AI no Google Brasil: O que esperar das mudanças e resultados (SERP)
A AI já afeta diversas áreas de nossas vidas, não será diferente com a forma como buscamos e recebemos resultados.
Introdução
As gigantes da internet Google, Microsoft, Meta e a nova OpenAI disputam diariamente uma corrida para ver quem vai liderar a maior transformação no meio digital dos últimos tempos, a inteligência artificial ou AI.
As rápidas mudanças estão obrigando as empresas a alterar cadeias completas de produtos para atender o crescente interesse e necessidade que a AI está gerando. A Microsoft, por exemplo, adicionou o Copilot ao Windows, Office, Azure e muitos outros; com o Google não é diferente, o novo Android vem com AI integrada, o Workspace (Gmail e mais serviços) também possuem versões com AI e o que vem de forma disruptiva e com maior impacto são os resultados gerados por AI nas buscas, onde o Google é líder de mercado há décadas.
Anúncio da mudança
As novidades foram exibidas durante o evento Google I/O em 11 e 12 de maio de 2024, onde a funcionalidade foi demonstrada e já anunciada como disponível nos EUA e Reino Unido desde então.
Os resultados gerados por AI ainda não estão disponíveis no Brasil (este artigo foi criado em 10 de julho de 2024), entretanto, é possível fazer um test-drive pelo aplicativo do Google no Android através do Google Search Labs.
A funcionalidade vem repercutindo no exterior, uma vez que o Google luta para manter seu legado preciso e certeiro nas informações oferecidas, há muito barulho sempre que sua AI escorrega nas respostas, entretanto, a gigante das buscas muda diariamente os resultados e sua disposição em infinitos testes para aprimorá-la.
As razões por trás dessa mudança
Com o cenário crescente de AI conversacionais como o chatGPT, a forma de obter resultados para as dúvidas está mudando, com o usuário está se sentindo satisfeito com respostas produzidas totalmente por AI.
O Google sempre trabalhou seu SERP com o conceito de disponibilizar para o visitante opções criadas por pessoas e organizadas por critério de qualidade, assim o usuário pode ter contato com um bom material que oferece vários pontos de vista. Foi assim que o Google dominou o mercado e confronta diariamente websites que lutam por burlar seu sistema de ranqueamento com técnicas abusivas de SEO (técnicas para otimizar o site com foco nas buscas).
Diferente dese conceito de “pesquisa”, os resultados gerados por AI contém um ponto de vista que é processado e disponibilizade de forma eloquente (a forma de falar é o grande diferencial), onde o conteúdo é exibido em um texto personalizado como se a AI fosse seu amigo. Apesar da grande discussão sobre a veracidade das informações e singularidade de ponto de vista, as pessoas estão gostando e usando, como o Google sabe disso, precisa ir por este caminho também.
Como é este resultado da AI na pesquisa Google
Mesmo que na demonstração do mês passado estava em um formato, já saiu na internet diferentes modelos e também regulações para quando terá o resultado produzido por AI ou não.
A princípio, os resultados com AI serão para situações específicas, como já acontece nos países onde a funcionalidade está disponível. O ponto de vista da inteligência artificial aparece preferencialmente para quem realiza perguntas contendo "o que", "onde", "como", fornecendo respostas que são baseadas no processamento de várias fontes, entre outros.
O resultado por AI ocupa a primeira borda do celular e, normalmente, do computador também, ou seja, os demais resultados e links saem da primeira borda e para chegar até eles é necessário rolagem. Os resultados de AI são predominantemente textuais; entretanto, podem ser usados widgets (mapas, cartões, links) para enriquecer os resultados. É comum que os links que a AI usou para sintetizar as informações sejam exibidos também. Ou seja, o novo SEO envolve ter um conteúdo válido para a AI procesar.
Há depoimentos de casos que a perspectiva gerada por AI não apareceu necessariamente ocupando toda a tela, assim como também fragmentada em frases intercaladas com links, ou seja, é um cenário muito orgânico e a única certeza é que vai mudar muito.
Como ficam os websites com essa mudança
Para que o website tenha protagonismo nas buscas, ele precisa "ser excelente". Não há mais espaço para websites com problemas ou conteúdo de baixo valor. O Google tem batido muito nessa tecla. Antigamente, era comum que os resultados do Google fossem um "dossiê" de websites para o usuário explorar os bilhões de resultados. Inclusive, o Google fazia questão de mostrar esses números até algumas versões anteriores. Hoje, sabemos que mais de 90% das pessoas ficam na primeira página e, mesmo na primeira página, os primeiros links recebem em média 68% de todos os cliques.
Estes números mostram que as pessoas não buscam pesquisar vários links, eles precisam só dos primeiros e agora com a AI generativa nas buscas, somente de uma síntese resumida. Então os websites precisam ficar nas primeiras posições para terem visibilidade (como já acontece) e um conteúdo de alto valor para que a síntese da AI use-o e cite-o no texto produzido.
Uma novidade também é a aba "Web" como filtro na buscas para exibir somente os websites. A lista é parecida com a "busca de antigamente", sem widgets e AI.
Conclusão
A forma como as pessoas querem receber respostas está mudando, provavelmente o processo de fazer pesquisas estudando diversas fontes será algo nichado e não mais popular. O conteúdo produzido e organizado por AI estará em todos os cenários e nas buscas é mais um.
Apesar dos websites não estarem mais com o protagonismo em meio a tantos widgets (onde a AI generativa é mais um), os bons sites possuem espaço e são uma mídia consolidada para diversos segmentos e agradam os visitantes. Há menos espaço para websites com conteúdos superficiais, repetitivos, de baixa qualidade ou com problemas técnicos.
A troca com a AI é algo que fará parte das vidas dos brasileiros em breve nas buscas do Google e ao invés de entrar em outros linsk, o caminho mais natural será fazer outra pergunta para a AI devolver outra síntese já processada. O bom conteúdo estará nessa síntese e esse é o novo topo do Google.