Landing page vs site completo: o que escolher?
A escolha certa entre um Site Completo e uma Landing Page é essencial para o sucesso do website. Mas qual escolher? Venha conosco para entender como tomar a melhor decisão
Essa pergunta é muito frequente e também depende das tendências de mercado, por exemplo, há alguns anos era mais comum ver landing pages e hoje em 2025 os sites completos voltaram a ser maioria. Mas afinal, qual a diferença entre eles? Bom, podemos começar com os objetivos.
Objetivos e características de landing pages
✔ São compostas por apenas uma página
✔ Sua divisão é por blocos ou sessões, onde a navegação é via rolagem
✔ Os botões são para ações específicas, onde normalmente o objetivo é gerar leads.
✔ Ao rolar, o objetivo é convencer o visitante de algo
As landing pages podem ser traduzidas como “páginas de aterrissagem”, onde o visitante chega normalmente de campanhas do Google Ads, Meta Ads ou outras. Normalmente o visitante realiza uma ação importante na landing page e não vai para outras páginas.
Objetivos e características de sites completos
✔ São compostos por muitas páginas
✔ Sua divisão é por sitemap, onde a navegação é via links
✔ As ações são relacionadas à função, seja gerar leads, baixar documentos, comprar produtos, entre outros.
✔ Ao navegar, o cliente adquire informações ou realiza transações.
Os sites completos possuem vantagem no ranqueamento do Google e também nas respostas de inteligência artificial, uma vez que o conteúdo é dividido de forma organizada. Por exemplo: este site que você está lendo é um site completo e essa página é dedicada exclusivamente para falar de lading pages e sites completos. Por ser maior, normalmente é um site com custo mais elevado.
Exemplos de situações para escolher entre uma landing page e site completo:
Precisa de um site para campanha de Google Ads?
A Landing Page pode ser o mais apropriado, pois ela pode ser criada para atender com exatidão seus anúncios.
Vai vender muitos produtos?
O Site Completo é mais indicado, pois cada produto terá um link e o ranqueamento no Google pode trazer visitas de tráfego orgânico.
Irá vender somente 1 produto?
A Landing Page é o mais apropriado, pois centraliza as informações e realiza a venda na mesma página.
Precisa de uma página de cadastro via QR Code?
Uma Landing Page atende essa necessidade, pois somente 1 link é necessário.
Quer tráfego orgânico e aparecer no Google? Site Completo
O Site Completo é melhor para os buscadores, pois seu conteúdo é dividido por assuntos para atender vários tipos de buscas com páginas específicas.
A mesma empresa pode ter vários Sites Completos e Landing Pages
O importante é atender as necessidades dos visitantes de forma correta, ou seja, não há limite para o uso de sites completos ou landing pages na mesma empresa.
Por exemplo: A mesma empresa pode ter seu site principal (Site Completo), várias Campanhas no Google com páginas de conversão (Landing Pages) e até mesmo outros websites para centralizar vendas de produtos, área de clientes e outras funções (Site Completo).
Conclusão
Mesmo que o custo para criar o site seja um fato importante dependente do porte da empresa ou valor destinado ao projeto, é importante ter em mente que o site que não funciona é o mair caro. Por exemplo, criar uma landing page para ter tráfego orgânico não funciona e não adianta criar uma somente porque é mais barato. A relação de custo-benefício depende do retorno do investimento por meio de resultados.