12 Melhores Sites para Vender Produtos Online em 2025
Quer vender online em 2025? Analisamos as 12 melhores plataformas de e-commerce e marketplaces, como Interago, Mercado Livre, Amazon e Shopee!
Introdução
Vendas online é um assunto que só cresce a cada ano que passa e nesse artigo pretendemos trazer informações inéditas e essenciais para todos que procuram os melhores sites para vender produtos online. Hoje estamos em 2025, e todo o conteúdo será voltado para esse ano, mas manteremos essa lista atualizada durante os próximos anos, então pense que aqui você terá informações para consultar sempre que pensar em vender em marketplaces ou sua própria loja virtual.
Bom, antes de iniciarmos, confira dois artigos que também podem ajudar muito você na caminhada de construção de conhecimento para vender on-line:
Os artigos acima já ajudaram milhares de pessoas e pretendemos ajudar ainda mais com esse mesmo! Então vamos ao que interessa, a nossa lista de 2025, que irá compreender tudo o que aprendemos nesses mais de 15 anos de existência e experiência em vendas online.
2. Mercado Livre
Vamos para o queridinho dos Brasileiros e da maior parte dos usuários de E-commerce da América Latina, O Mercado Livre.
É óbvio que estamos presenciando um grande crescimento na utilização do Mercado Livre, principalmente por conta da sua evolução em logística.
Em 2024 a empresa investiu cerca de 23 bilhões de reais no Brasil para otimizar suas operações logísticas, então só por conta dessa movimentação já conseguimos perceber o quanto o mercado brasileiro é aquecido em relação ao uso do Mercado Livre para compras online.
Segundo a SnaqReview a quantidade de usuários no mercado livre dobrou desde 2020, saindo de 74 milhões para mais de 144 milhões em 2024, contabilizando 286 milhões de acessos por mês na plataforma.
Esses são indicadores de que não podemos perder a chance de impactar a audiência que procura seus produtos direto no Mercado Livre, então vamos ao que interessa, que é se nesse marketplace temos público para o que você deseja vender e traçar as vantagens e desvantagens do mesmo.
Para qual segmento é interessante estar no mercado livre?
O mercado livre trabalha diversas categorias de produtos e algumas são mais procuradas do que outras. Por exemplo, não faz sentido priorizar vendas de moda feminina no Mercado Livre sendo que existem marketplaces específicos e com o público alvo exato, como a Shein. Sendo assim, abaixo listaremos as categorias mais interessantes por segmento para participar do marketplace do Mercado Livre:
Primeiro que, para saber o que é mais vendido por categoria, você pode acessar informações públicas através do próprio mercado livre, nesse endereço: https://www.mercadolivre.com.br/mais-vendidos
- Jogos, controles e videogames;
- Eletrodomésticos;
- Ferramentas;
- Beleza e cuidado pessoal;
- Celulares e telefones;
- Acessórios de informática;
- Eletrônicos, acessórios de áudio e vídeo;
- Esportes e Fitness;
- Calçados, roupas e bolsas;
- Acessórios para veículos.
Se você trabalha na venda de itens que se enquadram em algumas dessas categorias, então não perca tempo e já comece a estudar sua entrada no marketplace!
E para entender melhor se vai ser vantajoso e é o momento certo para isso, vamos passar por todas as vantagens e desvantagens, examinando taxas, dificuldades de integração, desafios da plataforma e etc.
Vantagens de vender no Mercado Livre:
Regras rígidas de qualidade:
É importante estudar os padrões do mercado, mas o que isso quer dizer? Bom, é muito comum que novos comerciantes iniciem suas vendas na internet sem seguir os padrões já estabelecidos, principalmente para aparecer de forma otimizada nos sistemas de busca (SEO), e ao entrar para anunciar no mercado livre, ele vai exigir que você estude e saiba o que serão todas as novas sopas de letrinhas como SKU, GTIN, MPN, EAN entre outros. Essas siglas são basicamente identificadores de produtos que padronizam as informações para que todos os sistemas consigam conversar entre si. Outra vantagem é que o Mercado Livre vai exigir que você categorize corretamente os seus produtos e coloque cada característica, então se você está vendendo um pneu, é importante colocar medidas e modelos.
Então, resumindo, anunciar no Mercado Livre é um passo importante para entender como os produtos são cadastrados de forma profissional para vender na internet.
- Ampla base de clientes:
Como já verificamos acima, 144 milhões de usuários estão cadastrados no Mercado Livre, sendo a maior plataforma da América Latina. Então seguindo o raciocínio de que você precisa aparecer para o máximo de público possível, faz muito sentido estar vendendo também com anúncios através do ML. - Plataforma de confiança e credibilidade:
Outra vantagem interessante é que o Mercado Livre já tem renome para conseguir lidar com diversas situações como pedidos não entregues, fraudes, questões de frete ou devoluções e isso aumenta muito a confiança dos consumidores, trazendo uma segurança para quem deseja comprar mesmo sem conhecer ou nunca ter experimentado uma determinada loja. - Logística otimizada:
O Mercado Livre investiu 23 bilhões em 2024, em logística, não foi em vão, correto? Eles possuem uma das melhores arquiteturas de logística de plataformas de venda on-line e se você se dispõe a vender na plataforma, precisa seguir a risca todos os processos que são solicitados, postando os produtos no prazo indicado, por exemplo. Seguindo corretamente o processo, você ganha pontos e reconhecimento dentro da plataforma, trazendo mais credibilidade e vendas para seu negócio. - Reputação do vendedor:
E como falamos de pontos no item anterior, vamos trazer também essa vantagem. O sistema de reputação do Mercado Livre é muito inteligente e se você possui alta performance, pode ganhar destaque, confiança e mais visibilidade. - Ferramentas de análise e gestão:
Dentro do Mercado Livre você vai ter acesso a relatórios de vendas, comportamento, desempenho dos anúncios e recomendações para melhorar seus resultados. Então é uma preocupação da própria plataforma conseguir oferecer cada vez mais, anúncios melhores para seus clientes.
Perfeito, mas existem desvantagens em estar dentro do Mercado Livre? Bom, eu não diria que são desvantagens em si, mas são características que devem ser levadas em consideração na hora de planejar a sua estratégia de negócio. Então logo abaixo iremos listar pontos que você deve ficar atento ao começar a anúnciar no Mercado Livre:
Desvantagens do Mercado Livre:
- Altas taxas de comissão:
Dependendo dos valores dos itens que você está vendendo, manter a competitividade somando com as taxas que são cobradas pelo Mercado Livre pode ser um grande desafio. Então faça as contas corretamente, analise suas margens de lucro e fique atento em relação a saúde financeira do seu negócio. Precisa do endereço para ver as taxas atualizadas do ML? Veja nesse endereço: https://www.mercadolivre.com.br/landing/custos-de-venda/tarifas-de-venda - Dependência da plataforma:
Recomendamos sempre fazer parte de mais plataformas, pois depender apenas de um local para que o seu negócio exista pode ser muito arriscado, caso o próprio Mercado Livre decida mudar suas regras ou políticas. Por isso é interessante ter sua própria Loja Virtual e estar atuando no máximo de Marketplaces possível. - Incentivo de Frete subsidiado ou gratuito:
Com uma política rígida para se manter competitivo, o Mercado Livre incentiva os lojistas e oferecerem frete grátis e geralmente esse custo de frete é assumido pelo próprio lojista. Então além das taxas, você pode ter sua margem de lucro diminuida por conta dos custos de frete. - Alterações frequentes nas políticas:
O mercado livre atualiza frequentemente suas taxas, comissões, critérios de visibilidade e isso pode exigir adaptações constantes dos lojistas.
Agora que destrinchamos todas as características do Mercado Livre, você pode tomar sua decisão de participação na plataforma ou não. Em todo caso, recomendamos que você entre e teste por no mínimo 4 meses, até que criar uma consistência na plataforma, depois disso, reúna os dados e veja se está sendo vantajoso ou não e reformule suas estratégias, mas nunca tome decisões precipitadas ou sem embasamento em dados financeiros reais.
3. Amazon
A Amazon é o maior marketplace do mundo e ele conta com mais de 4.8 bilhões de acesso por mês e de acordo com o Google Trends, a Amazon vem como a segunda maior tendência de procura por usuários no Brasil, perdendo apenas para o Mercado Livre.
A Amazon é conhecida por sua estrutura de logística extremamente otimizada e bem feita, entregando determinados itens dentro de um intervalo de apenas 1 dia.
Além disso, a Amazon possui também a Prime, que otimiza o relacionamento do streaming e as compras na plataforma, beneficiando muito os usuários que já são mensalistas da plataforma de streaming Amazon Prime, oferecendo frete grátis e etc.
Então vamos entender quantos usuários brasileiros estão acessando e comprando na plataforma, todos os meses:
De acordo com a Semrush, em 2024 a Amazon contou com mais de 260 milhões de visitas, indicador de que precisamos estar com nossos produtos dentro do marketplace e participar dessa grande vitrine.
Agora vamos entender quais segmentos de produtos são vendidos no marketplace e se atendem ao escopo de categorias de produtos que você está oferecendo (https://www.amazon.com.br/gp/bestsellers):
- Eletrônicos;
- Moda;
- Cozinha;
- Automotivo;
- Casa;
- Saúde e Bem-estar;
- Livros;
- Beleza.
Você realiza a venda de itens que se enquadram em alguma das categorias acima? Então não perca tempo e comece a estudar sua entrada no marketplace.
Agora vamos para todas as vantagens e desvantagens de realizar vendas dentro da plataforma:
Vantagens de vender na Amazon:
- Regras rígidas de qualidade:
Assim como no Mercado Livre, a Amazon padroniza todos os seus anúncios, o que prepara o lojista para os padrões de promoção de seus produtos. Sendo assim, se organize para ter um bom desempenho de SEO, esteja de acordo com as normas legais, não anúncie produtos que são proibidos na plataforma, escreva descrições, utilize imagens de qualidade, mantenha um alto padrão de atendimento com os clientes e entregue tudo no prazo estipulado para ganhar pontos no sistema de reputação como vendedor, que a plataforma também possui. - Ampla base de clientes:
Como já citamos, são 260 milhões de acesso por mês e uma das maiores plataformas de marketplace do mundo, então você terá uma exposição muito grande dos produtos que oferecer. - Plataforma de confiança e credibilidade:
A Amazon é grande, isso já sabemos, e por conta disso ela também oferece diversas características de segurança que aumentam a confiança dos usuários de comprar. Pode até acontecer da própria plataforma realizar estorno das compras, se comprovada alguma fraude ou erro, por conta disso muitas pessoas preferem realizar suas compras direto na Amazon e você precisa participar dessa porcentagem da quantidade de vendas. - Logística otimizada:
A Amazon possui um programa próprio para desenhar toda a sua cadeia de logística, as famosas "Fulfillment by Amazon" (FBA), sendo possível armazenar seus produtos nos centros de distribuição da Amazon, onde eles cuidam do envio, atendimento ao cliente e devoluções. Se você deseja saber mais sobre a logística da Amazon para começar a vender seus produtos no marketplace, acesse esse endereço: https://venda.amazon.com.br/cresca/fba - Reputação do vendedor:
Você pode ganhar reputação ao oferecer serviços de qualidade para as pessoas que comprarem com você dentro do marketplace, e isso pode aumentar sua notoriedade na plataforma, ganhando mais visibilidade nos resultados de busca da plataforma. - Ferramentas de análise e gestão:
A Amazon possui ferramentas para anúncios pagos (Amazon Ads) e relatórios detalhados que ajudam a melhorar as vendas e estratégias dos seus anúncios. O Amazon Ads também é um diferencial que vale a pena se debruçar para entender melhor, pois pode ser um potencializador inicial para aumentar sua visibilidade na plataforma.
Certo, agora vamos entender as desvantagens de se trabalhar na Amazon, lembrando das mesmas observações do Mercado Livre, onde as desvantagens sejam apenas detalhes para se atentar antes de planejar suas estratégias.
Desvantagens da Amazon:
- Altas taxas de comissão:
Avalie se você consegue oferecer um preço competitivo mesmo com as altas taxas da Amazon, pois eles cobram comissões sobre cada venda, de 8% a 15%, existindo também custos adicionais para usar o programa de logística (FBA). E caso você queira ver cada uma das taxas de comissões para as categorias de produtos, acesse esse endereço: https://sellercentral.amazon.com.br/help/hub/reference/external/200336920 - Dependência da plataforma:
Como sempre indicamos, tenha seu próprio ambiente virtual e aproveite as audiência que existem no marketplaces para atingir mais pessoas, e evite ser dependente de qualquer uma dessas plataformas para não ficar sugeito a mudanças de políticas que possam afetar seu negócio da noite para o dia. - Pressão por preços baixos:
A Amazon valoriza a competitividade de preços, então assim como o Mercado Livre exige regras de frete a Amazon pode colocar uma pressão para que você ofereça preços competitivos e isso pode afetar as suas margens de lucro. - Políticas rigorosas:
Uma última questão que é necessário levar em conta, cuidado com as políticas e siga corretamente as regras impostas pela Amazon, pois se você já estiver grande e tiver sua conta suspensa, toda a saúde financeira do seu negócio pode ser afetada.
As características são um pouco semelhantes para cada um dos Marketplaces, mas existem individualidades que estamos abordando para que você tire nota 10 na hora de iniciar suas operações!
Sendo assim, vamos para o terceiro maior no Brasil e que vem conquistando o coração de muitos brasileiros, Shopee.
3. Shopee
A Shopee chegou no Brasil em 2019 (super recente né?) mas ela já conta com 13% dos interesses do mercado brasileiro segundo nossas estatísticas, que foram retiradas do Google Trends.
O que os usuários amam da Shopee são os preços praticados. Como sua sede é asiática, a logística para distribuição de produtos da China é otimizada e a empresa já cresceu mais de 19 vezes desde sua chegada ao Brasil.
Um outro dado bastante interessante é que o Brasil é o maior público da plataforma, então já conseguimos enxergar que o público amou os produtos da Shopee, por serem de utilidade do dia a dia e por serem muito baratos a ponto de conseguirem oferecer ofertas imperdíveis, inclusive na Black Friday.
Bom, agora vamos entender a quantidade de audiência que teremos ao participar do marketplace da Shopee? De acordo com o Semrush, são 151 milhões de usuários todos os meses dentro da plataforma, sendo uma vitrine para se aproximar ainda mais dos consumidores brasileiros.
Agora vamos identificar quais as categorias de produtos mais vendidos através da Shopee (mais informações nesse endereço: https://shopee.com.br/blog/mais-vendidos-shopee/).
- Moda feminina e masculina;
- Eletrônicos;
- Saúde, Beleza e Essenciais;
- Lar e Decoração;
Caso seus produtos se enquadrem em alguma das categorias acima, não perca a oportunidade e inicie os estudos para começar a vender produtos através do marketplace da Shopee.
Agora vamos entender sobre as vantagens e desvantagens de trabalhar dentro dos marketplaces da Shopee:
Vantagens de vender na Shopee:
- Simplicidade para iniciar:
A Shopee facilita muito para que novos vendedores iniciem na plataforma. Ela não exige da forma que a Amazon e Mercado Livre impõe, porém, tem o outro lado onde você pode acabar perdendo um aprendizado importante em SEO e padrões de cadastro de produtos. - Ampla base de clientes:
Pessoal, a Shopee está a apenas 5 anos no mercado brasileiro e observe o quanto ela já cresceu e ganhou espaço, então aproveite e se torne um vendedor com boa reputação na plataforma, pois se ela crescer o mesmo tanto nos próximos anos, pode dobrar sua base de audiência que hoje chega em 150 milhões por mês. - Baixas taxas para vendedores:
Esse é um dos diferenciais mais interessantes da Shopee. Além de oferecer um ambiente simplificado e intuitivo, as baixas taxas que eles cobram de início incentivam novos vendedores, diferente do que visualizamos em outras plataformas, sendo assim, facilita para que você consiga oferecer preços mais competitivos.
Para ver mais sobre taxas, acesse: https://seller.shopee.com.br/edu/article/18483/como-funciona-a-politica-de-comissao-para-vendedores-shopee - Frete subsidiado:
A Shopee lança programas de frete grátis, como você pode ver nesse endereço: https://seller.shopee.com.br/edu/article/23431/programa-de-frete-gratis
E esses programas impulsionam a atratividade de compra dentro da plataforma e acabam sendo muito vantajosos para os vendedores, que deverão pagar uma pequena taxa para a Shopee em cima de cada venda. Esses programas de frete grátis são extremamente fortes dentro da plataforma e sem dúvidas é um dos pontos fortes para todos os vendedores e consumidores. - Reputação do vendedor:
É algo comum existir o programa de reputação do vendedor nos marketplaces e não é diferente na Shopee. Quanto mais você atingir positivamente os critérios comos alta taxa de desempenho, envios no prazo, qualidade do produto e baixo índice de reclamações, você estará elegível para aumento de reputação e ganho de visibilidade.
Como nem tudo são flores, vamos entender algumas características de podem ser consideradas desvantagens na Shopee.
Desvantagens da Shopee:
- Pressão por preços baixos:
Você vai entrar em uma disputa constante de preços e a Shopee pode ser o marketplace que mais vai puxar para essa variável, pois o grande diferencial são os baixos valores que a plataforma consegue praticar na venda de seus produtos. Se planeje corretamente para continuar com as suas margens de lucro em dia. - Dependência da plataforma:
Esse item provavelmente vai se repetir em todos os marketplaces, então já podemos fixar na memória que a dependencia de apenas uma plataforma pode ser muito ruim para os negócios. Se organize, compre seu domínio e monte seu próprio e-commerce, para garantir que seu ambiente próprio exista. - Baixa fidelidade do cliente:
Essa característica é importante, pois como a plataforma fomenta um foco extremo em preço baixo, a fidelização de clientes para sempre comprar em uma determinada loja por conta da marca não vai existir, então se a sua estratégia é conquistar consumidores fiéis, a Shopee não é o melhor local. - Controle limitado sobre pagamentos:
A Shopee controle os pagamentos e apenas libera quando o cliente confirma todo o processo de venda, podendo chegar a até 90 dias para que você possa retirar seu dinheiro e isso acaba causando inconsistencias de fluxo de caixa. Sendo assim, fique atento para organizar corretamente as suas finanças ao trabalhar na Shopee.
Bom, essas foram as características da Shopee, o terceiro maior marketplace do Brasil. Agora vamos para o seu outro concorrente, apesar de trabalhar apenas com moda, a Shein, a queridinha de muitas pessoas que adoram montar looks novos!
4. Shein
A Shein chegou ao Brasil em 2022 e já ganhou o coração do público brasileiro que ama moda e ainda por cima se o preço for mega acessível como a Shein consegue fornecer.
O nome desse tipo de mercado de atuação da Shein é "fast fashion" e a todo momento estão renovando suas coleções.
O marketplace consegue oferecer também uma interface de sugestões muito otimizada através de inteligencias artificiais, englobando logística, interesses e preços para os consumidores, o que otimiza suas operações e faz com que o marketplace consiga oferecer sempre os melhores preços para seus consumidores.
A Shein é uma empresa chinesa e possui cerca de 336 fábricas no brasil, transformando a região um verdadeiro polo de produção global para moda feminina.
Certo, mas e os acessos? Quantas pessoas compram na Shein? Vou ter visibilidade?
Todas essas são as perguntas que devemos nos fazer ao entrar em um novo marketplace, e vamos começar a ter dados agora mesmo.
Na Semrush temos dados que no Brasil a Shein obteve mais de 69 milhões de usuários por mês em 2024, e o mais interessante, a audiência é nichada para moda!
Como temos um segmento tão nichado, acredito que não precisamos listar as categorias. Se você é um empreendedor da área de moda feminina ou masculina e pretende vender dentro de um marketplace, a Shein seria a primeira opção que eu estudaria.
Bom, e se você deseja verificar as roupas mais vendidas, por categorias, é só acessar o endereço da Shein: https://br.shein.com/hotsale/Best-Selling-Clothing-sc-00301507.html
Agora vamos entender algumas das vantagens e desvantagens de trabalhar dentro do marketplace e esclarecer os pontos essenciais para você iniciar suas vendas:
Vantagens de vender na Shein:
- Público segmentado e grande audiência:
O público é segmentado, então vai ser o local ideal para todos que estão interessados em moda, tanto feminina quanto masculina, apesar de ser extremamente forte entre o público feminino, além de ser o marketplace de moda mais acessado do Brasil com quase 70 milhões de usuários todos os meses. Cogite vender na Shein se você vende moda feminina. - Uma marca forte:
As estratégias de marketing da Shein são muito interessantes, onde você vê um fomento da marca entre influenciers de todos os tipos e classe social, então a Shein até democratiza o mercado, onde não é um problema usar por exemplo, uma blusa de R$50,00. E nós sabemos que muito do valor agregado em moda está ligado a marcas, então resumindo, seus produtos estarão associados à Shein, aumentando a confiança dos clientes em sua marca, principalmente se você está iniciando agora. - Logística centralizada:
Assim como outros marketplaces, a Shein oferece sua logística para otimizar o tempo e valor de entrega das mercadorias e você pode fazer uso desse programa. Sendo assim, analise e pesquise dentro da plataforma, na área de vendas, para se inteirar sobre o envio dos produtos para os centros de distribuição da Shein. A logística é muito semelhante a da própria Amazon, o FBA que já falamos sobre. - Promoções e campanhas:
Como já citamos, a Shein fomenta muito a marca, e com o crescimento exponencial, é interessante aproveitar esse renome e surfar na onda para expor seus produtos para o público que utiliza a plataforma! - Processo de cadastro de produtos simples:
O cadastro dos produtos na Shein tem uma dinâmica mais simples do que o Mercado Livre e Amazon, porém, você não adquire o conhecimento das características de um profissional de produto para otimizar os sistemas de busca.
As vantagens da Shein são grandes para você lojista de moda, então novamente, considere participar, mas antes, vamos dar aquela passada para entender as pedras no meio do caminho ao entrar na Shein, né?
Desvantagens de vender na Shein:
- Forte concorrência:
Assim como em todos os outros, você vai enfrentar uma grande concorrência, então você vai precisar estar sempre fazendo uma análise dos preços que a concorrência vem praticando para se manter competitivo e ainda mantendo suas margens de lucro. - Margens de lucro reduzidas e Taxas e comissões:
Essa característica se assemelha muito a Shopee, então como a Shein tem a cultura de praticar preços acessíveis, você vai precisar reduzir suas margens de lucro para oferecer preços melhores, então se organize com fornecedores e barganhe para conseguir aumentar suas margens e manter seu negócio financeiramente saudável.
As taxas e comissões também vão afetar o seu lucro, então estude bastante antes de iniciar as operações. Você pode ver sobre as taxas da Shein nesse endereço: https://br.shein.com/SHEIN-Commission-Policy-a-1420.html - Políticas de qualidade:
As políticas de qualidade em relação a todo o processo de venda é bastante rígida. Isso é bom e ruim, porque você precisa ter um padrão positivo de atendimento, envios, preços, entre outros. Sendo assim, esteja ciente de que a Shein vai puxar bastante para manter sua qualidade e qualquer descumprimento pode levar à remoção de produtos ou restrição da conta.
Bom, agora que já realizamos um pente fino na Shein, está pronto para começar na plataforma? Estude e operacionalize para começar a obter os benefícios da plataforma!
E agora, vamos para nosso próximo marketplace, que enfim é Brasileiro! A Magalu.
5. Magalu
O Magalu é uma empresa brasileira e um dos maiores varejos da américa latina e olha, devemos nos orgulhar de conhecer o Magalu e o fato de ser uma empresa nacional, sabe por que? O Magalu é uma grande fomentadora de produtos digitais, o que contribui muito para a evolução tecnológica e formação de profissionais qualificados para concorrer com tantos outros grandes varejos que entram no Brasil.
Bom, primeiramente, o Magalu é da década de 50, então já são 70 anos de existência (uma vida inteira) e para se manter por tanto tempo no mercado e sem dúvidas é necessário se adaptar a todos os cenários e conseguir passar por todas as dificuldades e evoluções que o mercado demanda.
Diante dessa necessidade de adaptação, temos o posicionamento do Magalu como uma plataforma digital de varejo que ajuda outros pequenos negócios a entrarem no caminho de vendas on-line a partir do sistema de marketplace que hoje conta com mais de 350 mil lojistas.
Bom, quer saber mais detalhes sobre o Magalu? É só acessar o endereço oficial da história da empresa: https://ri.magazineluiza.com.br/show.aspx?idCanal=urUqu4hANldyCLgMRgOsTw==
Agora vamos aos dados de acessos, que é o que mais nos interessa! Hoje o site do Magalu é acessado por 85,4 milhões de visitas segundo dados da SemRush e apesar de ter apenas 4% dos interesses dos usuários em nosso gráfico, o Magalu é o maior website de varejo do Brasil em comparação com os outros varejos nacionais que iremos mencionar nesse artigo.
Sabendo da quantidade de audiência do Magalu, é hora de entender quais as categorias de produtos mais vendidos dentro do marketplace do Magalu:
- Utensílios domésticos;
- Moda e Acessórios;
- Comércio e Indústria;
- Beleza e Perfumaria;
- Livros;
- Brinquedos;
- Cama, Mesa e Banho;
- Decoração.
Vende dentro de algumas das categorias acima? Então considere participar da Magalu! Você também pode visualizar os itens mais vendidos a partir desse endereço do próprio Magalu e se manter atualizado: https://www.magazineluiza.com.br/busca/mais+vendidos/
Agora vamos fazer a nossa famosa reza de vantagens e desvantagens? Tem muita coisa que podemos mapear sobre vender no Magalu e que pode ajudar você em sua tomada de decisão!
Vantagens de vender no Magalu
- Vender no Magalu pode ser vantajoso por conta da marca consolidada:
O Magalu é uma empresa brasileira e possui uma grande projeção nacional por ser a maior varejista do Brasil, então vender dentro do marketplace do Magalu pode atrair vendas só por conta do nome da marca e o reconhecimento de qualidade que ela possui no mercado. - Logística Integrada com a Magalu Entregas:
Se você está realizando a leitura desse artigo inteiro e chegou até aqui, já percebeu que a logística é uma vertente que vem sendo bastante trabalhada por Marketplaces, ou seja, é um grande diferencial conseguir oferecer um frete rápido e barato, então é comum que os marketplaces deem uma puxada para que seus lojistas ofereceram fretes competitivos, mesmo que isso afete a margem de lucro. Com o Magalu Entregas, a experiência é muito otimizada para seus clientes, o que torna o marketplace bastante atrativo para a audiência brasileira. - O Magalu investe muito em Tecnologia e Marketing, sendo um bom site para vender produtos:
O investimento da Magalu em publicidade e tecnologia é bastante alto e isso aumenta muito a visibilidade do Marketplace, tanto é que podemos ver a quantidade de visitas mensais que eles possuem apenas no site, sem contar o APP que já foi muito fomentado também. O investimento em tecnologia é para não ficar para trás em nada, comparando com outros sites de vendas on-line que não são brasileiros. - Programa de fidelização de clientes:
A própria Magalu trabalha com programas de fidelidade, proporcionando benefícios e cashback, o que atrai mais clientes recorrentes para a plataforma. Se você vende produtos que possuem uma certa recorrência de compras, a Magalu pode ser um ótimo local para você criar anúncios desse mesmo produto. - O Magalu Marketplace possui uma boa equipe de suporte:
Falar com a equipe técnica no Magalu para resolver problemas com sua loja dentro do Marketplace pode ser um dos principais diferenciais. Como já tivemos experiência em configurar anúncios para alguns clientes, dentro do Magalu, comprovamos que tirar qualquer dúvida sobre direitos autorais, taxas e gestão dos pedidos foi muito fácil, inclusive por conta do chat on-line para conversas humanizadas. - Expansão para Multicanais:
Estar dentro do marketplace do Magalu significa estar vendendo também na Netshoes, Zattini, Época Cosméticos e entre outros sites, onde alguns deles foram adquiridos pela própria empresa.
Desvantagens de vender produtos online no site do Magalu:
- Taxas de comissões um pouco elevadas:
As taxas do Magalu pode variar de 10% a 20% da venda dependendo da categoria do produto. Outros marketplaces poderão cobrar de 6% a 15%, então é necessário ficar de olho nas taxas e a categoria de produto que você está vendendo. Mais informações sobre taxas você pode ver nesse endereço: https://universo.magalu.com/blog/artigo/taxas-de-marketplace .
Você também terá informações sobre as taxas ao entrar em contato com a equipe de gestão de sellers para iniciar suas vendas dentro do marketplace do Magalu. - Pode haver certa burocracia até conseguir fechar o contrato e vender:
Fechar o contrato com o Magalu e passar por todas as etapas burocráticas para iniciar as vendas no marketplace é um ponto que precisamos nos atentar. Você precisa entrar em contato com a equipe da Magalu, mostrar o interesse, depois receber todos os contratos, assinar e se inteirar de todas as regras disponibilizadas pelo Magalu. Então começar a vender por lá não vai ser fácil como na Shoppe ou Mercado Livre, mas sem dúvidas vale a pena passar por isso e disponibilizar seu catálogo no Magalu! - Exigência de qualidade nos anúncios:
O Magalu pode ser mais exigente do que o próprio Mercado Livre, que foi um dos marketplaces que mais deram trabalho para nossa experiência de criação de anúncios, mas isso tem um lado positivo onde você se adapta e entende como um produto deve realmente ser cadastrado para ser vendido on-line. - Concorrência com o próprio Magalu:
As vezes você vai estar concorrendo com produtos do Magalu, então estude sua margem de lucro e entenda seu negócio para conseguir ter um fluxo de caixa e saúde financeira positiva para manter recorrência de compra de estoque.
Esse foi o Magalu, e agora você pode entrar em contato com o comercial da empresa para iniciar suas vendas on-line.
E continuando a nossa lista de sites para vender produtos online, vamos falar da Casas Bahia, uma outra marca nacional e que vem crescendo no cenário digital.
6. Casas Bahia
A Casas Bahia é consolidada no Brasil, principalmente por sua grande capilarização e trabalho publicitário em comerciais de televisão. Quem não se lembra das propagandas que anunciavam "olhou, levou" ou "quer pagar quanto"', não é mesmo?
A Casas Bahia é uma empresa brasileira do segmento de varejo e foi fundada em 1952; hoje a Casas Bahia possui um grupo que constitui no Ponto Frio e lojas Extra, sendo por conta disso que ao entrar no marketplace da Casas Bahia você tem possibilidade de vender dentro da Pontofrio e do Extra também.
Já são 74 anos de história e assim como a Magalu a Casas Bahia sentiu a necessidade de se inovar digitalmente, tanto que hoje, em todas as suas plataformas, eles acumulam cerca de 300 milhões de visualizações mensais, e segundo o nosso gráfico do Google Trends, as pessoas pesquisam mais sobre a marca nos mecanismos de busca.
Mas é importante a gente saber que mesmo prometendo 300 milhões de visualizações, o website da Casas Bahia não possui mais acessos do que a Magalu, se verificarmos no SemRush.
A Casas Bahia em comparação com a Magalu, possui uma diferença de 50 milhões de acessos, onde a quantidade exata de usuários que acessam a plataforma é de 29,2 milhões. É menor? Sim, porém, não podemos desconsiderar que são muitos usuários e uma audiência gigantesca que estarão visualizando os seus produtos todos os meses.
Ao acessar a página que trata dos detalhes do marketplace do grupo Casas Bahia, temos informações muito interessantes, como por exemplo a facilidade de se cadastrar e vender em todas as redes do grupo.
Se você deseja mais informações sobre o marketplace, pode acessar esse endereço e tirar suas dúvidas: https://marketplace.grupocasasbahia.com.br/
E não vamos nos esquecer que vender na Casas Bahia significa vender também atravé do Extra, que é menor mas também é acessado por uma quantidade significativa de usuários.
Bom, ok, sabemos que existe audiência, temos o endereço para nos cadastrar no marketplace mas como a gente faz para saber se vender na Casas Bahia vai ser interessante para o seu segmento de negócio?
Não se preocupe, aqui vem a nossa queria lista de segmentos mais vendidos dentro do site Casas Bahia:
- Eletrodomésticos;
- Eletroportáteis;
- Móveis;
- Saúde e beleza;
- Utilidades domésticas.
Você também pode visualizar os itens que são mais vendidos na plataforma através desse endereço: https://www.casasbahia.com.br/c?filtro=d28605
E agora, vamos ao nosso resumo sobre vantagens e desvantagens de vender na plataforma da Casas Bahia:
Vantagens de vender na Casas Bahia
- Taxas vantajosas na Casas Bahia:
Geralmente a Casas Bahia solta algumas promoções de taxas, onde ela é fixa e dependendo do segmento do seu produto, onde outras plataformas taxariam 20% ou mais, você pode vender na Casas Bahia a uma taxa fixa promocional de 17%. Isso é apenas um exemplo, ok? Acesse a página do marketplace ou a equipe comercial para saber sobre condições promocionais. - Uma marca brasileira e conhecida nacionalmente:
São mais de 1.000 lojas por todo o país e a marca já tem mais de 70 anos, sendo assim, estar dentro do marketplace e aparecer para toda a audiência que já conhece a casas bahia pode ser muito vantajoso, assim como na Magalu e entre outros marketplaces que citamos. - Casas Bahia é uma grande empresa fornecedora de crédito:
Sabemos que a Casas Bahia fornece pagamentos extremamente facilitados com seus cartões que podem alcançar parcelas de até 30x sem juros, tanto que é muito comum ao pensar em parcelas, pensar nos cartões das Casas Bahia. Esse atrativo é um diferencial para muitas pessoas que desejam comprar novos produtos e necessitam parcelar. - Suporte ao vendedor:
A Casas Bahia, por ser menor, pode oferecer um suporte melhor para os lojistas que desejam atuar no marketplace, isso é uma vantagem que outras plataformas podem não conseguir oferecer, como o Mercado Livre ou Shopee que possuem uma grande fatia do mercado.
Desvantagens de vender no marketplace do grupo Casas Bahia:
- Taxas que podem ser elevadas para um determinado segmento de produto:
Lembra que mencionei a taxa fixa? Isso pode se tornar uma desvantagem se o seu produto for enquadrado com taxas menos nos outros marketplaces. Então supondo que você vai vender cosméticos por 15% a taxa da Casas Bahia sendo que existem taxas menores na Magalu, sendo apenas 8%.
Ou seja, fique atento e estude bem as taxas de cobrança dos marketplaces. Pode haver certa burocracia até conseguir fechar o contrato e vender:
Assim como na Magalu, existe uma burocracia de envio de documentos e comunicação com a equipe da Casas Bahia por e-mail até que vcoê consiga finalizar sua conta e ser aprovado para vender nos Marketplaces do grupo, então esteja ciente que o processo pode demorar alguns dias para ser concluído.
- Demora no recebimento dos pagamentos:
Esteja ciente que ao entrar em qualquer marketplace, o repasse do valor das vendas pode se extender e afetar o fluxo de caixa. Existem marketplaces que podem demorar até 90 dias para repassar o valor, então se organize, crie planilhas e controle o seu negócio para conseguir alcançar o sucesso! - Concorrência com a Casas Bahia:
Já não é uma novidade que você vai competir com a própria varejista, então você precisa ser competitivo e oferecer vantagens como preço ou frete em suas mercadorias. Se organize, calcule seus lucros e seja competitivo! - Requisitos de qualidade:
Esse tópico também você vai ver em quase todos os marketplaces que acessar. Eles exigem qualidade no cadastro de produtos, no relacionamento com os clientes, nas entregas e nos prazos, ou seja, você vai evoluir muito e aprender como ser um comerciante on-line de qualidade!
7. Americanas
O nosso próximo da lista é a Americanas! Se você viu até aqui, continue acompanhando pois iremos lançar até o final de janeiro o artigo inteiro com as 12 plataformas prometidas. Não perca!