Web Stories: O que são, características e como utilizá-los

Entenda o que é essa narrativa visual e como ela pode ser uma opção para produção de conteúdo de qualidade que gera resultados.

Antes de começarmos, caso você nunca viu um web story, veja 3 exemplos abaixo: 

📱 Narrativa no formato de um artigo

📱 Uso empresarial para anúncio

📱 Narrativa com artigo com foco em curiosidade

Viu? Gostou? Ok, agora vamos falar sobre esse tipo de narrativa.


O começo dos stories


Os web stories são um formato de narrativa que explora recursos visuais avançados como vídeos, animações em uma interface fácil de navegar e com foco em celulares.


Este formato foi introduzido de forma massiva em 2013 pelo aplicativo Snapchat e por sua boa aceitação pelos usuários, os aplicativos da Meta aderiram seu formato a partir de 2016 no Instagram e no Facebook e Whatsapp em 2017 com nomes similares. No Whatsapp, por exemplo, se chama Status.


No Instagram, o recurso é amplamente conhecido como os círculos ao redor dos avatares. Há diferentes escopos de stories, como os de melhores amigos, gerais dos contatos e stories fixos de cada perfil - imagem extraída do site oficial da Meta (fb.com)

No Whatsapp, há o mesmo conceito de círculos para mostrar que há atualizações de status, mas os aplicativos contam também com a aba para ver uma lista de status de seus contatos. - Imagem extraída do site oficial da Meta (fb.com)

O Google lançou os Web Stories (originalmente AMP Stories) no final de 2019 como uma alternativa web (sem precisar de aplicativos) para explorar todas as vantagens deste formato.

Imagem do website Google for Creators onde ele fomenta o produto Web Stories, no caso, uma alternativa web para utilizar o formato nos websites.

Características dos Web Stories


Todas as variações seguem os mesmos padrões, a saber:


O engajamento visual é o maior apelo do formato, além da facilidade de passar entre as páginas ou folhas. Além disso, para os stories carregarem rápido, mesmo no 3G, há muita tecnologia envolvida para garantir essa experiência "instantânea" na maioria das situações, ou seja, a velocidade de carregamento também é um grande diferencial.


Na internet, especificamente, é comum que haja mais densidade de conteúdo, principalmente textual. Já o  web story é da categoria dos "snackable" (como um petisco) por sua velocidade. O conteúdo snackable é amplamente aceito, principalmente pelas novas gerações por sua rapidez ao exprimir uma informação.


Ainda sobre a velocidade do conteúdo e facilidade de interações, é muito fácil compartilhar o conteúdo entre aplicativos, redes sociais e mais, ou seja, sua propagação utiliza o que há de mais moderno para fluidez de sua expansão.


Por último, a análise completa de dados faz deste formato um produto completo, pois é possível otimizar e tomar decisões a partir da coleta completa de dados de visualizações por página, tempo e tipos de interatividade dos usuário.


E os benefícios ao ter web stories no website


Para muitos usuários, pode ser uma surpresa clicar em um link do website e ser surpreendido por este formato, no caso, é uma boa surpresa, visto que o formato apresenta mais engajamento que uma página convencional. 


No Google, especificamente, os web stories têm uma história agitada. O formato já teve mais amplitude nas buscas do Google Imagens e Google Pesquisas e atualmente o formato divide o espaço do Google Discover e é usado em produtos internos, como o Google Fotos. Mesmo no Google Discover (rede com alta adesão no Brasil), sua exibição é restringida aos Estados Unidos, Brasil e Índia. 


Mesmo com uma história flutuante nas buscas, o formato é utilizado por diversas mídias de grande porte, principalmente websites Publisher como G1, Estadão, UOL, entre outros. Visto que um website site institucional precisa pensar sua estratégia para conseguir "abrir" a rede Discover no Search Console, é menos comum encontrar em websites de empresas de menor porte.


Enquanto página web, os web stories contam com um link específico (cada web story é uma página) e isso facilita seu "manuseio", por exemplo, o site pode ter uma lista de web stories e cada um pode ser compartilhado individualmente como links.


Imagem do Estadão (www.estadao.com.br/web-stories) onde o website exibe uma lista filtrada por categorias dos web stories disponíveis no portal

A imagem abaixo foi extraído do Google Discover, onde a página GZH é exibida com notificação de que é um web story, assim como link direto para a narrativa.

Quando utilizar os web stories no website


Para entender melhor quando aplicar web stories no website, vamos dividir os websites por 5 tipos, a saber: Publicador (Publisher ou portais de notícias, como o Bem Atualizado), E-commerce (Loja Virtual), Suporte (FAQ e atendimento ao cliente), Branding (apresentação da marca), Sass (Aplicações);


📰 Portais de notícias (Publisher): Os portais de notícias podem inserir a narrativa visual como alternativa para explorar assuntos jornalísticos, ranquear conteúdos ou mesmo criar listas de assuntos. Pode ser um grande diferencial de SEO para os portais ao aumentarem sua chance de indexação no Google Discover.


🛒 E-commerce (Loja Virtual): Como o web story não divide seu conteúdo (ou uma página é um web story, ou não é), sua aplicação é menos comum nas lojas virtuais, entretanto, pode ser utilizada como landing page ao oferecer promoções, mostrar vídeos de produtos, entre outros itens compartilháveis.


🛟 Suporte (FAQ): Seu uso pode ser aplicado ao criar vídeos de treinamento ou exibir materiais.


⭐️ Branding (websites institucionais, lead gen.): Pelo apelo visual, uma apresentação em formato web story pode ser um grande diferencial ao demonstrar a empresa, ideia, serviços ou produtos.


⚙️ Sass (Aplicações): Para programas e aplicativos, seu uso pode ser mais nichado e específico. O web story pode ser utilizado como uma alternativa para carrosséis e slide shows (como o Google fez com o Google Fotos).


O Google Fotos utiliza os web stories para criar histórias com fotos e vídeos automaticamente para engajamento de seus usuários - imagem extraída do website The Keyword, Google.

Diretrizes para criar um bom web story


Para que o web story tenha os resultados adequados é necessário que ele suga o que o Google chama de recomendações para um bom web story, veja abaixo um resumo sobre:


- Planeje o conteúdo: Pense em uma história clara e concisa para capturar a atenção do seu usuário. Saiba a mensagem e divida ela pelas páginas do web story sempre pensando em sua atratividade. 


- Vídeo é sempre o melhor: O usuário prefere vídeo, depois do vídeo temos a animação e por último, o texto. É importante ter isso em mente para priorizar os formatos com maior chance de sucesso.


- Domine os elementos de interatividade: Os elementos de interatividade são seus recursos para transcrever a história pelo web story. Podemos citar: velocidade de transição, toque para voltar, toque para seguir, arrasta pra cima, links e abrir o áudio como os principais elementos.


- Tecnicamente, o web story precisa ser uma página AMP válida, por isso é importante ver se sua construção está ok para garantir que será indexada pelo Google.


- Seja original e criativo: Evite ser superficial ao tratar de um assunto ou utilizar imagens de baixa qualidade e que são facilmente encontradas na internet. Isso vale para todo tipo de conteúdo.


Dificuldades na construção do web story


O web story conta com uma dificuldade técnica, uma vez que é preciso ter uma página AMP escrita em HTML e também em relação ao controle das mídias, por exemplo, os vídeos precisam ser mp4 e as imagens com no mínimo 780x1280px, sem contar um pôster com 1200 x 1200 px (recomendado).


Há editores de web stories disponíveis, mas assim como programas gráficos como o Photoshop, Illustrator ou outros, é necessário conhecimentos de design e sobre as ferramentas para a produção de um conteúdo visualmente agradável. Como é difícil planejar e criar em si tecnicamente, o Google disponibilizou vários documentos tentando ajudar a comunidade.


Por se tratar de peças gráficas, é necessário aumentar a operação para ter o planejamento do conteúdo (protótipo), posterior codificação ou uso da ferramenta e comumente, uma terceira etapa para otimizar o código gerado.


Qual a proposta do Interago para criar web stories


No Interago nós dividimos o layout da edição do conteúdo, entregamos uma proposta de layout e variações de animações para os clientes e sua equipe editorial só se preocupa com a história e gerir as mídias. Além disso, configuramos o SEO e análises de dados de forma automática. Dessa forma nossos clientes podem criar facilmente web stories, sem se preocupar com entraves técnicos e o Interago cria as listas, links e web stories.


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No Interago, os campos são simplificados para editar os conteúdos e administrar as mídias (imagens e vídeos). O layout é separado e pré-preparado. As questões técnicas e de SEO são automáticos - imagem da tela do criador de web stories do Interago

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