Saiba como receber clientes através do seu Website

Três razões para se ter um site e um guia prático de como orientar seu fornecedor de website a te entregar um site que possa trazer retorno expressivo.


Este texto terá o propósito de trazer de maneira simples, três razões para se ter um site e um guia prático de como orientar seu fornecedor de website a te entregar um site que possa te trazer retorno expressivo, principalmente comercial.

Meu nome é Jonathan Andrade Marckert e minha empresa se chama Eco Webdesign, sou formado em Engenharia da Computação pela UNIRP. As informações e insights que trago neste texto foram adquiridas ao longo de 12 anos de experiência (desde 2010) com criação de sites, mais de 450 clientes ativos, mais de 1.500 projetos e muito estudo.

Bom agora vamos para o que interessa, por que fazer um site?


Não se deve ter um site porque o concorrente tem, ou, porque vemos que todos dizem que é importante ter um site. Se dever ter um site, pois ele lhe trará uma conversão de prospecto (pessoa interessada em algum produto ou serviço da sua empresa) em um cliente e, porque o site te permite construir mais uma via de vendas.

Todos nós com algum tempo de empresa e uma boa reputação construímos o bom e velho boca a boca, a indicação. Com um bom network, construímos parcerias, que se torna uma segunda via de vendas. Quando contratamos um profissional de marketing, esperamos que este, crie outras possibilidades, ou seja, outras vias de venda, podendo ser, nas redes sociais, YouTube ou pelo Google através de um site.

O primeiro benefício de um website para a empresa é a institucionalidade do negócio na Internet. Ter uma página no Facebook, Instagram ou LinkedIn é simples, rápido e fácil, sua empresa pode ter, a Coca-Cola tem e seu filho de 14 anos também, provavelmente  da equipe dele de Fortnite, LOL ou do grupo de amigos que ele participa. Agora, ter um website profissional com domínio próprio, e-mail corporativo e informações relevantes dos seus serviços são para negócios sérios e que nem todo(a) aventureiro(a) está disposto a investir.


Em síntese, o que quero dizer é que ter apenas as rede sociais não passa a mesma credibilidade e confiança para seu prospecto como um website profissional, porque qualquer um a qualquer momento pode criar uma página no Face, mas só um negócio mais consolidado investe nesta institucionalidade. Criando um site você já se diferencia dos aventureiros(as)!

Segundo benefício que um website pode te trazer são novos clientes, ou seja, prospectos que estão procurando pelo seu serviço ou produto no Google e nuca ouviram falar na sua marcar.

Imagine receber um contato no whats de uma pessoa que gostaria de um orçamento, quando ela se identifica para você no whats, diz que te encontrou no Google, pesquisando pelo seu serviço ou produto.

Isso nunca vai acontecer se você não tiver um site. As redes sócias só aparecem no Google se você pesquisar pelo nome da empresa, mesmo assim tem uma grande chance de não aparecer se outros sites de cadastro comercial tiverem sua empresa cadastrada. O site explica para o Google quem você é, dá onde, qual sua especialidade e o que as pessoas pensam sobre você e seus produtos ou serviços.

Se seu site tem as informações certas do seu produto ou serviço, é seguro, tem versão para celular e uma velocidade de carregamento aceitável. É muito possível que você receba várias vezes por mês este tipo de contato. No mês de março de 2021, recebemos 127 contatos vindo do Google Orgânico (quando não precisa pagar Google Ads) a procura de criação de sites, e este número não é tão grande, temos clientes que recebem 1.500 contatos todos os meses.

Terceiro benefício que um site pode te trazer é ter uma boa página de destino para suas ações de marketing. Toda ação de marketing tem objetivo de converter, ou seja, fazer uma pessoa interessada entrar em contato. Ao ter um site bem feito, bonito, que passe confiança, a chance de ter mais pessoas entrando em contato é maior, sua conversão é maior!

Imagine que você invista 500 em crédito no Instagram, que te leva a 1.500 pessoas a verem seu perfil, das 1.500, 15 entram em contato. Com um site entrariam 20, 25 ou 30! Com o mesmo investimento. Sabe porquê? Porque a pessoa vai te pesquisar no Google e quando ela acha algo que passa confiança ela converte e se você não estiver no Google, seu concorrente estará.

O site pode te ajudar em qualquer publicidade, seja em campanhas de e-mail marketing, Instagram, Facebook, Google Ads, ou então, campanhas off-line.

Pense quantas vezes você se sentiu mais confiante em entrar em contato ou “bater o martelo” com alguém, depois que você deu uma "googlada" na empresa.

Tenha um site que performe!


Agora vem a galinha dos ovos de ouro, um check list básico do que um site precisa para de destacar no mar de sites que existe, vou dividir em três tópicos.

Conteúdo

•    A empresa que faz site não é especializado no seu negócio então a responsabilidade de entregar as informações do seu serviço e produto é sua, seja o mais rico possível, para o Google, quanto mais palavras, maior a chave de aparecer nas pesquisas.
•    Se tiver produtos, não deixe um título técnico, o título do seu produto precisa bater com a forma que seu cliente vai pesquisar no Google. E capriche na descrição, lembre-se, quanto mais palavras, maior a chance de aparecer no Google..
•    Tenha prova social, depoimentos, em vídeo, texto, print de inbox, e-mail, tanto faz, mas tenha uma prova social.

Tecnologia

•    Mais da metade da Internet está no celular, a versão para celular é mais importante do que para computador, fique atento a experiência do seu site para celular.
•    Velocidade é dinheiro, assim como tempo é dinheiro, na Internet tempo é velocidade de carregamento! O Google recomenda que seu site carregue entre 1s e 2.5s em uma Internet 4G no Brasil, acima disso você pode ter perdas de até 25% de acesso por desistência.
•    Seu site precisa ser seguro! Certifique-se que o site estará em uma hospedagem com certificado SSL.

Performance

•   Como medir o resultado do seu site? Dados! Peça para instalar Google Analytics e Search Console no seu site. Mesmo que você não tenha ideia do que são eles!
•    Veja se é possível você receber um relatório mensal dos acessos e quantidade de pessoas que entraram em contato, irá te ajudar muito a mensurar o retorno.
•    Busque conhecimento, saiba o mínimo da área para poder dialogar com qualidade e se você está lendo este e-book, este item já está sendo executado.

Obrigado pelo seu tempo, pois ele é nosso bem mais valioso, espero que tenha se divertido tanto quanto eu na escrita.

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