O Desafio da expansão de novas unidades de franquias: Como o SEO e UX podem ajudar
Entre as principais dificuldades de expansão, lidar com o omnichannel (online e offline) têm sido um dos grandes desafios e isso envolve totalmente a vida do franqueado, seus processos, controle e oportunidades de vendas.
O cenário e o desafio de expansão
O Brasil é um cenário proeminente para o franchising e o segmento vem crescendo há anos. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor registrou um crescimento de +13% em ganhos em 2023 e já se espera um crescimento de ao menos 8% em 2024.
Os dados relacionados às pesquisas na web, por meio do Google Trends Brasil, mostra que o interesse pelo tópico Franchising se mantém com uma leve ascensão nos últimos 5 anos e gera milhões de buscas todos os meses (Google Key Planner - termo amplo “franquia”).
Mesmo com um cenário em ascensão, uma pesquisa liderada pelo Praxix Business do Grupo MD revelou ao entrevistar redes que representam mais de 31 mil unidades e com mais de 10 anos no mercado que o principal desafio em 2024 é o de expansão por meio da venda de novas unidades, problema que ocupava posições abaixo nos anos anteriores. Essa pesquisa foi publicada no portal revistapegn.globo.com (Pequenas Empresas & Grandes Negócios) em setembro (2024).
O uso de meios digitais lideram as dificuldades para expansão
Entre as principais dificuldades de expansão, lidar com o omnichannel (online e offline) têm sido um dos grandes desafios e isso envolve totalmente a vida do franqueado, seus processos, controle e oportunidades de vendas.
Quanto ao marketing digital, especificamente, 49% das redes permitem que os franqueados criem seus próprios perfis em redes sociais, já 32% criam o perfil e repassam para o empreendedor, enquanto 13% preferem deixar toda a comunicação centralizada na franqueadora. A pesquisa mostra que não há um padrão entre as franqueadoras para resolver o problema de forma mais efetiva.
Os problemas digitais também envolvem integrações sobre sistemas, onde a dificuldade para integrar estoque, pedidos, área de atuação, CRMs e outros só aumentam a complexidade dos desafios.
Os desafios são grandes, entretanto, revelam oportunidades que podem ser potencialmente consideradas como vantagens competitivas no cenário atual onde a concorrência aumenta na mesma proporção do crescimento da área. Entre essas oportunidades, vamos mostrar o uso de SEO e UX como ferramentas para ajudar a expandir a quantidade de candidatos para vender novas unidades de franquias.
Exemplos de como as pessoas buscam por franquias na internet
O cenário de termos relacionados diretamente à franquias representa de 1 a 2 milhões de pesquisas mensais no Google e também está em expansão no chatGPT. Enquanto o chatGPT é utilizado majoritariamente para elaboração de materiais e treinamentos, o Google ainda centraliza o cenário de exploração de novas oportunidades.
Abaixo, podemos analisar o principal relacionamento dos termos relacionados à franquias. Estas são as palavras-chaves mais comuns ao explorar o assunto no gigante das buscas em novembro de 2024:
Outra observação importante é que até 25% de todas as buscas estão relacionadas ao líder de mercado de seu segmento, ou seja, ¾ das buscas são sobre a área enquanto ¼ cita o nome de uma marca. Já no SERP (search engine result page, o resultado da pesquisa) o líder de mercado tem até 70% de todas as impressões sobre seu segmento.
Isso revela que a credibilidade da marca líder aumenta consideravelmente o CTR (taxa de cliques por impressões) no Google, ou seja, as marcas menores precisam de um trabalho de benchmark e plano de marketing digital bem elaborado para entender o caminho realizado pelo líder e aproveitar as oportunidades de suas vantagens em relação ao líder e também aparecer nas buscas que levam ou não o nome do líder.
Como o SEO e UX podem ajudar na expansão de franquias e aumentar a quantidade de candidatos.
É comum que no departamento de marketing as atividades relacionadas à SEO e UX estejam isoladas em etapas específicas do planejamento de expansão por meio do marketing digital, conforme é possível ver na imagem abaixo.
Nossa proposta busca envolver o tema em todas as etapas, como exemplificaremos abaixo em cada item:
🎯 Estratégia de marketing para estabelecer objetivos: As pesquisas de benchmark e relatórios sobre como as pessoas buscam pode abastecer os tomadores de decisões com as melhores opções para pensar no plano de acordo com o que os compradores de franquias desejam.
✅ Definição de público e jornada: A persona da pessoa que realiza buscas possui um mapeamento com interesses, localização, gênero e muitos outros. Por meio das buscas e expectativas de resultados o perfil do público pode ficar mais claro para o departamento de marketing.
⬇️ Funil: Assim como o funil de vendas possui etapas, os tipos de buscas também. Separamos as buscas em:
- Search: Primeiras buscas;
- Research: Pesquisas mais profundas e comparação entre resultados;
- Pre-order: Intenção de compra, análise de provas sociais, formas de pagamentos;
Ao entender as palavras-chaves das pesquisas em cada fase de aquisição é possível entender o que cada etapa do funil precisa conter e responder para levar o visitante à conversão.
🌱 Geração de leads: O trabalho de UX e SEO alinham o conteúdo com a necessidade do visitante, deixando o conteúdo consonante com o fluxo de aquisição. A webpage ou landing page com altos padrões de SEO pagam menos em campanhas de Google Ads enquanto que as dúvidas e expectativas de respostas são resolvidas por meio de uma navegação pensada nas dores do usuário.
Conclusão
Ao colocar o SEO e UX no centro da proposta para expansão de franquias e adquirir novas unidades todo o processo de marketing digital é otimizado, etapa a etapa; o usuário ;e melhor mapeado por seu comportamento e a experiência oferecida pensando em suas dores (usando o que há de mais novo em webdesign) aumentam a chance de conversão.
Essa abordagem precisa acontecer de forma sinérgica e com muita comunicação, da elaboração de estratégia ao gráfico de resultados, para que o franqueado entenda bem o usuário (possível novo candidato a comprar uma unidade) e ofereça a ele exatamente o que ele procura ao conhecê-lo bem por suas buscas.