Como fazer o planejamento de um site - passo a passo

Registrar o domínio correto, organizar o conteúdo para gerar uma fácil navegação. Veja nossas dicas para criar um site profissiona que impacta os visitantes e gera resultados

A criação de um website é uma tarefa complexa e repleta de detalhes. Para o site ser fácil e bom para o visitante, há um grande planejamento e difícil caminho nos bastidores. Então, vamos mostrar uma sequência de processos que seguimos e aperfeiçoamos à cerca de 10 anos para garantir que o resultado final cumpra seus objetivos, seja impressionar os visitantes, aquecer o comercial, venda, entre outros.

1. Planejamento

Para saber o caminho, é muito importante saber onde se quer chegar, então o primeiro passo é entender qual o objetivo do website. 


Por exemplo, empresas institucionais normalmente precisam de um website que tem um impacto de marca (branding) e após navegar no site o visitante terá uma impressão melhor da empresa e isso vai gerar afinidade para estreitar negócios. Para esse tipo de público há um conteúdo específico e sequência de navegação.


Para o site institucional ter sucesso e gerar credibilidade é necessário na fase de planejamento pensar em boas fotos, vídeos, depoimentos de clientes que são caso de sucesso, textos institucionais que manifestam a missão, visão e valores da organização e descrição objetiva dos produtos, serviços e suas respectivas vantagens.


Quando se pensa em um e-commerce, por exemplo, as necessidades são diferentes. É preciso focar no catálogo de produtos (qualidade das fotos, descrições e exibição dos produtos), controle de estoque, integração entre os sistemas, formas de pagamento, logística e plataforma para que a compra seja realizada de forma fácil.


No planejamento também precisa pensar na forma como o site será acessado, qual será seu domínio, uso de QRCode para acessos ou backlinks de outros sites. Há diversas formas de acessar o website e essa fase envolve o planejamento. O domínio é um item indispensável para o website, entretanto, o acesso via pesquisas no Google ou por câmera também precisam ser pensados, uma vez que influi diretamente no que se espera ao chegar no site.


É muito importante entender essa fase inicial para começar a separar o conteúdo em si e este é o próximo passo.


2 - Coleta de conteúdo


O bom conteúdo é fundamental para o sucesso do website, afinal, é a mensagem que irá impactar o visitante e gerar o relacionamento entre o visitante e a empresa.


O conteúdo envolve trabalho textual, os quais precisam ter qualidade gramatical e transmitir de forma objetiva e articulada a mensagem. É recomendável ter um processo de revisão e que a própria edição seja realizada em programas que oferecem ferramentas de correção.


Ainda sobre os textos, é importante que eles falem a língua do visitante, esse item não só aumenta a aceitação do website pelo visitante mas também colabora com o SEO (aparecer mais no Google e pesquisas) pois seu site está de acordo com a forma como as pessoas estão buscando. Por exemplo: Imagine um site que vende produtos de limpeza para cassos - as pessoas buscam muito mais "shampoo para carro" do que "detergente automotivo", então fazer o uso do primeiro termo fará o site ter mais resultados que o uso do segundo.


Outro item muito importante e que irá gerar consistência de design entre o site e empresa é a identidade visual, normalmente composta por manual de marca, logotipo, material gráfico já utilizado, fotos e vídeos. A qualidade desse material irá influenciar diretamente se o site tem um visual agradável ou não, pois o material é somente adaptado para a web.


Além disso, a organização do conteúdo também é muito importante, por exemplo, organizar o conteúdo de cada página em pastas, imagens com boa resolução, separar os textos do website de textos com ideias de concepção da página são uma ótima forma de trabalhar em equipe, principalmente se o material esteja disponível na nuvem para fácil acesso.


Com o objetivo e conteúdo em mãos, começa-se a prototipação.


3. Design e Layoutização


Nesta etapa começa a transformação do conteúdo e abstração dos objetivos em um protótipo real convertido com as características da web.


É importante que toda alteração, transformação e concepção sejam realizados nessa fase do projeto, pois aqui o protótipo ainda é plástico para realizar as mudanças que sejam necessárias.


Aqui na Eco Webdesign, por exemplo, utilizamos o Adobe XD para desenhar o layout e conversar com o cliente sobre alterações de forma geral.


É importante ficar atento a alguns itens fundamentais do protótipo, os quais são:



Uma vez que o protótipo está consistente, começa-se a decodificação.


4. Codificação


A codificação envolve os processos técnicos para viabilizar as funcionalidades do site, da operação diária e atualizações ao seu bom funcionamento de forma geral.


O bom website precisa atender critérios que envolvem, principalmente:



É muito importante estar atento às tendências, visto que a web está sempre mudando. Então é fundamental acompanhar o assunto em órgãos de alta credibilidade, como o Nic.br.



Ao final da codificação o protótipo que anteriormente era uma imagem simples, agora já pode ser testada com os recursos fundamentais da web, como navegar entre as páginas, ver as animações, testar formulários e operar o site no painel de controle.

Esta etapa precisa de muitos testes, é extremamente importante que o site passe por uma bateria de testes em dispositivos e navegadores diferentes, para garantir que os clientes terão majoritariamente uma experiência boa, independente da tecnologia utilizada para acessar.


Assim que finalizados os testes e alterações, começa-se o trabalho de publicação.



5. Publicação


É um erro comum achar que o site codificado já está pronto, na verdade é apenas o início de seu ciclo de vida online. Nós aqui na Eco Webdesign realizamos uma série de processos na publicação e vamos expor alguns itens importantes:



Além disso, é importante sempre ler e reler o conteúdo do website para garantir que tudo está ok e, principalmente, ter um suporte especial e rápido para validar possíveis erros encontrados pelos visitantes, caso ainda tenha algum problema após os testes, e este é o próximo item.


6. Manutenção e melhoria contínua


O website online possui uma coleta de dados muito rica e que permite o melhoramento contínuo do website. É possível entender os caminhos que o visitante está realizando, páginas favoritas, como está aparecendo no Google, entre diversos outros. É muito importante que correções e alterações sejam feitas com velocidade para o site ter um crescimento contínuo. É muito importante gerar novos conteúdos após o site ser lançado, além de pensar em oportunidades de expandi-lo e, após um período, planejar uma nova versão baseada no conteúdo adquirido.


O website com melhoria contínua gera mais visitas, recebimento de contatos e ROI de campanhas no Google Ads ou outros canais de divulgação.


Caso precise de mais informações sobre como fazer o planejamento de um website, você pode entrar em contato com nossa equipe para tirar todas as dúvidas e começar com o pé direito em um projeto que pode transformar sua empresa. Obrigado pela leitura.

Você também pode gostar de ler

SEO para sites: como ranquear no Google

Em 09/04/2024 às 22h45 - Atualizado em 09/04/2024 às 22h47

Entenda sobre a loja virtual que indexa no Google

Em 03/10/2023 às 13h47 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

O Core Web Vitals do Google irá mudar, entenda

Em 16/05/2023 às 08h54 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53