Blogger pode limitar você caso seja necessário trabalhar com funcionalidades avançadas de SEO;

  4. Como o Blogger é uma ferramenta da Google, você sempre terá uma inconsistência de propriedade, porque o seu endereço não será realmente seu, por exemplo. Então por exemplo, se comprarmos blogdaecowebdesign.com.br no Registro.br, este endereço será nossa propriedade, cadastrada em nosso cnpj, diferente de blogdaeco.googleblog.com, que é um subdomínio dentro do ambiente da Google;

  5. E a última desvantagem é que por conta da plataforma ser do Google, estamos sujeitos a decisões da empresa. Então sempre existe um risco de algum dia ser decidido descontinuar o Blogger e fechar a plataforma, apagando conteúdos de diversos blogs.

4. PLATAFORMA JOOMLA

Imagem Painel de Gerenciamento em inglês - Joomla!

Bom, quando pesquisamos plataformas de gerenciamento de conteúdo, uma terceira alternativa é o Joomla!

Conforme é informado pela própria comunidade, o Joomla! é uma plataforma gratuita e open-source, então assim como o WordPress, o Joomla! é mantido por diversos desenvolvedores voluntários e possui uma extensa comunidade de pessoas que apreciam a plataforma e ajudam a atualizá-la. Ela também é multilingue e utilizada ao redor de todo o mundo.

A plataforma foi construída em 2005 utilizando HTML, CSS, JavaScript e PHP e o fato da plataforma estar disponível para download para instalarmos onde desejarmos, é o que concede a liberdade de customizar o código fonte e até criar módulos personalizados de acordo com as suas necessidades.

Outra característica importante que devemos ressaltar é que o Joomla está na sua versão 4 e pode ser utilizado para, além de blog, criar catálogo de produtos, e-commerce, websites institucionais entre outros.

Bom, sendo assim, acredito que podemos resumir o Joomla como uma plataforma concorrente do WordPress e que funciona nas mesmas dinâmicas.

E como todas as plataformas, ela possui suas vantagens e desvantangens, as quais iremos pontuar abaixo:

Vantagens:

  1. Se você possui capacidades técnicas avançadas na área, o Joomla pode ser uma boa alternativa, pois ele possui recursos de e-commerce, catálogo de produto entre outras funcionalidades que podem ser acrescentadas ao seu projeto de blog;

  2. O Joomla é flexível para customizções em nível de código fonte;

  3. Na loja de extensões, você encontra mais de 1500 plugins, então você pode instalar um editor WYSIWYG para realizar alterações em seu site com uma interface amigável, pode instalar traduções entre outros recursos;

  4. As extensões do Joomla são mais confiáveis, pois não existem muitos desenvolvedores amadores idealizando novas ferramentas para a plataforma;

  5. O Joomla é uma plataforma antiga e também possui muito conteúdo disponibilizado pela comunidade, caso você tenha dúvidas.

Desvantagens:

  1. Assim como o WordPress, você tem liberdade para editar até o core da plataforma, porém, corre riscos de segurança, caso não mantenha sua plataforma e extensões atualizadas;

  2. Joomla não é uma plataforma para amadores, então se você não possui as especificidades técnicas para trabalhar com a plataforma, vai acabar tendo custos para contratar técnicos experientes, capazes de fornecer uma mão de obra qualificada;

  3. Você vai precisar de uma infraestrutura (servidor com hospedagem) que tenha recursos acima da média para manter sua plataforma, que pode ser pesada, dependendo da forma que for desenvolvida;

  4. Apesar de citarmos que são mais de 1500 plugins para serem instalados, o Joomla deixa a desejar no design. A quantidade de opções de temas visuais para a plataforma é muito menor do que o WordPress.

Já citamos as três plataformas que seriam as mais populares para criar um blog, e agora vamos explorar ferramentas que não são necessariamente voltadas para o público publisher, mas que cabem como alternativas temporárias, dependendo do seu objetivo.

Bom, vamos falar do famosinho WIX!

5. PLATAFORMA WIX

Imagem do painel de gerenciamento do WIX

O WIX é um CMS no qual seu principal objetivo é fornecer uma interface amigável para seus usuários conseguirem montar design de sites arrastando e soltando elementos.

A empresa é privada e foi fundada em 2006, é Israelence e teve seu capital aberto em 2007 e foi em 2011 que foram lançadas versões do WIX em outras línguas, o que acabou dando um boom de popularidade. Tenho certeza que você recebeu alguma propaganda deles, mostrando o quão fácil seria criar um website dentro da plataforma.

Bom, nós fomos bombardeados por estes anúncios, provavelmente por ser o público alvo da empresa, e foi nesta época que a ferramenta se tornou bastante popular.

No WIX, você pode criar uma conta gratuita para montar seu blog, porém, estará limitado em relação a diversos recursos, os quais para ter acesso, você necessitará contratar um plano mensal.

E não podemos negar, a plataforma é bem feita e possui muita coisa pronta, então você tem o editor Drag'n Drop para puxar seu design de lá pra cá, tem uma lojinha de extensões para colocar funcionalidades dentro do seu site, tem um ambiente otimizado para SEO, relatórios de desempenho entre outras centenas de coisas.

Porém, o grande empecilho que nós encontramos quando realizamos um teste na plataforma, foi o velho e conhecido engessamento. Você está limitado aos recursos que são disponibilizados para você, e não terá acesso ao código do seu site.

Isto acaba sendo um fator muito limitante, caso você queira adicionar funcionalidades e criar recursos individuais que se encaixam apenas para o seu negócio.

Outra questão que acontece muito, é que o WIX acaba prometendo que qualquer pessoa poderá fazer um site, e isto é verdade, mas sem experiência e estudo, é muito difícil montar um projeto de website profissional que passe uma imagem positiva da sua marca, e o mesmo vale para um blog profissional.

Um grande portal de notícias, como CNN, BBC, Fox News, entre outros, possui suas próprias características de negócio, e é por conta disto que um projeto feito no WIX pode não atender necessidades específicas. Nós da Eco Webdesign já desenvolvemos projetos de Blog, que tiveram grande relevância, com mais de 30 milhões de acessos mensais, então temos uma ideia do que é necessário fazer para certos tipos de situações.

Agora vamos pontuar as vantagens e desvantagens de montar um projeto no WIX:

Vantagens:

  1. Você vai estar em um ambiente criado em núvem, seguro, estável e atualizado esporadicamente com as últimas tecnologias disponíveis na web;

  2. Se você não tem experiência com webdesign, e deseja ter um blog pequeno, poderá montar seu projeto no WIX, utilizando templates e o sistema de arrasta e solta para criar seu design;

  3. Você não precisa se preocupar com códigos e habilidades técnicas;

  4. O ambiente de gerenciamento é amigável e intuitivo, onde você vai poder navegar por relatórios, monetização dos seus posts entre outras funcionalidades;

  5. Eles disponibilizam uma lojinha de extensões, então você pode implementar recursos mais avançados em seu blog;

  6. Para escrever seus posts, você consegue utilizar editores de textos ricos, que são interfaces semelhante a escrever textos no WORD.

Desvantagens:

  1. Você vai estar limitado a um ambiente engessado, então precisa utilizar os templates e funções pré definidas pelo WIX;

  2. Outra desvantagem é a "amarração" que o WIX realiza em seus usuários, então se você compra seu domínio através deles e configura o Google Workspace, sair deste ambiente posteriormente para criar algo maior vai ser muito estressante;

  3. O suporte pode deixar a desejar em casos que exijam uma assistência técnica especializada, e sua demanda pode acabar demorando para ser resolvida;

  4. Você vai estar dependente de uma empresa privada, então semelhante ao Blogger, se algum dia eles resolverem descontinuar e fechar tudo, seu conteúdo corre o risco de ser perdido.

6. PLATAFORMA TUMBLR

Imagem da interface da Tumblr no momento de realizar uma postagem

Tumblr é uma plataforma de "microblogging" e seu ambiente se assemelha a uma rede social, então se encaixa muito bem para pessoas que desejam compartilhar publicações, em um ambiente simples e amigável no qual o objetivo é exatamente disseminar posts entre todos que possuem curiosidade de ler e proatividade de escrever.

A história do Tumblr é longa, mas podemos resumir que a plataforma fez bastante sucesso até 2016, ano em que o termo "fotos tumblr", o qual era utilizado para fazer referência a imagens com um padrão visual que foi iniciado na própria plataforma, se tornou bastante popular.

Apesar da popularidade do Tumblr ter esfriado um pouco, muita gente ainda utiliza para espressar conteúdos artísticos, como poemas, imagens e vídeos.

Sendo assim, o Tumblr é extremamente simples e nichado, você faz sua conta e já pode começar a postar seus conteúdos, os quais serão enviados para uma tela inicial de feeds onde diversas pessoas estarão acompanhando.

Vantagens:

  1. É uma solução fácil, onde em menos de 10 minutos você faz sua conta e espalha sua arte para o mundo;

  2. Você pode montar sua conta sem pagar nada;

  3. Milhares de pessoas estarão vendo seu conteúdo, sem que seja necessário fazer um trabalho de divulgação aprimorado para que suas postagens alcancem um grande público e seja difundido pela internet;

  4. Pode ser uma solução muito interessante para artistas que desejam receber feedbacks de suas criações.

Desvantagens:

  1. Não é uma plataforma voltada para publishers de hardnews e que desejam monetizar através de AdSense;

  2. É engessada e você estará limitado a funcionalidades e recursos pré definidos pela própria plataforma;

  3. É uma plataforma nichada para a arte, então se você oferece serviços de mecânica, definitivamente ela não servirá para atender seus objetivos;

  4. Assim como o WIX e o Blogger, seu conteúdo estará na núvem e é passivo de ser excluido sem um aviso prévio, caso resolvam acabar com a plataforma.

Legal, mas e a Eco Webdesign? É muito comum nos perguntarem o motivo de não utilizarmos nenhuma destas plataformas já difundidas no mercado para fazer o que amamos, que é a criação de lindos sites responsivos e que recebem resultados.

7. INTERAGO

Como citamos logo na introdução, já temos 10 anos de experiência e já passamos por diversas situações com plataformas, hospedagens e promessas de soluções que no fim das contas não atendiam as nossas necessidades e de nossos clientes, e foi por conta disto que desenvolvemos o Interago, nossa própria plataforma de experiência digital.

Nossa equipe de engenharia trabalha diariamente em nossa plataforma, atualizando e criando um ambiente amigável para que nossos webdesigners consigam trabalhar no desenvolvimento de sites com tranquilidade e efetividade.

Então se você chegou até aqui, foi graças ao Interago, que é otimizado para atender todas as exigências dos mecanismos de busca, até com páginas AMP.

O mais interessante do Interago, é que a plataforma foi criada para nossas necessidades de link building, e acabou se tornando uma ferramenta muito interessante e que hoje já é responsável por criar mais de 300 mil páginas para mais de 350 clientes recorrentes da Eco.

Se você ficou curioso e passou por todas as opções acima, sem chegar a uma conclusão, experimente falar conosco para conhecer mais sobre a nossa plataforma.

Ah, e também criamos um vídeo simples, onde desenvolvemos um projeto de blog do zero em menos de 10 minutinhos, o que mostra o quanto o Interago vem evoluindo no seu dinamismo.

Você quer saber mais sobre o Interago para montar sua plataforma de Blog?

 Acesse os links abaixo e tire todas as suas dúvidas:

E caso você tenha alguma observação sobre este artigo, nos envie uma mensagem! Ficaremos muito felizes com o seu engajamento com nosso conteúdo:

 suporte@ecowebdesign.com.br

Você também pode gostar de ler

Carrossel de imagens para as notícias e artigos

Em 19/06/2023 às 10h28 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Cadastrando serviço no Google perfil de empresa em 2023

Em 02/05/2023 às 15h13 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Design para Websites

Em 21/04/2023 às 10h57 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Empresa de Web Design em Rio Preto

Em 18/04/2023 às 10h54 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Eco Webdesign - Empresa de Web Design Profissional

Em 14/04/2023 às 14h04 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Criação de Sites em Rio Preto

Em 10/04/2023 às 14h58 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Marketing para alcançar um bom posicionamento nos motores de busca.

Em 29/03/2023 às 15h38 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53