Como cadastrar sua empresa no Google Perfil Empresa 2023
O Guia Definitivo para o Cadastro da sua Empresa no Google Perfil Empresa: com dicas de SEO para melhorar seus resultados nas pesquisas e aumentar a percepção positiva dos usuários.
🌍Você tem uma empresa mas não esta aparecendo nas pesquisas do Google e no Google Mapa?
Vamos listar aqui o guia completo de como criar o seu perfil no Google Perfil Empresas (Google Meu Negócio) e começar a ter resultados.
O que é o Google Perfil de Empresa?
O Google perfil empresa é uma ferramenta oferecida pelo Google que permite que as empresas criem um perfil gratuito para exibir informações básicas sobre sua empresa. Além de ser uma excelente maneira de aumentar a visibilidade da sua empresa e torná-la mais fácil de encontrar para potenciais clientes.
Você sabia que é gratis?
Sim, totalmente gratuito para criar o perfil da sua empresa e atrair mais clientes a entrarem em contato ou mesmo ir até sua loja.
Porque devo criar um perfil para minha empresa?
Quem nunca fez uma busca no Google pelo celular para encontrar um endereço e até mesmo traçar a rota até a empresa que está procurando?
A criação de um perfil de empresa no Google é fundamental para aumentar a visibilidade da sua empresa na internet.
Com uma conta no Google Perfil de Empresa, sua empresa pode aparecer nos resultados de buscas quando as pessoas procuram por serviços ou produtos relacionados à sua área de atuação. Além disso, uma conta no Google Perfil de Empresa permite que as pessoas encontrem informações importantes sobre sua empresa, como:
• Endereço
• Telefone
• Horário de funcionamento
• Link para o Website
• Informações institucionais
• Avaliações
• Comentários de clientes
• Produtos
• Serviços
• Postagens
• Eventos
Ele também permite que você adicione fotos e vídeos para mostrar mais sobre a sua empresa.
Quais as vantagens ?
• Análise de dados, o perfil de empresa do Google gera informações de visitas no perfil, cliques e interações do público.
• Comentários e avaliações, isso pode aumentar a reputação e trazer confiança para os possíveis clientes para sua empresa.
• Informações, todas as informações de contatos e endereço ficam dispostos de forma fácil para o cliente entrar em contato.
• Visibilidade, Sua empresa fica visível nas buscas no Google e no Google maps
E as desvantagens?
Não ter um perfil da sua empresa no Google perfil de empresa é uma desvantagem para seu negócio.
Mas um perfil com informações de endereço ou formas de contatos desatualizados podem sim trazer desvantagens.
Vamos mostrar como criar seu perfil de forma fácil e rápida, sem precisar procurar informações em várias fontes. Ao final, você terá seu perfil configurado e pronto para atrair novos clientes.
👉 Vamos para o passo a passo.
1 - Criando uma conta no Google ou acessando sua conta existente.
1.1 - Antes de tudo você precisa de uma conta no Google, recomendamos usar uma conta de uso frequente, pois o Google sempre envia notificações e informações sobre seu perfil via e-mail.
Então o ideal é usar sua conta primária de e-mail como administrador do perfil.
Acesse a plataforma.
1.2 - Faça o login com sua conta ou crie uma nova conta no Google Perfil de Empresa.
1.3 - Ao escolher 'Criar conta' basta preencher os campos de acordo com informações solicitadas e clicar em 'Próximo'.
1.4 - Sempre preencha os dados com informações verdadeiras, pois no futuro o Google pode usar essas informações para verificar se você realmente é o proprietário da conta ou até mesmo em caso de precisar recuperar o acesso.
1.5 - Aceite os termos para criação da conta e crie a conta.
2 - Escolher o nome para o Perfil da Empresa
2.1 - Antes de escolher o nome do perfil da sua empresa, faça uma pesquisa no Google para ver como os nomes dos perfis dos seus concorrentes estão dispostos, para evitar duplicidade e garantir que os clientes não confundam o seu perfil com o de outra empresa.
Ao fazer isso, você também pode encontrar uma oportunidade para se destacar entre as outras empresas do mesmo setor.
Acima temos um exemplo de busca por 'Chaveiro'. Podemos ver que existem muitas empresas do mesmo segmento, então o ideal é criar um nome com informações destacadas.
2.2 - Como criar o nome para nosso Perfil.
Qual o nome da sua empresa?
R: Master Chaves
Qual o seu produto ou serviço que se destaca?
R: Atendimemo 24 horas
Qual a cidade que está localizado?
R: São José do Rio Preto
Com essas informações já podemos criar variações do tipo: (Considerando que vamos criar uma perfil para uma empresa para serviços de chaveiro)
• Master Chaves - 24 horas em São José do Rio Preto
• Chaveiro 24 horas - Master Chaves - São José do Rio Preto
• Serviços de Chaveiro 24 horas - Master Chaves São José do Rio Preto
• Master Chaves - Chaveiro em São José do Rio Preto
• Chaveiro profissional 24 horas - Master chaves
Usar o nome da cidade melhora as chances do seu perfil cair na busca de uma pessoa que precise deste serviço.
Caso não queira adicionar nenhuma palavra chave junto ao nome da sua empresa, não tem problema. Seu perfil irá ganhar relevância dentro da plataforma da mesma forma.
Mas vai depender do seu engajamento com o público e até mesmo se o serviço que oferece é exclusivo. Se o serviço é oferecido somente por você dentro da cidade, então de qualquer forma a pessoa terá que entrar em contato.
2.3 - Uma ótima ferramenta para ver o interesse das pessoas por determinadas palavras dentro da internet é o Google Trends.
Aqui neste exemplo foi comparado qual palavra tem mais busca e relevância. O resultado neste caso foi que 'Chaveiro 24 horas' esta no topo.
1º - Chaveiro 24 horas
2º - Chaveiro 24h
3º - Serviço de chaveiro
4º - Chaveiro em Rio Preto
É uma ferramenta muito útil para verificar a popularidade de um tópico, marca ou frase específica.
Ele mostra como a busca por uma palavra-chave mudou ao longo do tempo e também mostra as principais tendências relacionadas a ela.
Ele também pode ser usado para comparar a popularidade de várias palavras-chave diferentes. Além disso, ele também pode ser usado para identificar padrões regionais e sazonais nas buscas.
3 - Criando o Perfil da Empresa
3.1 - Esta é a parte onde você adiciona o nome que escolheu depois da pesquisa por palavras chaves ou mesmo pode criar sem nenhuma palavra chave.
Adicione e clique em continuar...
3.2 - Escolha o tipo da sua empresa.
Nesta página, você pode selecionar as opções de acordo com os serviços que oferece. Se sua empresa possui um website, uma loja física e oferece atendimento e serviços no local do cliente, selecione essas três opções ou escolha somente as necessárias. E clique em "Próxima".
3.3 - Adicione o link do seu Website conforme exempo abaixo.
3.4 - Selecione uma categoria principal, e depois será possível adicionar novas. Clique em "Próxima".
3.5 - Adicione o endereço, é muito importante preencher estes dados mesmo que seu empreendimento não tenha local físico para atendimento. O Google pode enviar uma carta de verificação (Assunto que vamos falar mais abaixo).
3.6 - Caso apareça sugestão de alguma empresa próxima ao seu endereço escolha a opção "Nenhuma das opções". Clique em 'próxima'.
3.7 - Nesta etapa é onde você aceita os termos para o serviço e entende as políticas de privacidade do Google.
Após verificar estes dois documentos você pode escolher receber notificações por e-mail. Depois clique em "Continuar".
4 - Método de verificação
IMPORTANTE SABER
4.1 - O Google escolhe a forma que seu perfil será verificado, entre as opções o Google pode escolher entre: ligação, SMS, carta.
• Verificação por ligação: Você receberá uma ligação de uma atendente virtual que irá falar o código de verificação.
• Verificação por SMS: Receberá no número cadastrado o código.
• Verificação por carta: Você receberá no endereço cadastrado o código, neste modo a carta do Google pode demorar até 2 semanas.
Mas o recomendado é esperar 3 semanas, pois os serviços de entrega dos CORREIOS podem influenciar neste prazo de entrega (seja paciente e espere, pois se escolher reenviar correspondência antes do prazo e a carta anterior estiver a caminho o código contido nela é anulado e precisará esperar a carta da nova solicitação).
Independente do método, logo em seguida aparecerá o campo para inserir o código, caso a verificação foi por ligação ou SMS já pode ser inserido o código e validar sua conta.
Abaixo um exemplo de verificação quando o código foi enviado por CARTA.
5 - Serviços, Horários e mensagens dos clientes.
5.1 - Adicione os serviços sugeridos pelo Google se estiverem de acordo com sua empresa, fique à vontade para escolher quantos necessários. E podemos também criar serviços personalizados conforme a primeira imagem abaixo.
Na segunda imagem adicionamos horário de funcionamento da empresa, incluindo horários especiais
5.2 - Aceitar mensagens, isso significa que seus cliente poderão enviar perguntas com dúvidas relacionadas aos serviço oferecido ou produto ofertado.
Você receberá notificações por e-mail que recebeu mensagem, fique atento para não deixar o cliente sem reposta caso for ativar esta função.
5.3 - Adicione uma descrição de sua empresa, aqui você pode adicionar informações de suas especialidades, políticas da empresa, políticas de atendimento e até mesmo os valores, visão e missão da sua empresa (Seja criativo).
5.4 - Adicione fotos da sua empresa, aqui você pode adicionar fotos da empresa, dos produtos, de serviços. Caso tenha local fixo para atendimento, adicione fotos do ambiente de trabalho, os clientes adoram ver fotos do local pois são como provas sociais. Além de dar mais credibilidade em relação ao que você tem a oferecer.
5.5 - Por fim o Google te oferece um domínio com opções relacionadas ao nome da sua empresa, neste processo vamos ignorar esta parte pois é um assunto para outra hora. Clique em "Pular".
5.6 - Informação final. Aqui o Google te informa que as informações da sua empresa só estarão visíveis após a verificação, somente aparecerá o modo de verificação for carta. Caso contrário sua conta já está verificada (verificada por ligação ou SMS anteriormente).
6 - Perfil ativo, vamos adicionar conteúdos e informações.
Nesta parte como exemplo vou usar o nosso perfil 'ECO Webdesgin' que é uma conta verificada.
Aqui já temos acesso ao painel de ajustes do Google Perfil Empresas, vamos listar todas as opções do menu e explicar cada função.
6.1 - Editando o Perfil
Aqui temos acesso as informações já configuradas e também novos campos para adicionarmos informações como:
• Nome da empresa
• Categoria da empresa
• Descrição da sua empresa
• Data de abertura da empresa
• Dados de contato
• Link para o seu site ou rede social
• Nome Curto (abreviação para o nome da empresa caso exista)
• Local da empresa
• Área de cobertura
• Horários de funcionamento
Entre muitas outras informações.
Fique a vontade para revisar as informações e adicionar as que ainda faltam.
6.2 - Ler avaliações, nesta opção podemos ter acesso a todas as avaliações que nossos clientes fizeram no nosso perfil.
Podemos responder e dar nosso feedback em relação a avaliação dos nossos clientes.
Dicas importantes
- Compartilhe com seus clientes e amigos o link do perfil para que eles possam avaliar sua empresa e atendimento.
Recebeu um feedback e avaliação positiva.
- Sempre responda seus clientes
- Agradeça pela avaliação e pela mensagem que recebeu.
Exemplo de resposta para cliente com avaliação positiva
"Obrigado pelo seu elogio! Ficamos felizes em saber que você teve uma boa experiência com a nossa empresa. A sua satisfação é importante para nós e estamos sempre trabalhando para melhorar nossos serviços. Se precisar de algo no futuro, não hesite em nos contatar."
Caso receba um feedback negativo.
- Não tente justificar o ocorrido, o melhor a se fazer é tentar solucionar.
- Verifique se o cliente faz parte da sua carteira de clientes ou se recorda da presença dele na sua empresa.
- Se conseguir identificar o cliente, entre em contato e ofereça uma solução.
Veja um exemplo de como responder um cliente que deixou um feedback de insatisfação:
"Pedimos desculpas pelo ocorrido e estamos à inteira disposição para compreender o que aconteceu. Caso possível, por favor, entre em contato conosco para investigarmos e encontrarmos a melhor solução. Agradecemos antecipadamente e aguardamos o seu contato."
- Responder o cliente com informações do possível acontecimento tentando justificar a falha ou o mal entendido não vai te ajudar. Ja que o perfil da sua empresa no Google não um perfil como o de uma rede social, onde pessoas ficam debatendo quem tem razão na situação. Seja profissional.
6.3 - Mensagens, se estiver ativado o recebimento de mensagens fique atento para ver as notificações no seu e-mail e assim não deixar nenhum cliente sem resposta.
6.4 - Adicione uma foto, aqui você pode adicionar mais fotos a sua galeria ou mesmo alterar logo e foto da capa.
Não se limite a adicionar fotos dos serviços ou produtos. As imagens trazem mais confiança às pessoas que visualizam seu perfil.
6.5 - Desempenho, aqui temos as métricas como como estão os resultados das interações do seu público.
Nesta parte temos informações sobre:
• Desenpenho, com gráficos
• Chamadas recebidas
• Mensagens enviadas
• Agendamentos solicitados
• Orientações de endereço
• Cliques no link do seu website ou rede social
6.6 - Anunciar no Google pode proporcionar uma visibilidade adicional para sua empresa, a qual é cobrada com base no número de cliques recebidos. Para obter mais detalhes, consulte a documentação disponível (Documentação).
6.7 - Editar produtos, esta parte é muito legal porque podemos cadastrar produtos e suas descrições.
Quanto mais produtos cadastrados maiores as chances das pessoas te encontrarem nas buscas.
• Adicionar imagem
• Nome do produto
• Criar uma categoria
• Adicionar preço
• Descrição
• Botão
• Link
Na parte para adicionar "Botão e Link" pode ser adicionado um link para sua rede social ou mesmo para seu whatsapp.
Exemplo de link para o whatsapp: https://wa.me/5517992545634?text=Olá%2C%20gostaria%20de%20mais%20informações%20sobre%20seus%20produtos%20ou%20serviços. (Altere pelo número do whatsapp da sua empresa)
6.8 - Agendamentos, nesta parte adicione o link para atendimento. Pode ser da página de atendimento do seu site ou mesmo whatsapp.
6.9 - Perguntas e respostas, aqui você responde as dúvidas dos seus clientes em relação aos produtos e serviços ofertados.
6.10 - Adicionar atualização, função bem legal para você adicionar
• Atualizações de serviços, horários, novos serviços e muito mais
• Adicionar ofertas, com prazo de validade
• Adicionar eventos com data de início e fim, fotos, descrições e botão.
7 - Considerações importantes
7.1 - Mantenha sempre o perfil atualizado
• Telefones de contato sempre atualizados
• Endereço
• E-mails
• Serviços e Fotos
7.2 - Responda todas suas avaliações (Seja cordial).
7.3 - Adicione seus produtos e serviços com informações necessárias para que seu cliente não tenha dúvida sobre. Use palavras chaves para criação das descrições.
• Faça uso de palavras claras e de fácil entendimento
• Destaque benefícios
7.4 - Use boas imagens, para os produtos e serviços.
Para alcançar o sucesso online, é crucial seguir as melhores práticas de criação de conteúdo, produtos e serviços, além de responder de forma ágil e eficiente às perguntas e avaliações dos clientes.
Ao fazer isso, você estará dando ao Google sinais de que sua empresa é ativa e confiável, o que ajudará a aumentar sua visibilidade e posicionamento nas pesquisas relacionadas aos seus produtos e serviços.
Com o tempo, isso poderá levá-lo ao topo das buscas e maximizar a exposição da sua empresa.
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