Landing page vs site completo: o que escolher?

A escolha certa entre um Site Completo e uma Landing Page é essencial para o sucesso do website. Mas qual escolher? Venha conosco para entender como tomar a melhor decisão

Essa pergunta é muito frequente e também depende das tendências de mercado, por exemplo, há alguns anos era mais comum ver landing pages e hoje em 2025 os sites completos voltaram a ser maioria. Mas afinal, qual a diferença entre eles? Bom, podemos começar com os objetivos.


Objetivos e características de landing pages

✔ São compostas por apenas uma página

✔ Sua divisão é por blocos ou sessões, onde a navegação é via rolagem

✔ Os botões são para ações específicas, onde normalmente o objetivo é gerar leads.

✔ Ao rolar, o objetivo é convencer o visitante de algo

As landing pages podem ser traduzidas como “páginas de aterrissagem”, onde o visitante chega normalmente de campanhas do Google Ads, Meta Ads ou outras. Normalmente o visitante realiza uma ação importante na landing page e não vai para outras páginas.


Exemplo de jornada tradicional dos visitantes: Campanha do Google Ads > Landing Page > Conversão

Objetivos e características de sites completos

✔ São compostos por muitas páginas

✔ Sua divisão é por sitemap, onde a navegação é via links

✔ As ações são relacionadas à função, seja gerar leads, baixar documentos, comprar produtos, entre outros.

✔ Ao navegar, o cliente adquire informações ou realiza transações.

Os sites completos possuem vantagem no ranqueamento do Google e também nas respostas de inteligência artificial, uma vez que o conteúdo é dividido de forma organizada. Por exemplo: este site que você está lendo é um site completo e essa página é dedicada exclusivamente para falar de lading pages e sites completos. Por ser maior, normalmente é um site com custo mais elevado.

Exemplo de jornada do visitante pelas pesquisas: Dá um Google > Vários Links no Google > Link A, B, C ou D

Exemplos de situações para escolher entre uma landing page e site completo:

Precisa de um site para campanha de Google Ads?

A Landing Page pode ser o mais apropriado, pois ela pode ser criada para atender com exatidão seus anúncios.


Vai vender muitos produtos? 

Site Completo é mais indicado, pois cada produto terá um link e o ranqueamento no Google pode trazer visitas de tráfego orgânico.

Irá vender somente 1 produto?

A Landing Page é o mais apropriado, pois centraliza as informações realiza a venda na mesma página.


Precisa de uma página de cadastro via QR Code?

Uma Landing Page atende essa necessidade, pois somente 1 link é necessário.

Quer tráfego orgânico e aparecer no Google? Site Completo

Site Completo é melhor para os buscadores, pois seu conteúdo é dividido por assuntos para atender vários tipos de buscas com páginas específicas.


A mesma empresa pode ter vários Sites Completos e Landing Pages

O importante é atender as necessidades dos visitantes de forma correta, ou seja, não há limite para o uso de sites completos ou landing pages na mesma empresa.

Por exemplo: A mesma empresa pode ter seu site principal (Site Completo)várias Campanhas no Google com páginas de conversão (Landing Pages) e até mesmo outros websites para centralizar vendas de produtos, área de clientes e outras funções (Site Completo).


A mesma empresa, exemplo da Physicus, pode trabalhar com Sites Completos e Landing Pages de acordo com as necessidades do negócio

Conclusão


Mesmo que o custo para criar o site seja um fato importante dependente do porte da empresa ou valor destinado ao projeto, é importante ter em mente que o site que não funciona é o mair caro. Por exemplo, criar uma landing page para ter tráfego orgânico não funciona e não adianta criar uma somente porque é mais barato. A relação de custo-benefício depende do retorno do investimento por meio de resultados.

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