Estrutura Básica de um Website Institucional
Neste artigo falaremos da estrutura básica de um website institucional, e sua importância. Artigo perfeito para quem está se organizando para fazer um site.
A base para se saber o valor de um website é sua estrutura, assim como na construção civil é necessário saber o tamanho do terreno, quantos cômodos, garagem, piscinas entre outras informações estruturais, para estimar o valor de um website para nossos clientes precisamos saber exatamente qual será a estrutura do site. Outro item que influência é a referência visual, a complexidade do design pode modificar bastante o valor do site, mas neste texto iremos exporte o que entendemos como sendo uma estrutura básica para Websites Institucionais.
Página Inicial
A página inicial ou Home, é a página mais acessada do site, geralmente trabalhamos ela como uma página independente do site contendo um resumo do que é mais importante sobre a empresa com links para as páginas de cada tópico caso o visitante queira se aprofundar.
Estruturamos a página inicial com dobras, sendo a primeira dobra a parte visível do seu monitor ou da tela do celular, e a segunda dobra, o início do fim da primeira dobra até o fim da tela.
- Primeira Dobra: Banner com a informação mais relevante do site, melhor CTA (Call to Action), ou informação em destaque sazonal.
- Segunda Dobra: Listagem de serviços ou produtos, geralmente blocos com as informações de cada um, podendo ser um carrossel.
- Terceira Dobra: Texto sobre a empresa, resumo da empresa com link para a página completa.
- Quarta Dobra: Prova social, depoimento, ou serviços realizados.
- Quinta Dobra: CTA, uma chamada para ação como, entre em contato, ou, orçamento sem custo.
- Sexta Dobra: Bloco de endereço com mapa do Google.
- Sétima Dobra: Rodapé.
A página inicial pode mudar conforme o projeto, mas sua essência é basicamente esta.
Sobre a Empresa
Está página chamamos de página de auxílio de conversão, pois se o visitante gostou das informações de serviço, dos produtos e do estilo da página, bem provável que ele vá até o sobre a empresa para passar pela última avaliação de confiança para entrar em contato.
Recomendamos ter esta página com um texto sobre a empresa curto e objetivo, destacando em negrito e/ou ícones os diferenciais competitivos relevantes para seu público. Importante também uma imagem, que pode variar conforme o ramo de atuação, exemplo: advogado, foto do escritório; médico, foto imponente do médico; clínicas, foto do estabelecimento; industria, uma foto do local físico, ampla, talvez de drone, etc.
Serviços e Produtos
Atendemos muitos clientes que tem apenas quatro serviços, mas também clientes com uma lista de 300 produtos, a terceira estrutura mais comum nos sites institucionais é os serviços e produtos da empresa.
Aqui não tem segredo, precisa pensar no seu público, em como ele entende seus serviços e produtos, organizar eles da melhor forma e cadastrar. Cada cadastro precisa ter no mínimo um título, descrição e uma foto, real ou ilustrativa.
Em alguns casos aglutinamos vários serviços em uma página, tendo uma página mais rica e profunda com vários serviços ou com a categoria de produtos. Esteticamente fica ótimo, porem, isso significa menos links, menos textos, mais fácil para o proprietário da empresa e mais pobre no Google, então se o objetivo é ter uma presença forte nas pesquisas do Google ou fazer campanhas de link patrocinado, recomendamos a criação de uma página por serviço ou produto.
Prova Social
Temos dificuldade também em captar estas informações dos clientes, geralmente eles entendem a necessidade, declara ser fácil conseguir, mas no fim não entrega. O que mais nos ajuda e também ajuda o cliente é quando a empresa já tem um cadastro no Google Perfil Empresa, pois retiramos de lá as provas sociais.
Cada ramo tem sua especificidade na hora de expor suas provas sociais, o que é unânime são os depoimentos, avaliações e declarações. O segundo mais usado são projetos, ou serviços realizados.
Esta página é extremamente importante para o aumento das conversões no site, um site sem rastros de pessoas reais, é um site fraco de credibilidade.
Blog
O nome mais conhecido e estigmatizado para parte mais dinâmica do seu site, é o blog, onde é feita as publicações dos conteúdos, também pode ser nomeado de várias formas de acordo com seu seguimento, artigos, notícias, informações, dicas, ou então, "fique por dentro", "se informe", e outros termos de comunicação mais moderna e jovem. O blog pode não ser o mais importante, mas é a mais estratégica, além da comunicação óbvia com seu público, os textos dentro do seu blog feito de forma específica, pode ser muito poderoso para aquisição de audiência, através do Google.
É algo muito poderoso, porém, que dá bastante trabalho, não é fácil sair do operacional diário e escrever um texto com um bom SEO e focado em uma forma que seu público pesquisará no Google, as famosas palavras-chave. Também não é barato pagar um profissional para escrevê-las.
Uma alternativa recente para resolver este problema de criação de textos é o ChatGPT, ele pode te ajudar a iniciar ou lapidar alguma ideia ao ponto de transformar uma lista, ou uma pequena frase em um texto publicável.
Ter um blog no site é bom e usado com alguma sabedoria, pode trazer bons acessos no médio prazo.
Contato
A página de contato é quase um patrimônio dos websites, todo usuário sabe que terá o link de contato para ver os dados de, acreditem, contato!
Neste Página, se tem normalmente um formulário simples e pequeno, nome, e-mail, telefone e descrição, informações de contato geral da empresa, endereço, horário de funcionamento e para alguns seguimentos, já é exposto também os feriados e dias sem expediente.
Em todo seu site, terá o link flutuante do WhatsApp visível a todo momento, blocos de CTA com formulários ou botões, e sempre links no topo e rodapé de contato, mesmo com tamanha possibilidade de entrar em contato, é extremamente recomendado ter sua página de contato, pois o visitante usa esta página quase que por reflexo, sem precisar pensar.