Entenda o ChatGPT e todo seu ecossistema por ele mesmo.

ChatGPT por ChatGPT e suas repercussões morais, no desenvolvimento, na criatividade e design

Este artigo tem como objetivo ser uma pequena introdução ao que é o ChatGPT, OpenAI e a Inteligência artificial como uma ferramenta, e também explorar um pouco da repercussão desta tecnologia em nosso meio, desenvolvimento e design. 


Divirta-se.

O que é ChatGPT?

“ChatGPT é um modelo de linguagem treinado pela OpenAI. Ele foi treinado usando uma grande quantidade de texto da internet e é capaz de gerar texto de forma semelhante a como um ser humano o faria. Ele pode ser usado para tarefas como gerar texto descritivo, responder perguntas e conversar com as pessoas.”


Qual seu principal objetivo?

“O principal objetivo do ChatGPT é ser capaz de gerar texto de forma semelhante a como um ser humano o faria. Ele foi treinado para compreender e gerar texto em vários idiomas e contextos diferentes. Ele pode ser usado para tarefas como gerar texto descritivo, responder perguntas e conversar com as pessoas. Além disso, pode ser usado como uma ferramenta para ajudar os desenvolvedores a criar aplicativos de linguagem natural, como assistentes virtuais e chatbots.”


O que é OpenAI?

“OpenAI é uma organização de pesquisa de inteligência artificial (IA) com sede nos Estados Unidos. Ela foi fundada por Elon Musk, Sam Altman, Greg Brockman e Ilya Sutskever com o objetivo de desenvolver tecnologias de inteligência artificial de forma segura e responsável.

A OpenAI tem como objetivo pesquisar e desenvolver tecnologias de IA avançadas e torná-las acessíveis ao público. Ela tem uma variedade de projetos em andamento, incluindo modelos de linguagem como o ChatGPT, e tem trabalhado em áreas como aprendizado profundo, robótica e mecanismo.

A OpenAI tem uma visão de criar IA para beneficio da humanidade, e tem como princípio deixar seus trabalhos e tecnologias disponíveis para a comunidade científica e desenvolvedores.”


Quais os outros projetos da OpenAi?

“A OpenAI tem uma variedade de projetos em andamento, incluindo:

Esses são apenas alguns dos projetos que a OpenAI tem em andamento. A equipe continua a pesquisar e desenvolver novas tecnologias de inteligência artificial e disponibilizá-las para a comunidade científica e desenvolvedores.”


Quais empresas estão apoiando o OpenAI?

“A OpenAI é apoiada por uma variedade de empresas, incluindo:

Essas são apenas algumas das empresas que apoiam a OpenAI. A equipe conta com o apoio de muitas outras empresas e indivíduos que acreditam no potencial da IA para beneficiar a humanidade.”



Quanto já foi investido no OpenAi?

“A OpenAI tem recebido investimentos de várias fontes, incluindo empresas e indivíduos. O valor exato de investimentos no OpenAI não é público, mas a organização tem recebido investimentos significativos desde sua fundação em 2015. Em 2016, a OpenAI anunciou que havia arrecadado $1 bilhão em investimentos de fundadores e investidores, incluindo Elon Musk, Sam Altman, Greg Brockman e Ilya Sutskever, entre outros. Em 2019, a OpenAI anunciou que havia levantado $1,1 bilhão em novos investimentos, liderado por Sam Altman e outros.

É importante destacar que a OpenAI é uma organização de caridade, e seus investimentos são destinados a financiar seus projetos de pesquisa e desenvolvimento e não para gerar lucros para seus investidores.


Microsoft e o ChatGPT

Satya Nadella, SEO da Microsoft, a empresa que mais investiu no OpenAI, fala sobre a expansão das ferramentas de inteligência artificial, crescimento e capacidade do ChatGPT para o Wall Street Journal no Fórum Mundial de Economia 2023, publicado no dia 17/01/2023.

Leonardo Cesar Negrão fundado da Eco Webdesign, fez uma resenha sobre o a entrevista de Satya em nosso grupo que irei compartilhar.

“O CEO da Microsoft, segundo diversos, o melhor até hoje, viu no chatGPT a coisa mais incrível desde a revolução da computação que ele viu na Índia e viu que tinha que participar disso.

Segundo ele, 80% dos códigos gerados na MS por seus engenheiros são do co-pilot (AI do Github) e eles já tem o Azure AI, mas ao ver o gráfico de melhoria das versões anteriores para a atual, é impossível só olhar e não participar.

Ele pensa em um futuro como a AI ajudando em todos os fatores da sociedade e de forma muito positiva, será comum ter um ajudante AI e comum AI como um membro de uma equipe, por exemplo. É mais uma revolução tecnológica na qual temos que nos acostumar e quem for inteligente, participar.

Esse CEO trouxe o Edge (o atual CEO do Google foi quem deu a ideia de montar o Chrome), trouxe uma baita revolução no XBox com as assinaturas, trouxe a MS com o Azure para o topo do cloud, colocou a MS na frente de software para desenvolvedores com o Visual Studio Code, Github e, segundo ele, o próximo pulo está nesse AI para maximizar o potencial das pessoas e ajudar a resolver problemas que só o homem + máquina juntos podem resolver.

Entre muitos assuntos, ele responde sobre questões morais, AI tomando emprego das pessoas e tudo mais de forma elegante rsrsrs… dá muitos exemplos de sua infância pobre na Índia e a necessidade de ler bem as oportunidades e de como a tecnologia pode ajudar as pessoas a terem acesso e uma vida melhor.”

Fazer um pequeno adendo, Satya também fala do atual momento econômico do mundo com alta inflação, e acredita que com o AI será possível fazer mais com menos recursos e de forma mais barata.

Veja a entrevista na íntegra abaixo. 

Inteligência artificial e artistas

Gaveta em seu canal fala sobre polêmica de alguns criadores de conteúdo na internet sobre a geração de imagens pela inteligência artificial, no video ele fala sobre questões morais e de qualidade do trabalho entregue. Uma visão bacana da inteligência artificial no contexto criativo e de design. 

ChatGPT no Mundo do Desenvolvimento

Uma pequena referência ao mundo do desenvolvimento, Quora é um lugar bacana para se ler coisas interessantes e ter insights, na última quinta-feira, Antônio Maniero, Engenheiro de Software e atualmente como MVP na Microsoft, respondeu a uma pergunta que reflete bem a opinião da Eco.

O ChatGPT é confiável?

“Sim, claro.

Eu também sou, você também, qualquer pessoa ou coisa é. Sob certas condições.

Ele mesmo diz que não consegue dar boas respostas. Não tem como não confiar em alguém tão sincero. A maioria das pessoas ou lugares onde se obtém respostas para suas dúvidas não costuma falar sobre isso. Quão inconfiável é algo que passa a ideia que é infalível?

O fato das pessoas ignorarem e confiarem no inconfiável isso é outro problema e não é exclusivo do ChatGPT.

As pessoas estão deslumbradas com ele só porque o nível intelectual está muito baixo. Outras o fazem para ganhar dinheiro indiretamente, o que chamamos de má fé, embora muitas vezes é um misto das duas.

O ChatGPT é mais confiável do que quase tudo o que você encontra nas redes sociais.

Confiança não é binária, não é 100% ou 0%, tem gradações.

Em algum nível ele é confiável. A questão é você saber fazer as perguntas certas, do jeito certo e interpretar as respostas, buscando outras fontes para confirmar ou refutar as suas respostas, como deve fazer com qualquer coisa. E deve fazer isso com afinco e destreza, o que não é fácil.

O problema dele é que as pessoas estão usando para serem mais preguiçosas, quando na verdade ele exige que a pessoa tenha mais trabalho. Como sempre o uso errado da tecnologia é que criará um problema.” Antônio Maniero



Considerações Finais

Vejo o assunto de inteligência artificial hoje em dia, tão polêmica quanto foi o clone da ovelha Dolly em 1997. Questões éticas, religiosas e econômica são levantadas partindo de um sentimento de medo que vem do desconhecido, acredito ser um processo natural e também saudável, pois fará com que a sociedade debata mais o assunto e com isso faça com que a tecnologia acabe se ajustando para atender o maior número de tribos. 


Você também pode gostar de ler

SEO para sites: como ranquear no Google

Em 09/04/2024 às 22h45 - Atualizado em 09/04/2024 às 22h47

Entenda sobre a loja virtual que indexa no Google

Em 03/10/2023 às 13h47 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

E-book: Como a web pode transformar sua empresa

Em 21/04/2022 às 06h06 - Atualizado em 20/08/2024 às 21h02