Como criar um site de vendas em 2024 em 7 passos
Neste artigo você pode se informar sobre todo o processo para criar um site de vendas em 7 passos. Produtos, fornecedores, contabilidade, plataforma.
Tabela de conteúdo:
1. Introdução;
2. Primeiro passo: estude a viabilidade dos produtos e o mercado;
3. Segundo passo: pesquise os melhores fornecedores;
4. Terceiro passo: planejamento da contabilidade;
5. Quarto passo: plataforma de loja virtual;
6. Quinto passo: processos rotineiros;
7. Sexto passo: promova o seu negócio;
8. Sétimo passo: retenção;
9. Conclusão e cases.
Introdução
Em mais de 14 anos de experiência com Webdesign e criações de CMS's, já nos deparamos com diversas situações diferentes e tentamos trazer a partir de nossa expertise a melhor resolução para cada uma delas.
Bom, de todas as situações existentes, estaremos abordando neste artigo uma questão extremamente recorrente: "como faço para criar um site de vendas?".
Já tem mais de 30 anos que o mundo precisa lidar com a existência da Internet, e após a sua criação não se passou muito tempo até que percebessem a possibilidade de realizar negócios através dela.
Entre diferentes tipos de negócio, veio a capacidade de se criar páginas com apresentação de produtos disponibilizando a possibilidade de compra aos usuários, recebendo pagamentos e enviando através de empresas de logística.
Muito bem, agora para colocar em prática a sua ideia de vender produtos ou serviços on-line, através de um website próprio, precisamos sistematizar algumas etapas, e neste artigo mostraremos tudo o que é necessário planejar para iniciar as suas operações de vendas on-line.
Veja na figura abaixo cada uma das etapas mapeadas nos 15 anos de experiência da Eco Webdesign.
*Uma dica, não se preocupe com os passos 1, 2 e 3 se você já possui um negócio físico operando. Nestas etapas iremos abordar questões básicas para iniciar a comercialização de produtos on-line. Pular para a etapa 4. Plataforma.
1. Primeiro passo: estude a viabilidade dos produtos e o mercado
Este é o primeiro passo para qualquer pessoa que deseja criar um site de vendas.
Entenda a viabilidade de comercialização dos produtos e como é o mercado para este seu segmento.
- Venda produtos que você acredita na qualidade:
A facilidade de vender é maior quando acreditamos no que estamos proporcionando para as outras pessoas. A venda nada mais é do que resolver uma dor oferecendo um produto ou serviço de qualidade.
Muitas vezes, no início da jornada para criar um site de vendas on-line, estamos focados no monetário e este pensamento pode ser muito prejudicial por não transparecer a verdade nas dores que você pretende sanar para os seus clientes.
Por exemplo, vamos imaginar que estamos criando uma nova loja virtual de moda fitness feminina.
Primeiro que o objetivo principal será ajudar meninas que desejam treinar se sentindo confortável e protegidas. Depois temos o pós-treino, então este produto precisa ser resistente para ser utilizado em outros momento, mantendo-se resiliente para suportar diferentes situações a longo prazo.
Agora pesquisando o mercado e encontrando um produto que atenda a todas as características que descrevemos acima, não é muito mais fácil se sentir confiante para oferecê-lo?
Resumindo, trace o seu objetivo principal, qual dor você pretende resolver antes de tudo e depois encontre o produto perfeito para alcançar este objetivo. - Procure entender os empasses jurídicos:
Certo, temos nosso produto em mente, mas nós precisamos nos atentar sobre outros assuntos, como por exemplo, jurídicos.
Supondo que você deseja vender produtos de uma determinada marca. Entre em contato com os representantes desta marca, entenda como funciona a revenda deste produto, leia todos os termos e condições para que assim você esteja protegido em relação a qualquer empecilho jurídico.
É muito comum pessoas iniciarem suas vendas on-line e não se atentarem ao estudo de venda de réplicas, direitos autorais e políticas de restrição de venda de determinados tipos de produto, como por exemplo rapé.
Empasses jurídicos podem tornar-se pedras no meio do caminho quando você iniciar as primeiras operações de venda on-line, então estude se tudo o que você está comercializando está dentro da legalidade. - Existe mercado para o que você deseja vender?
Questione-se se você conseguiria vender os produtos escolhidos de forma física, como por exemplo, para familiares, amigos ou conhecidos.
Nós sempre levantamos este questionamento porque criar um site de vendas não é diferente do que abrir uma loja no centro de uma cidade ou outra localidade, pois a única diferença será o ambiente digital. Então se o produto que você escolheu para vender não é atrativo para ninguém e não oferece um diferencial ou vantagem para quem está perto de você, a venda on-line não acontecerá.
Ou seja, pergunte para as pessoas o que elas acham dos produtos que você vai vender, sempre questione se elas comprariam ou se você mesmo usaria no seu dia-a-dia, deste jeito você evitará investimentos desnecessários.
2. Segundo passo: pesquise os melhores fornecedores
Você já sabe o que vai vender, ótimo, este é o momento de pesquisar quem fornece este produto que você deseja vender.
- Existem fornecedores de dropshipping ou será feito um estoque físico?
Nesta fase, vamos supor que você já tenha um capital para investir, então vamos nos perguntar se é possível comprar uma quantidade mínima do seu produto para deixar em estoque ou se você pretende vender através de dropshipping, onde você será responsável concretizar a venda e enviar os pedidos direto para o fornecedor que já possui um estoque ou realiza a fabricação do produto a partir de um determinado intervalo de tempo.
Também existe a possibilidade de realizar venda consignada, acordando com o fornecedor toda a dinâmica de venda dos produtos.
Sendo assim, se organize e estude para começar evitando as dificuldades na sua tragetória inicial de venda on-line. - Organize o seu estoque:
Ao decidir sobre o fornecedor, organize seu estoque de produtos em uma planilha. Com este controle, mesmo que básico, você já vai ter uma sistematização que facilitará subir os seus produtos em sua plataforma de Loja Virtual para iniciar suas vendas on-line.
3. Terceiro passo: planejamento da contabilidade
Qualquer processo de compra e venda de produto séria precisa ser controlado, ou seja, necessita de emissão de nota fiscal.
Inclusive para realizar o passo anterior, muitos fornecedores irão exigir um cadastro com CNPJ e atividade correta para realizar a venda dos produtos.
Sendo assim, foque em abrir uma MEI (micro empreendedor individual). O processo é muito simples e isto ajudará você a pensar em algumas questões importantes como ter um CNAE correto, justificativas de fonte de renda em seu IR, certificados digitais, sistemas para gerar as suas notas entre outros.
Se você conhecer um contador, tire suas dúvidas com ele ou pesquise on-line. No Google mesmo você verá a quantidade de conteúdo que poderá auxiliar você na organização de toda a sua parte contábil e com valores muito acessíveis.
4. Quarto passo: plataforma de loja virtual
Certo, agora chegamos em nosso habitat natural e iremos passar por cada detalhe sobre o que uma boa plataforma de Loja Virtual deve fornecer em seu ambiente para que seja possível criar um site de vendas on-line.
- Acesso responsivo (celular ou computador) na plataforma:
Garanta que a plataforma contratada esteja com a usabilidade adaptada para uso em celular, pois isto pode trazer uma praticidade para gerenciar as demandas de sua Loja Virtual de qualquer local através de seu smartphone. Uma plataforma de acesso através do navegador e que possua um PWA pode facilitar bastante na usabilidade
Sendo assim, chegou um novo pedido? Utilize seu smartphone e gerencie este pedido o quanto antes, aproveitando para enviar um e-mail de agradecimento e mantendo a ótima qualidade de atendimento para fomentar a recorrência de compras de seus clientes. - Gerenciamento intuitivo do catálogo de produtos:
Uma plataforma de Loja Virtual que oferece métodos de gerenciamento em massa do seu catálogo de produtos vai facilitar muito a sua vida, dependendo do tamanho de seu inventário.
Averigue com a plataforma se existe um gerenciamento através de planilhas excel.
É importante lembrar que a maior parte do tempo gasto em gerenciamento da Loja Virtual é no catálogo de produtos e em pedidos, por conta disto, um ambiente fácil de gerenciar, com arrasta e solta no gerenciamento de pastas de categorias entre outras facilidades agregadas nas funcionalidades pode tornar sua vida muito mais agradável e seus custos menores por evitar gastos de energia desnecessários. - Variedade nos métodos de pagamento:
Oferecer uma variedade de formas de pagamento é importante para trazer uma liberdade de escolha entre todas as financeiras existentes no mercado e encontrar as melhores taxas para o seu negócio.
Hoje a variedade de bancos é grande, podendo escolher entre: Paypayl, Mercado Pago, Pagar.me, Pagseguro, Yapay, Cielo e entre outras.
Sendo assim, pesquise as taxas para vender on-line utilizando o ambiente destas financeiras.
Analise se o seu contrato realmente está com as melhores taxas e se a financeira possui soluções para o checkout da plataforma de Loja Virtual. - Variedade nos métodos de entrega:
Logística e site de vendas on-line andam de mão dadas, então oferecer diferentes formas de integrações com empresas que realizam frete é importante.
Assim como analisaremos os métodos de pagamento oferecidos dentro da plataforma para criar o seu site de vendas, também existe a necessidade de avaliar todos os tipos de métodos de entrega. Por exemplo: correios, frenet, melhor envio, envios do mercado livre, loggi, frete grátis entre outras.
Sendo assim, ter clareza nas formas de envio e pensar em todo o processo de envio facilitará a organizar a sua rotina de gestão de pedidos on-line. - Integrações com ERP's de gestão:
Bom, primeiramente, o que é ERP (planejamento de recursos empresariais)?
Quando tratamos de um site de vendas on-line, um ERP será um sistema de software que pode ser integrado para facilitar a gestão de todo o seu ambiente, como por exemplo, gerir pedidos, emitir notas fiscais, gerir inventário e até mesmo criação de anúncios em marketplaces, no caso do Bling.
É muito comum um negócio possuir um ERP para realizar toda a gestão do dia-a-dia de uma loja física.
Vamos supor que uma loja sistematizou sua rotina de gerenciamento em 2010 e possui mais de 10 anos de dados de vendas, clientes e inventário em sua base de dados.
Um grande facilitador para aproveitar todo este histórico e montar estratégias de impacto para todos estes clientes é subir todas as informações já existentes neste ERP na Loja Virtual.
Imagine realizar uma campanha de remarketing por e-mail para estes milhares de clientes?
Bom, neste sentido, muitas plataformas de loja virtual já pensaram nesta questão e já se adaptaram para aceitar integrações de sistemas de ERP para consumir e enviar dados.
Entre em contato com a equipe da plataforma e verifique se o ambiente aceita seu ERP, este caminho pode economizar muitas horas de trabalho para criar seu site de vendas on-line. - Funcionalidades para criação de promoções e cupons de desconto:
Ok, nesta etapa temos uma funcionalidade imprescindível para a rotina de um site de vendas: criação de promoções e cupons.
Como qualquer negócio físico, um site de vendas on-line também precisa realizar promoções para vender aquele inventário que ficou antigo, aproveitar datas comemorativas ou oferecer condições de pagamento vantajosas nas primeiras compras.
Sendo assim, ao criar seu site de vendas, se atente nas funcionalidades de promoção da plataforma escolhida. Oferecer cupons de desconto para as primeiras compras ou em carrinhos abandonados são estratégias básicas para engajar seus clientes com a sua Loja Virtual.
Também esteja atento para oferecer promoções atrativas em datas especiais, como por exemplo: blackfriday, dia dos pais e mães, páscoa, natal e entre outras. - Checkout facilitado para os clientes:
O processo de compra de um site de vendas precisa ser intuitivo e simples para o usuário finalizar o pagamento com o máximo de fluidez possível.
Nós salientamos esta questão de checkout porque é comum plataformas como Woocommerce ou Magento que são adaptadas para o público estrangeiro possuir um checkout totalmente fora dos padrões brasileiro, e esta questão dificulta para desenvolvedores realizarem uma adaptação do checkout padrão da plataforma para uma versão nos moldes corretos.
Verifique se o seu checkout é otimizado para pt-br, se o processo de criação de conta e login é simples e facilite sempre para o seu usuário comprar. Hoje em dia é muito irritante ficar a merce de grandes preenchimentos de formulário, por exemplo.
Tecnologias como login com Google e Redes Sociais também facilitam, pode ter certeza que oferecendo esta alternativa, os usuários mobile de seu site de vendas escolherão sem pestanejar estas opções.
Também é importante oferecer um auto preenchimento para campos de endereço e máscaras de números de celular.
Se possível, realize testes em um ambiente laboratorial e se tudo estiver confortável para você, então para o seu usuário também estará. - Gestão de conteúdo:
Na sua rotina de gerenciamento da Loja Virtual, será comum a necessidade de alteração de banners, cartões promocionais, inserção de novas páginas, alterar blocos de lugar entre outras demandas de gestão de conteúdo.
Se certifique que a plataforma oferece um ambiente simples para realizar esta gestão, com editores de texto rico (WYSIWYG), gestão de mídias para inserção de imagens comprimidas (comprima suas imagens para sua loja virtual não ser pesada para ser acessada através de conexões 3G), e interfaces fáceis com arrasta e solta para manipular o seu conteúdo.
5. Quinto passo: processos rotineiros
Estamos quase chegando no fim da nossa jornada de criação de site de vendas. Agora iremos destrinchar a organização dos processos de manutenção da sua Loja Virtual.
- Gestão do catálogo
O conteúdo do seu catálogo vai necessitar de uma gestão diária, e porque nós apontamos isto? Muitos negócios, precisam realizar cadastros de novos produtos diariamente, e muitas vezes o sucesso de sua Loja Virtual vai estar ligada a quantidade de produtos do seu catálogo.
Cada produto cadastrado em sua Loja Virtual, dependendo da plataforma, pode gerar novas páginas e estas mesmas podem ser indexadas no Google, onde teremos uma bola de neve com muitos links, isto ajudará o seu site a ter mais links no Google e aumentará as suas chances de ser encontrado.
Cadastre a maior quantidade de produtos possíveis e dê uma atenção especial para as informações, uma riqueza no cadastro do produto irá melhorar o seu ranqueamento nos sistemas de busca. Utilize descrições, nomes, imagens, vídeos entre outras variações de informações.
Se você sentiu curiosidade e deseja saber mais sobre um bom cadastro de produtos, verifique a documentação do próprio Google: https://support.google.com/merchants/answer/7380908?hl=pt
Você também pode tirar dúvidas sobre SEO neste artigo que acabou de sair do forno, e tem detalhado todas as características que envolvem o universo dos sistemas de buscas do Google: SEO Como Aparecer no Google em 2024 - Gestão de pedidos
Gerir pedidos é um bom sinal, isto quer dizer que você está sendo encontrado e o seu negócio é atrativo para o mercado.
Agora é importante estar ciente que dependendo da quantidade do fluxo de compras de seu site de vendas, seu maior gasto de energia será na gestão dos pedidos, desde atualizá-lo no painel quanto embalar e enviar.
O ponto positivo deste processo é a simplicidade, então não é necessário uma especialização grande para separar cada pedido, imprimir a etiqueta, embalar e enviar para uma agência dos correios. - Atendimento
Vamos supor que seu site de vendas já possui uma notoriedade e muitos acessos, você vai aos poucos perceber que é necessário dispor energia para oferecer um atendimento de qualidade aos seus usuários, aumentando a chance de conversão dos mesmos.
Ofereça um canal de atendimento fácil, como por exemplo um WhatsApp, pois isto simplificará para cada cliente tirar dúvidas sobre os seus produtos e criar confiaça para comprar em sua Loja Virtual.
Esta atividade pode consumir bastante tempo, porém é essencial para entender seu público, sendo assim, esteja ciente que oferecer um canal de atendimento e talvez disponibilizar uma pessoa só para esta tarefa será uma demanda necessária ao criar seu site de vendas.
E por último, o processo mais importante é o de promover o seu negócio para que as vendas aconteçam. Este processo é tão importante que iremos destinar um passo só para ele, então vamos lá.
6. Sexto passo: promova o seu negócio
Neste passo, já temos todo o operacional organizado, agora é hora de vender.
Comece enviando o seu novo site de vendas para familiares, amigos e conhecidos. Organize uma parte do seu capital para divulgar seu novo site, tanto on-line quanto em outras plataformas de comunicação.
Entre em comunidades, grupos de WhatsApp, organize seus clientes, proporcione informações de qualidade, resolva as dores do seu público e neste caminho você vai começar a criar uma comunidade fiel e de compras recorrentes.
Este passo é o mais difícil para a maioria das pessoas, pois ser um bom vendedor requer experiência, carisma e coragem, então dedique um tempo para estudar, leia conteúdos de fontes embasadas, procure cursos e se aprimore constantemente.
Garantimos que seguindo estas dicas, seu negócio pode crescer e você conquistará sua independencia financeira.
E se você ainda estiver com dúvidas sobre esta etapa promocional em relação a um site de vendas on-line, veja este nosso artigo que trata dos custos para promover sua loja virtual: Quanto Custa para Criar uma Loja Virtual e Vender na Internet?
7. Sexto passo: retenção
Bom, agora é o último passo e se você verificar nossa arte com o fluxo de etapas de criação do site de vendas on-line, concluirá que a partir dela, voltamos ao passo 5 com os processos de rotina. Isto é porque, uma vez que você alcançar esta última etapa, só precisará trabalhar para fomentar os passos 5 e 6, investindo em mais pessoas e mais capital para promover seu novo site de vendas.
O atendimento no passo 5 será essencial para você reter seus clientes no pós-venda e existem estratégias para fomentar a recorrência de compra de seus clientes, enviando promoções através de disparos de mala direta ou até mensagens no WhatsApp.
Ofereça cupons de desconto, impacte quem já comprou com você, ofereça novas vantagens e resolva as dores para conquistar a fidelidade de seus clientes, pois para muitas pessoas, a comodidade de confiar em uma marca e continuar comprando dela é uma opção muito vantajosa.
É como pensarmos no dia-a-dia nosso mesmo. Se você encontra um bom salão de beleza, ou barbearia, você se torna um cliente fiel, frequentando sempre que necessário.
A mesma analogia pode ser feita para uma loja com bons produtos.
Conclusão
Estamos abrangendo todos os passos necessários para iniciar um novo site de vendas on-line de forma macro, pois se fossemos escrever com mais detalhes todos os processo, seria um artigo científico com mais de 60 páginas, então eu gostaria de salientar que é importante conhecer sobre planos de negócios, planeje e faça muito estudo de mercado, não se aventure ou seja capturado por conversas de cunho charlatão.
Fazer dinheiro com a internet não é fácil e não existe uma fórmula milagrosa. Existe trabalho duro, muito estudo e determinação para não desistir na primeira dificuldade que encontrada.
Se você se interessou pelo assunto e gostou de nosso conteúdo, entre em contato conosco através do botão de WhatsApp, pois todo o time da Eco Webdesign segue o princípio de sempre ajudar com informações, independente do tamanho do seu negócio.
Com a nossa experiência, criamos a nossa própria plataforma de criação de e-commerce, a Interago.
Na Interago, temos um time de engenharia trabalhando semanalmente para atualizá-la com as últimas tecnologias do mercado, então todo o conteúdo que você leu neste artigo tem como base experiências empíricas na criação de plataformas, criação de e-commerce e assessoria / consultoria para mais de 500 parceiros que confiam em nosso trabalho para conquistar seu espaço na web.
Se preferir, fale conosco por e-mail, enviando uma mensagem para suporte@ecowebdesign.com.br. Ficaremos feliz em ajudar.
Cases:
Abaixo, deixaremos também alguns casos de sucesso de sites de vendas on-line que acreditaram na Eco Webdesign e agora crescem a cada dia.