SEO para iniciantes: como colocar seu site no Google
O SEO tem um papel importante para os websites, pois ajuda-os em nível de conteúdo e parte técnica para aparecer mais e melhor nas buscas do Google
Caso você nunca tenha ouvido falar sobre SEO ou tenha pouca experiência, não tem problema, pois este guia foi elaborado pela nossa equipe para ajudar você a dar os primeiros passos e colocar seu site no Google e acompanhar o quanto ele aparece e recebe cliques.
Se você tem mais experiência, temos guias mais completos aqui no site, por exemplo, este de Como Aparecer no Google em 2025 com várias informações interessantes e mais profundas.
Vamos lá dar os primeiros passos para colocar seu site no Google. O material a seguir é um compilado de informações adaptadas disponíveis na documentação oficial do Google pelo Search Central.
O primeiro passo é publicar seu website
Somente isso? Sim! Por mais que isso seja óbvio, a demora para publicar o website pode ser um grande vilão para aparecer no Google. Vamos entender isso com o exemplo a seguir:
Vamos supor que você está criando um website e seu concorrente também. Seu concorrente lança o website e você demora mais meses para lançá-lo pois quer fazer ajustes, alterações, mudanças e etc. Quando você lançar seu website, seu concorrente já terá diversos links no Google e, provavelmente, ficará na sua frente. Então publicar o site rápido é importante, desde que esteja bom. Lembre-se que um website sempre pode melhorar, mas na maioria das vezes é melhor estar publicado do que escondido.
É comum que sites publicados apareçam no Google naturalmente, desde que tenham alguns requisitos, como falaremos a seguir.
O site precisa de um domínio e ser seguro
Mesmo que haja domínios provisórios ou grátis, é importante ter seu próprio domínio, principalmente para maior seriedade do projeto. Além disso, é inevitável que o site tenha um certificado de segurança HTTPS, o qual é fornecido normalmente pela hospedagem. Se o site tiver uma mensagem “Este Site não é Seguro", é porque o certificado está ausente.
O conteúdo precisa ser original
Isso não é tão óbvio quanto parece, mas em termos claros, você não pode copiar outro site e colar no seu, o Google facilmente verá que o conteúdo não é autêntico e você não aparecer mesmo após corrigir este erro posteriormente. Faça com responsabilidade conteúdo gerado por AI, pois eles podem também apresentar falta de originalidade.
Um conteúdo de boa qualidade e atemporal é chamado de conteúdo evergreen 🌱, o qual pode receber visitas durante anos. Veja mais sobre conteúdo evergreen e como produzí-lo.
A parte técnica precisa “facilitar” a leitura para o Google
Algumas tecnologias são mais difíceis para o Google ler, por exemplo, textos em imagens, scripts de animação, ausência de textos, entre outros. Há padrões que deixam seu site mais amigáveis com o Google e permitem que ele entenda melhor seu conteúdo. Podemos citar como exemplo a velocidade de carregamento, é importante que seu site carregue muito rápido, principalmente em celulares.
Use o Search Console
O Search Console é uma ferramenta oficial do Google para monitorar como seu website está nas buscas. Para usá-lo é necessário confirmar sua propriedade e isso pode ser mais técnico, peça para equipe que fez seu website o acesso, ou siga o passo a passo caso você tenha feito seu website.
O Search Console permite ver métricas importantes, por exemplo:
Impressões: Quantas vezes seu website aparece no Google
Clicks: Quantas vezes as pessoas acessaram seu website por meio do Google
CTR: Quantas vezes seu site precisa aparecer para receber cliques
Posição média: Em qual posição seu site aparece em média.
É possível consultar essas métrias para palavras-chave (o que as pessoas estão digitando no Google) ou para páginas (links do seu website), além de outras disponíveis na ferramenta.
Envie seu sitemap para o Seach Console
É importante que seu website tenha um sitemap e se ele for automatizado pela hospedagem ou CMS, melhor ainda, pois o sitemap enviará para o Google todos os links do seu website, tornando cada link do seu website mais fácil de ser descoberto pelo Google.
Veja na imagem abaixo como enviar seu sitemap para o Search Console:
1. Seu sitemap precisa de um link para ele
2. Coloque o link do seu sitemap em Sitemap, no Search Console
3. Veja o status do envio de seu sitemap, é importante que não tenha problemas críticos.
Melhore seu conteúdo baseado nos concorrentes
Podemos chamar essa atividade de benchmark, ou seja, acompanhar as ações dos concorrentes para entender sua movimentação, acertos e erros. No caso do SEO, busque no Google pelo o que você faz e veja os resultados dos concorrentes, sem dúvida, faz sentido eles estarem ali e veja o que falta em seu website para estar ali também. Lembre-se que aparecer no Google é uma questão de concorrência, ou seja, você precisa ser melhor que os demais para ter melhores posições. Seu website não precisa ser pereito, aliás, nenhum é, mas precisa de um conteúdo mais interessante e melhor qualidade técnica do que seus concorrentes.
Conclusão
Com essas dicas é possível ter os links no Google e acompanhar seu desempenho, o que é muito importante para começar a entender para quais palavras-chave seu site aparece e quais páginas recebem as visitas pelo Google. Ao profundar no SEO, você aumentará sua competitividade em relação aos concorrentes, disputando assim com mais efetividade as melhores posições nos resultados.