Por que seu site não aparece no Google? Veja os principais erros
Aparecer Google faz uma diferença enorme para uma empresa, pois pode impactar diretamente nas vendas. Confira se seu website comete algum destes erros
Antes de começarmos é importante saber que o Google oferece uma vasta documentação com recomendações para ter um ranqueamento melhor, o que vamos citar aqui são os erros mais comuns de acordo com o que pede a documentação.
Erro 1: O site é lento (mesmo que em alguns momentos) ou cai
Este é o problema mais comum, é importante que o site carregue em menos de 2.5s em celulares e está entre os problemas mais comuns de perda de vendas ou contatos. Nós acompanhamos diversos projetos no Search Console e sabemos que o gráfico cai sempre que um site está lento ou fica offline, gerando inclusive várias notificações de falhas, o que pode até excluir o website do Google.
Como resolver o problema de um website lento
A velocidade do website está relacionado ao SEO técnico, ou seja, envolve a hospedagem e codificação do website. Se a hospedagem não oferece uma rede de baixa latência, dificilmente o website terá uma competitividade grande. Na codificação, normalmente o maior vilão está nas imagens muito grandes para o celular ou carregamento de muitos recursos desnecessários.
Itens para conferir:
✅ Hospedagem rápida
✅ Código otimizado
Erro 2: O conteúdo não é original, exclusivo ou interessante
É comum o Google ignorar várias páginas de um projeto por elas serem muito semelhantes ou sem originalidade. Isso pode acontecer dentro do website ou entre os websites disponíveis na web. Se o seu website possui informações (seja texto, imagens ou vídeos) iguais à outros, não faz sentido mostrar você ao invés do original. É importante entender que gerar textos com AI sem dados personalizados produzem conteúdo de baixa qualidade.
Como resolver o problema com o conteúdo
✅ Certifique-se que 75% do texto é produzido com originalidade
✅ As imagens do site são suas e não estão em vários sites pela web
✅ Produza artigos evergreen de qualidade
Erro 3: O site não é feito para o visitante
Não é raro que as empresas criem sites para elas mesmas ou para ranquear no Google e o visitante, elemento mais importante, não é considerado. Pare de pensar no que você quer dizer e foque no que os clientes querem ouvir, isso aumentará a chance de seu website ranquear no Google naturalmente.
Como resolver o problema do website que não é feito para o visitante
✅ Remova conteúdos propositalmente feitos somente para aparecer no Google
✅ Coloque o visitante no centro, falando exatamente o que ele quer ouvir
Erro 4: O site parece quebrado ou não funciona
É comum a desistência da visita em websites que não funcionam corretamente, por exemplo, os botões não estão em posições certas, algo não carrega direito, precisa mover a tela para os lados para ver tudo, você aperta algo e nada acontece, entre muitos outros. Estes sintomas de site de baixa qualidade aumentam a dúvida e irritação do visitante, os quais podem optar por outro resultado no Google ao invés do seu.
Lembre-se que seus visitantes estão acostumados com experiência incríveis em aplicativos que alto nível como Mercado Livre, Uber, iFood, Shopee, entre outros e espera que a experiência em seu site seja equivalente, ou seja, é melhor não ter um website do que ter um website ruim, pois ele não trará resultados.
Como resolver o site que parece quebrado ou não funciona
✅ O website precisa ser responsivo (com testes realmente severos e em diversos dispositivos)
✅ É necessário TESTAR todos os links, botões e itens navegáveis do website de forma exaustiva.
Conclusão
Há vários outros fatores que podem influenciar, inclusive, esse assunto não é somente abrangente, mas também dinâmico ,uma vez que o Google atualiza diariamente seus fatores de ranqueamento e tudo pode mudar a qualquer momento, portanto, é bom frisar sempre e mais uma vez que o bom conteúdo pensado em quem está usando (usuários) sempre será bom. Caso queira saber mais, temos um artigo dedicado a como aparecer no Google em 2025.